Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/10228
Título: Sucesso escolar e os rankings das escolas no ensino da Matemática: um estudo exploratório na Região Autónoma da Madeira (RAM)
Autor: Bento, António
Ribeiro, Maria Isabel
Valente, Regina
Palavras-chave: Sucesso escolar
Rankings de escolas
Eficácia escolar
Avaliação
Data: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Citação: Bento, A.; Ribeiro, M.; Valente, R. (2012) - Sucesso escolar e os rankings de escolas no ensino da matemática: um estudo exploratório na RAM. In VII Simpósio de Organizações e Gestão Escolar. Aveiro.
Resumo: A publicação de rankings com os resultados dos exames nacionais e a consequente ordenação das escolas de acordo com os resultados dos seus estudantes tem suscitado alguma polémica pela forte imagem das organizações escolares, negativa ou positiva, que é transmitida à Sociedade. Pretende-se com esta investigação identificar as variáveis promotoras do sucesso em exame, analisando a associação entre a escola frequentada, as características dos alunos e os seus resultados nos exames nacionais. Incide sobre os resultados do exame de Matemática do 9º ano de escolaridade, realizado em 2010, pelos alunos da escola secundária de maior dimensão da RAM. Para a recolha de dados foram elaborados dois questionários, um destinado aos docentes que leccionaram Matemática e ao Director da Escola e o outro direccionado aos estudantes que frequentaram no ano letivo de 2010/2011, o 10º ano do ensino secundário e que tinham, no ano letivo anterior, feito o exame do 9º ano a Matemática. Relativamente aos estudantes receberam-se 142 questionários de uma população constituída por 189 elementos de um universo de 811. Já no que diz respeito aos professores, foram considerados para efeito de tratamento de dados 10 questionários. O questionário permitiu a recolha de dados de natureza pessoal, social, económica e cultural e académica e, permitiu também a recolha de informações sobre a forma como os rankings interferem na gestão e no quotidiano das escolas e sobre os fatores promotores do sucesso dos estudantes. Os resultados permitiram concluir que o desempenho de estudante, medido através da nota no exame nacional do 9º ano, está mais relacionado com as características do próprio aluno do que com o estabelecimento de ensino que este frequenta. A avaliação das escolas usando rankings tendo como base apenas a nota do exame nacional, além de injusta, não reflete todo o trabalho realizado pela escola.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/10228
Aparece nas colecções:CIMO - Resumos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OGE_Aveiro_RankingMatemática.pdf565,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
OGE_Aveiro_RankingMatemática.pdf565,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.