Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Construções Civis e Planeamento >
DCCP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1789

Título: Correcção de pontes térmicas em intervenções de reabilitação
Autor: Abreu, Maria Isabel
Orientador: Corvacho, Helena
Palavras-chave: Pontes térmicas
Reabilitação
Edifícios
Issue Date: 2004
Editora: Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia
Citação: Abreu, Maria Isabel(2004) - Correcção de pontes térmicas em intervenções de reabilitação. Porto: FEUP. Dissertação de Mestrado em Construção de Edifícios.
Resumo: O problema das pontes térmicas é hoje um dos defeitos mais correntes nos edifícios portugueses. Tem sido prática corrente realizar correcções de pontes térmicas que equivalem a forras cerâmicas a envolver os elementos estruturais, com o propósito de resolver o problema. No entanto, a melhoria do comportamento térmico introduzida por estas soluções é praticamente nula. Para além disso, tem sido demasiado frequente o aparecimento de novas patologias decorrentes desta prática. Por outro lado, as zonas de ponte térmica são os pontos preferenciais das fachadas para a concentração de tensões, o que origina, nessas zonas, diversas anomalias de carácter mecânico. Estas fragilidades deram às zonas de ponte térmica o protagonismo nas patologias das fachadas. A prevenção destas anomalias é, assim, indispensável. Existe contudo um enorme número de edifícios, recentemente construídos, com problemas deste tipo, nos quais é essencial proceder a acções de reabilitação. Neste trabalho são identificadas as patologias nas zonas referidas e é realizado um diagnóstico das causas possíveis. Identificando as situações de ponte térmica mais problemáticas, é realizado um estudo e são propostas soluções construtivas de reabilitação para melhoria do seu comportamento térmico, que também desempenhem mecanicamente um papel eficaz e se enquadrem harmoniosamente na arquitectura de fachada ou na decoração dos espaços interiores. Propõem-se também soluções de reabilitação para as anomalias construtivas nestas zonas, dando especial atenção à resolução das anomalias em situações de alvenaria não confinada originadas pelas tentativas de correcção térmica com recurso às forras cerâmicas exteriores. Apresentam-se soluções com a preocupação de resolver simultaneamente o problema da ponte térmica e outras patologias relativas ao funcionamento mecânico.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1789
Appears in Collections:DCCP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese.pdf22,9 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia