Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Perspectiva pictórica
    Publication . Canotilho, Luís
    A perspectiva, designação correcta de desenho em três dimensões, é a forma mais rigorosa de representar as formas num espaço bidimensional. No entanto, este método de representação da realidade formal, não deixa de ser uma ilusão ou equívoco, não no sentido depreciativo do termo. Poder-se-á mesmo considerar os que utilizam este método de representação, artistas, arquitectos, engenheiros ou desenhadores, como ilusionistas. Pretendem recriar no espaço bidimensional a ilusão de profundidade. E se para alguns, a perspectiva não tem cabimento na arte contemporânea, é porque demonstram desconhecimento da evolução histórica da arte e são possuidores de uma cultura demasiadamente balizada. Em toda a actividade artística, a imagem será sempre um produto executado com determinadas intenções e não um equivalente ao real. No entanto, em criação, não bastam atributos como a expressividade e a criatividade. Como em qualquer actividade humana, o rigor, a objectividade, o conhecimento técnico-científico e a investigação, são e serão sempre, a base de toda a construção criativa. A perspectiva, utilizada de início apenas pelos artistas, principalmente os renascentistas, transformar-se-ia em técnica e posteriormente em ciência. Daí que hoje em dia, é de uma forma comum designada de geometria projectiva. A presente publicação destina-se prioritariamente a estudantes de arte, artistas e docentes de artes visuais. Julgo com este trabalho ajudar a resolver uma lacuna, num campo exíguo de publicações actualizadas e práticas. Pretende-se que o leitor entenda “geometria” como “organização da forma”. Poderá assim, identificar as formas geométricas no seu envolvimento natural e humanizado.
  • Exploração do conceito “jogo e cultura” no campo das artes plásticas
    Publication . César, Luís; Canotilho, Maria Helena Pires César; Canotilho, Luís
    Geograficamente a região que compreende as províncias de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e de Zamora (Espanha) comunga de rituais ancestrais comuns e únicos, apesar das fronteiras políticas, diluída nos dias de hoje em consequência da integração na Comunidade Europeia. Pretendemos abordar os conceitos já explorados de “Sagrado” e “Profano”, no presente caso parecem não ser antagónicos, senão interdependentes, nas pequenas comunidades rurais portuguesas e espanholas. O conceito foi explorado e descrito através de dois óleos sobre tela, da autoria de Luís Canotilho, tendo como base exploratória as “Festas de Inverno em Trás-os-Montes e Alto Douro” e as “Mascaradas de Invierno de Zamora” e a manifestação religiosa que constitui a romaria católica da “Senhora do Nazo”, perto da cidade de Miranda do Douro. Geographically the region comprising the provinces of Tras-os-Montes and Alto Douro (Portugal) and Zamora (Spain) shares of common ancestral rituals and unique, despite the political boundaries, diluted nowadays as a result of integration into the European Community. We intend to address the concepts already explored "Sacred" and "Profane" in this case seem to be antagonistic, but interdependent, small rural communities in Portuguese and Spanish. The concept was explored and described through two oils on canvas, designed by Luis Canotilho, based on the exploratory "Winter Festivals in Tras-os-Montes and Alto Douro" and "Cloaked Invierno Zamora" and religious expression which is a Catholic pilgrimage of "Lady of Nazo", near the town of Miranda do Douro.
  • Tábuas votivas ao senhor Jesus do calvário em Parada de Pinhão
    Publication . Silva, Celestino; Canotilho, Luís
    Este estudo debruça-se sobre o núcleo de tábuas votivas existente na “capela velha” do Santuário de Nosso Senhor Jesus do Calvário na freguesia de Parada de Pinhão. Este local encerra sobre si as condições necessárias para a implantação de um santuário cristológico: elevação e isolamento propício à meditação e intimidade. É um pequeno monte-sagrado, no "cimo " da povoação, coreograficamente o gólgota. Nesta capelinha eram guardadas, até algum tempo, penduradas na parede com argolas e pregos, 67 tábuas votivas e outros ex-votos. Os ex-votos foram aí colocadas, em cumprimento de promessas pelas graças concedidas pelo "Santo". Oferecidas em cumprimento de um voto ou promessa feita para obter uma graça. Com devoção, isto é, com vontade de servir a Deus, directa ou indirectamente, e subordinado à sua glória e beneplácito toda a vida. Os ex-votos são exemplo desta espontânea e popular prática religiosa. As tábuas, de forma rectangular e de medidas variáveis, pintadas a óleo, sobre madeira de castanho (material nobre, durável e excelente absorvente da tinta a óleo) talhada e polida com grosa; ou sobre chapa de ferro, com ou sem caixilho, eram mandadas pintar pela comissão, como assinalam algumas tábuas. Das que estão datadas, apenas consta o ano, remontando a primeira a 1852 e a última a 1865. São um exemplo de arte sacra popular; constituem uma fonte para o estudo da mentalidade religiosa na segunda metade do séc. XIX. This article presents the core of the votive tablets that decorate the old chapel of the Santuário de Nosso Senhor Jesus do Calvário in Parada de Pinhão, Portugal, an ideal place for familiarity and meditation. Until recently the old chapel kept hanging with nails on the walls 67 votive offerings. An ex-voto is a votive offering to the saint that was given in fulfillment of a vow, in gratitude or devotion. The tablets, in rectangular shape and variable measures, oil painted on a sheet of wood or iron, includes text explaining a miracle attributed to the saint. Some of them are dated (from 1852 to 1865) and are examples of popular art. Ex-votos are sources of information on the religious minds of the second half of the 19th century.