Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Processo de Empoderamento Frente a la Energía: relatório do Projeto POCTEP 0640_ENER_USER_2_E
    Publication . Gonçalves, Artur; Igrejas, Getúlio; Vinicius Frigeri, Ary; Feliciano, Manuel; Vaz, António Jorge Ferreira; Soares, Orlando; Alves, Paulo; Castaño Pérez, Valentín; Domínguez Carrrero, José Ignacio; Sánchez García, Luis Mª; Romero Salvachúa, Felipe; Rodríguez Oraá, Bárbara; Vielba García, José Javier
    Cambiar la tendencia actual del mercado donde el precio prevalece sobre las soluciones más eficientes o avanzadas. El proyecto debería establecer fórmulas y procesos para que una comunidad de propietarios pueda tomar decisiones y liderar el cambio energético de su edificio siendo capaz de valorar todos los aspectos relevantes de su transformación. Se trataría de dotar a los propietarios de las herramientas adecuadas para adoptar los acuerdos que mejor se adapten a sus necesidades económicas, energéticas, sociales y tecnológicas. • Crear metodologías que permitan generar acuerdos entre propietarios/usuarios sobre las soluciones / necesidades / oportunidades a la hora de rehabilitar integralmente un edificio residencial • Crear metodologías y procesos para fomentar el desarrollo de propuestas técnicas o avanzadas dentro de los proyectos integrales de rehabilitación. Para ello es necesario fomentar la participación de todos los propietarios y con ello la información y formación de los mismos para tomar decisiones de manera consensuada. • Crear herramientas, metodologías y estrategias que sean capaces de informar, formar, vigilar y sensibilizar al propietario sobre el comportamiento y evolución del consumo energético y de su confort dentro de un proceso de rehabilitación integral. Es fundamental abordar el concepto de “confort” tomando como referencia la temperatura, la humedad, el nivel de C02, la ocupación de la vivienda y los costes. Para ello es necesario establecer parámetros particulares y compararlos antes y después de proceso.
  • Monitorização e controlo de qualidade do ar interior em gabinetes de edifícios escolares
    Publication . Fernandes, Samuel; Igrejas, Getúlio; Feliciano, Manuel
    Um sistema de monitorização e controlo de Qualidade do Ar Interior (QAI) foi construído com o objetivo de testar a sua viabilidade como solução na melhoria de QAI em gabinetes de edifícios escolares. O sistema tem a capacidade de monitorizar as concentrações de CO2, CO, humidade relativa e temperatura e integra um mecanismo de ventilação dinâmico capaz de regular os níveis de QAI em função dos níveis de CO e/ou CO2. O sistema foi testado em três espaços distintos. Em cada espaço realizaram‑se quatro ensaios de aproximadamente 8h cada, em condições de ventilação distintas – sem ventilação, com ventilação natural, com insuflação e com extração de ar. Nos dois primeiros ensaios, o sistema foi usado como monitor e nos dois últimos como monitor e controlador de QAI. Os testes realizados mostraram que os espaços estudados eram insuficientemente ventilados. Observou‑se ainda que o sistema de monitorização, acoplado a um ventilador de caudal nominal de 93 m3.h-1, permitiu manter as condições de ventilação dentro dos níveis que garantem uma boa QAI, sem requerer qualquer intervenção humana. Não foram identificadas diferenças substanciais entre a ventilação por insuflação e a realizada por extração, contudo a insuflação foi ligeiramente mais eficaz.
  • Desenvolvimento e aplicação de sistema de baixo custo na avaliação de parâmetros de QAI
    Publication . Prestes, Matheus de Oliveira; Feliciano, Manuel; Frare, Laercio; Alves, Rafaela Cruz; Igrejas, Getúlio
    A associação das características físicas, químicas e biológicas observadas nas atmosferas interiores e a integridade física dos ocupantes têm-se tornado um objeto de estudo bastante comum nas últimas décadas, de forma a evidenciar relações significativas entre estes aspetos, com especial ênfase para a os efeitos da fração respirável do material particulado (PM2,5) e a saúde humana. Uma compreensão sistemática do assunto envolve o estudo de fenómenos esporádicos e sazonais, o que implica a necessidade de escalas temporais e espaciais de monitorização dispendiosas. Contudo, estas dificuldades promovem a expansão de dispositivos com custos reduzidos (low-cost) e com dimensões significativamente inferiores. Este trabalho teve por objetivo a construção de um equipamento de medição simples, eficiente e barata de parâmetros específicos de QAI. O protótipo desenvolvido incorpora sensores que quantificam a temperatura, a humidade relativa, a concentração de dióxido de carbono e as concentrações de PM2,5 e PM10 e a sua fiabilidade foi aferida através de estudos de intercomparação recorrendo a outros equipamentos de elevada precisão e exatidão. Nesta avaliação foram conduzidos 4 ensaios num espaço laboratorial do Instituto Politécnico de Bragança. Cada ensaio teve uma duração de 24 horas e os registos foram obtidos com uma frequência de 1 minuto. Análises de correlação com estimativas do Índice de Concordância de Willmott (d), do Coeficiente de Correlação de Pearson (r) e do Coeficiente de Determinação (R )) mostram uma elevada correlação entre as concentrações de material particulado analisadas (PM2,5), onde d= 0,918, r= 0,943 e R = 0,889 para a situação de maior distanciamento entre os dados e d= 0,983, r=0,994 e R = 0,972 para a situação de maior proximidade. Em relação às concentrações de dióxido de carbono foi verificada uma correlação muito forte (> 0,9) para todas análises estatísticas conduzidas, e para a temperatura e humidade relativa, apesar das correlações não apresentarem valores elevados em todas as análises, o desvio entre equipamentos não foi superior a 1,6°C para temperatura e 5,9% para humidade relativa. No global os resultados sugerem a aplicabilidade do equipamento desenvolvido na avaliação dos parâmetros estudados na qualidade do ar interior.
  • Informes de monitorización y seguimiento de resultados. Relatório do projeto 0640_ENER_USER_2_E
    Publication . Gonçalves, Artur; Igrejas, Getúlio; Frigeri, Ary Vinicius; Feliciano, Manuel; Vaz, António Jorge Ferreira; Soares, Orlando; Alves, Paulo; Castaño Pérez, Valentín; Domínguez Carrrero, José Ignacio; Sánchez García, Luis Mª; Romero Salvachúa, Felipe; Rodríguez Oraá, Bárbara; Vielba García, José Javier
    Página | 5 VIVIENDAS Y DATOS MONITORIZADOS En una primera fase del proyecto ENERUSER fueron monitorizadas un grupo de 8 viviendas en Valladolid (España) y 4 viviendas en Bragança (Portugal). En una segunda fase se han monitorizado 8 viviendas adicionales en la localidad de La Cistérniga (Valladolid, España). Las viviendas de Valladolid se encuentran ubicadas en Calle Gallo (Barrio de Pajarillos), encontrándose todas ellas en el entorno del Patio del Colegio Público Cristóbal Colón. En estas viviendas se han monitorizado sus consumos energéticos y los parámetros de confort interior (temperatura, humedad, CO2 y luminosidad). El segundo grupo de viviendas corresponde a Bragança (Barrio Novo da Previdência), donde se han monitorizado los parámetros ya indicados para las Viviendas de Valladolid, además de los datos de calidad del aire interior y exterior. Finalmente el estudio se amplió a las viviendas de La Cistérniga, donde se ha evaluado la calidad del aire interior y el confort térmico.