Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Efeitos das aulas de educação física na mudança na aptidão física, capacidade de coordenação corporal e habilidades motoras em grupos extremos. Um estudo em crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
MudançaDiderencialEduSer.pdf165.87 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A disciplina de Educação Física (EF) é, sem dúvida, o espaço mais apropriado para influenciar a prática desportivo-motora das crianças e jovens. No entanto, factores de vária ordem condicionam a realização dos diferentes objectivos atribuídos à disciplina, nomeadamente a existência de diferenças inter-individuais acentuadas: (1) no tocante ao desenvolvimento e maturação dos alunos; (2) relativamente ao domínio ou grau de mestria das habilidades e nível de expressão das aptidões; (3) relativas aos interesses e motivações para a prática desportivo-motora. A grande maioria dos estudos nesta área tem-se debruçado essencialmente sobre os efeitos das aulas de EF em alunos de níveis de ensino que não do 1º ciclo do ensino básico. Isto deve-se, talvez, ao facto de, na grande maioria dos países, a EF na escola primária não ser uma disciplina curricular leccionada de forma regular e sistemática.

Descrição

Palavras-chave

Aulas de educação física Mudança diferencial Aptidão física Capacidade de coordenação corporal Habilidades motoras

Contexto Educativo

Citação

Lopes, Vítor P. (2003). Efeitos das aulas de educação física na mudança na aptidão física, capacidade de coordenação corporal e habilidades motoras em grupos extremos. Um estudo em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Revista EduSer. ISSN 1645-4774. 1, p. 151-166

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Revista EduSer

Licença CC