Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Grandes obras para pequenos leitores: estética e ética na literatura portuguesa contemporânea de potencial receção infanto-juvenilPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Gomes, João; Santos, LídiaO projeto de investigação/ação, cujo resumo apresentamos, apesar de ainda não estar concluído, encontra-se em fase adiantada de execução. Na sua implementação, estabelecemos uma parceria com o Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, sendo este dinamizado pelos alunos do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Bragança, no âmbito das Unidades Curriculares (UCs): Literatura para a Infância e Expressão Dramática, tendo previsto como tempo de duração, o segundo semestre de 2016. O projeto tem por objetivo dar a conhecer aos alunos (futuros Educadores e Professores do 1.º Ciclo) obras escritas por autores de referência do panorama literário lusófono, que se distinguem na literatura para adultos, mas cuja qualidade do corpus textual de potencial receção infanto-juvenil, nos merece particular atenção. O nosso objetivo é proporcionar aos alunos do 2.º ano do Curso de Educação Básica trabalhar as obras, do ponto de vista literário e artístico, transformando os textos narrativos em textos dramáticos, que serão levados a cena, no mês de junho, em várias instituições escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Bragança. O Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal terá uma colaboração da maior importância, uma vez que ajudará a articular a vertente literária com a vertente estética/artística e fará o contacto com as instituições escolares, ministrando duas formações, essenciais aos alunos da ESEB, que lhes permitirão implementar o projeto. Este Serviço Educativo munirá os alunos da ESEB das ferramentas estéticoartísticas necessárias para que as dramatizações se possam concretizar. Pretendemos também dar a conhecer a escrita (estética) e as mensagens (ética) presentes nas obras supramencionadas, permitindo às crianças destinatárias expressar as suas opiniões e emoções, após as atividades desenvolvidas, através de uma variedade de registos que não se limite à leitura e exploração oral/escrita ou até mesmo gráfica em contexto de sala de aula. Para aferirmos resultados, além das observações levadas a cabo, bem como registos fotográficos e notas dos alunos da ESEB, escolhemos outros instrumentos de registo, nomeadamente, grelhas de registo e questões que permitirão aos alunos dinamizadores e aos supervisores verificar o cumprimento dos objetivos.
- Interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência na licenciatura em Educação BásicaPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco A.Nesta comunicação, apresentamos resultados de uma experiência implementada no 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) de uma instituição de Ensino Superior do Nordeste de Portugal, que teve como objetivos: (i) promover a articulação e a interdisciplinaridade entre duas unidades curriculares (UCs) desta licenciatura e, consecutivamente, o desenvolvimento de competências transversais a ambas, através de um trabalho conjunto dos estudantes e dos docentes envolvidos; (ii) perceber de que forma os alunos envolvidos avaliam este tipo de articulação entre diferentes unidades curriculares. Tendo por base a obra literária de potencial receção infantojuvenil de Richard Zimmler intitulada:“Maria e Danilo e o mágico perdido”, os alunos envolvidos, num primeiro momento leram, interpretaram e transformaram em texto dramático o texto narrativo original. Posteriormente, encenaram-no e apresentaram-no à comunidade. No final os alunos da LEB avaliaram a sua perceção desta experiência de articulação entre as UCs. Apresentamos os resultados preliminares, obtidos a partir dos dados analisados, resultantes das ações reflexivas, exploratórias, formativas e expressivas trabalhadas com os alunos diretamente envolvidos.
- O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusivaPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco A.Nesta comunicação apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma educação inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes instituições, cursos e unidades curriculares de Licenciatura da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Envolveu a ESE-IPB e o Centro Social e Paroquial do Santo Condestável (IPSS de Bragança). Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: a de articulação entre Unidades Curriculares da Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática), e da Licenciatura em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade, e a de investigação que teve como objetivos averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional, e perceber de que forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção infantojuvenil. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade, Richard Zimmler, intitulada Maria e Danilo e o Mágico Perdido, para desenvolver um conjunto de ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a Instituição parceira. Assim, para além da descrição do projeto, apresentamos também resultados relativos à componente investigativa.
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professoresPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, JoãoEste trabalho insere-se no âmbito de um projeto de investigação que se centra em particular na importância do texto dramático nas práticas de educação literária, nas escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1.o CEB) e enquanto elemento que veicula valores. Neste contexto, consideramos, tendo por base resultados de estudos nossos realizados no ano letivo anterior com o texto narrativo, que o texto dramático e a sua dramatização se constituem como instrumentos pertinentes a utilizar na construção de valores em contexto escolar. Assim, num primeiro momento, são nossos objetivos: Perceber que valores são veiculados pelos textos selecionados e Identificar que valores os alunos do 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) percecionam nos mesmos textos. Para a sua concretização fizemos previamente uma escolha apurada de um corpus textual que consideramos reunir as caraterísticas necessárias para a dramatização pelos alunos da LEB, a saber: Árvores, verdes árvores, de Jaime Salazar Sampaio; História de um menino que cavalgou uma estrela para matar um dragão que trazia dentro de si, de José Ferraz Diogo e O Leão da Juba de Oiro, de José Ferraz Diogo. Uma vez selecionadas as obras, procedemos à sua análise nomeadamente no que respeita aos valores humanos nelas emergentes. Num segundo momento, apresentámos e discutimos, com os alunos do 2.o ano da LEB, a classificação de valores humanos. Convocámo-los, de seguida, para a leitura das respetivas obras e solicitámos a sua “reflexão” escrita acerca dos valores que consideram estarem presentes nas mesmas. Apresentamos, agora, resultados do trabalho desenvolvido até ao momento.
- O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusivaPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco A.Neste artigo apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma Educação Inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes instituições, cursos e unidades curriculares de licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB). Envolveu a ESE- IPB e uma Instituição Particular de Solidariedade Social da cidade de Bragança, mais concretamente um Centro Social e Paroquial que possui a resposta social “Atividades de Tempos Livres”. Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: (1) a de articulação entre unidades curriculares da Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática) bem como da Licenciatura em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade; (2) a de investigação, que teve como objetivo, averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional e perceber de que forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção infantojuvenil. Debruçamo-nos, no contexto do trabalho que apresentamos nesta comunicação, na primeira vertente do projeto. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade, Richard Zimmler, intitulada: Maria e Danilo e o mágico perdido, para desenvolver um conjunto de ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a instituição parceira, ações essas que agora apresentamos. A possibilidade de as diferentes unidades curriculares, em cada uma das duas licenciaturas envolvidas, trabalharem em colaboração, complementando-se uma à outra, gerou nos alunos uma grande satisfação com a realização deste projeto. A experiência contribuiu para a construção de conhecimentos e habilidades dos alunos da ESE-IPB envolvidos, que se vão repercutir, certamente, na sua prática profissional futura.
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professoresPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, JoãoEste trabalho insere-se no âmbito de um projeto de investigação que se centra em particular na im- portância do texto dramático nas práticas de educação literária, nas escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1o CEB) e enquanto elemento que veicula valores. Neste contexto, consideramos, tendo por base resultados de estudos nossos realizados no ano letivo anterior com o texto narrativo, que o texto dramático e a sua dramatização se constituem como instrumentos pertinentes a utilizar na constru- ção de valores em contexto escolar. Assim, num primeiro momento, são nossos objetivos: Perceber que valores são veiculados pelos textos selecionados; Perceber que valores os alunos do 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) percecionam nos mesmos textos. Para a sua concretização zemos previamente uma escolha apurada de um corpus textual que consideramos reunir as carate- rísticas necessárias para a dramatização pelos alunos da LEB, a saber: Árvores, verdes árvores, de Jaime Salazar Sampaio, O Espanta-pardais, de Maria Rosa Colaço e O Leão da Juba de Oiro, de José Ferraz Diogo. Uma vez selecionadas as obras, procedemos à sua análise nomeadamente no que respeita aos valores humanos nelas emergentes. Num segundo momento, apresentámos e discutimos, com os alunos do 2.o ano da LEB, a classi cação de valores humanos. Convocámo-los, de seguida, para a leitura das respetivas obras e solicitámos a sua “re exão” escrita acerca dos valores que consideram estarem presentes nas mesmas. Apresentaremos, nesta comunicação, resultados prévios do trabalho desenvolvido até ao momento.