Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- A Educação Musical como Estratégia de Sensibilização para a Ação Climática: uma experiência de ensino-aprendizagemPublication . Alves, VascoMotivada por “afirmar a música como forma de expressão artística autónoma, capaz de, por si só, fazer representações da natureza e das paixões da alma humana” (Alves, 2021), a relação entre música e o meio ambiente ganhou particular destaque com o conceito de “música pura” (Alves, 2011), v.g. as "Quatro Estações" de Vivaldi e a "Pastoral" de Beethoven. Atualmente, a música, enquanto processo artístico, também pode desempenhar um papel determinante na formação da consciência cívica para as questões das alterações climáticas (Bentz, 2020), bem entendida a sua capacidade de mobilizar pessoas por meio da sua mensagem e intervenção cultural (Buckland, 2012). A presente comunicação visa demonstrar o processo/resultados de uma experiência de ensino-aprendizagem realizada em contexto da disciplina de Educação Musical, no 2.º ciclo do Ensino Básico em Portugal. Este projeto de cocriação de uma canção original, subordinada ao tema da preservação da floresta, surgiu como hipótese pedagógica para o desenvolvimento de estratégias criativas na formação de consciências acerca desta questão projeto (qp). A metodologia consistiu na pré-criação da componente musical, por parte do docente, sendo a letra e a interpretação desta componente uma criação conjunta com os discentes, como resultado de uma sessão expositiva, seguida de debate, acerca das questões inerentes à qp. Os resultados tiveram a criação/performance musical como evidência experimental, materializada na letra da canção original que, seguida do aperfeiçoamento técnico-expressivo do discurso sonoro, foi apresentada publicamente à comunidade acadêmica que, por meio de observação direta/participada, demonstrou níveis de contemplação muito satisfatórios face ao objeto estético apresentado. Conclui-se que, pese embora a fraca presença da questão projeto nos elencos curriculares das disciplinas artísticas (Siperstein et al.,2016), o processo criativo e a manipulação dos seus elementos estéticos podem constituir-se como um contributo pedagógico para atingir o 13.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, a “Ação Climática” (Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2023).
- RV 418 – Análise Musical Elementar e InterpretativaPublication . Alves, VascoEste livro de partituras consiste na análise musical interpretativa da parte solista do Concerto para Violoncelo e Orquestra, em La menor, RV 418, de Antonio Vivaldi e da análise aos níveis musicais elementares da parte geral. Para a análise interpretativa fez-se a aplicação do método A:.418, nomeadamente para o tratamento da intenção técnico-expressiva do intérprete face ao texto musical do compositor. Para a análise musical elementar recorreu-se às estratégias tradicionais de análise formal e de análise harmónica.
- Entre Debussy e Shostakovitch: Noções de Movimento na interpretação das Sonatas para ViolonceloPublication . Alves, VascoEste trabalho desenvolveu-se no âmbito da preparação de um recital musical, tendo como repertório as sonatas para violoncelo e piano de Debussy e Schostakovitch. A partir de uma revisão bibliográfica de literatura científica, sobre as noções de corpo e de movimento na performance musical, procurou-se estabelecer uma interação entre as premissas teóricas e o universo da prática do violoncelo, visando a valorização das conceções de corpo e de movimento, nos planos da interpretação e da execução musical instrumental, como estratégia de consciencialização para o desenvolvimento do processo de aperfeiçoamento técnico-expressivo do repertório musical instrumental.
- Projeto: Musicar + Paliar = Bem-EstarPublication . Alves, Vasco; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, GoreteO projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias, o bem-estar dos doentes, família e profissionais, experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, decorrente de um protocolo de cooperação estabelecido entre uma instituição de ensino superior e uma unidade local de saúde, desenvolvido por estudantes de um curso superior de Música numa unidade de Cuidados Paliativos. Resultados, sugerem de modo inequívoco que as atividades musicais performativas foram reconhecidas como sendo portadoras de benefícios mútuos, para a formação dos estudantes e para a humanização daquele ambiente hospitalar. Ficou evidenciado que os utentes, familiares e profissionais de saúde consideraram as iniciativas artísticas relacionadas a aspetos emocionais como a “Alegria” e “Prazer”. Corrobora-se a hipótese de que é necessário aproximar as práticas pedagógicas das realidades sociais, em particular no que respeita à formação dos estudantes ao nível de matérias como a consciência e a relação com a morte e com o cuidado de doentes em estado terminal, uma vez que se pode promover o bem-estar de todos os agentes envolvidos e da sociedade em geral. Conclusões, este tipo de iniciativas permite a deslocação da atenção dos envolvidos, ainda que temporária, para quadros emocionais positivos, o que poderá ajudar a atenuar os sentimentos negativos comummente associados a estes ambientes hospitalares. Este projeto constitui-se como exemplo que promove a consciência humanitária e a perceção social para redirecionar o entendimento e o diálogo social sobre questões relacionadas com o sofrimento e o fim de vida.
- À Procura de Vivaldi: Interpretação Técnico-Expressiva do Concerto para Violoncelo RV 418Publication . Alves, VascoO presente trabalho consiste na análise musical interpretativa da parte solista do Concerto para Violoncelo e Orquestra, em Lá menor, RV 418 de Antonio Vivaldi. A partir da análise aos níveis musicais elementares e da análise comparativa sobre edições de partituras e registos discográficos desta obra, fez-se a aplicação do Método de Sistematização da Conceção Musical Interpretativa (A418) que, por sua vez, permitiu a análise interpretativa aos níveis da conceção expressiva e da respetiva configuração técnico-instrumental do discurso musical. Os resultados demonstram a construção da conceção interpretativa que o autor/intérprete fez do texto musical deste concerto para violoncelo, podendo esta constituir-se como fonte de referência básica para o estudo e interpretação desta obra musical.
- Uma Experiência de Aprendizagem Musical em Contexto de Cuidados PaliativosPublication . Alves, VascoEsta comunicação consiste na apresentação dos resultados de uma reflexão crítica realizada a partir de uma experiência empírica que combinou práticas educativas, na área da formação de músicos de nível superior, e o contexto comunitário de cuidados paliativos numa unidade de saúde pública em Portugal. Com o objetivo de produzir melhorias nos processos de ensino-aprendizagem, bem como na adequação do desempenho musical às características específicas do contexto de intervenção, foi identificado um fator de preferência de repertório musical, por parte dos utentes, o que permitiu a reconfiguração dos elementos intra-musicais da ação artístico-pedagógica e, consequentemente, o aprimoramento da intervenção.
- Uma Experiência Pedagógica Baseada na Produção Musical em Ambiente VirtualPublication . Alves, VascoNeste trabalho pretende-se dar a conhecer um caso no qual os constrangimentos decorrentes da emergência imposta pela situação pandémica, ocorrida a partir do ano de 2020 – e que obrigaram a uma adaptação repentina a ambientes de ensino-aprendizagem de acesso remoto – acabaram por se revelar oportunidades poderosas de abordagem pedagógica (Moreira et al., 2020) também em matéria de criação artística. A ação decorreu no âmbito de uma Unidade Curricular de Produção Musical de um curso artístico, da rede de ensino público de nível superior, no norte de Portugal. A partir da metodologia de investigação em educação baseada em artes e com o propósito de, através do desenvolvimento do processo criativo, intercetar formas e modos constitutivos da atividade pedagógica (Møller-Skau et al., 2022), tomou-se como objetivo a realização de produtos áudio-gráficos baseados na idealização/design sonoro de poemas de autores da literatura portuguesa, de modo a permitir, por um lado, a aquisição de competências básicas ao nível do manuseamento de recursos ao serviço da produção musical e, por outro, a interação colaborativa em torno da construção de objetos de arte, manipulando os seus elementos estéticos e experienciando os respetivos procedimentos criativos. Como plataforma de trabalho – e à imagem de outras iniciativas/estudos similares realizados no norte da Europa – recorreu-se a uma ferramenta web, denominada Bandlab, que permite a edição de eventos musicais em modo de acesso remoto, livre, colaborativo e em tempo real (Thorgersen et al., 2021), o que permitiu aos estudantes: 1) explorar o banco de sons integrado; 2) registar/editar novos eventos sonoros; 3) experimentar e testar hipóteses de conceção estética, ao nível dos eventos e da sua sequência dimensional; 4) validar e invalidar resultados sonoros; 5) fomentar o julgamento estético sobre as iniciativas criativas; 6) conhecer potencialidades/recursos informáticos ao serviço da produção e difusão musical. No final do processo artístico-pedagógico foi realizado um momento de avaliação, no formato de instalação sonora virtual com recurso à plataforma Bandlab, consubstanciado na apresentação dos artefactos produzidos por cada discente e no debate coletivo entre pares, com moderação do docente, acerca do valor estético e técnico dos mesmos, bem como da apreciação crítica acerca do impacto da estratégia pedagógica adotada para atingir os objetivos curriculares. Os resultados, obtidos por meio de observação direta participante, sugeriram que o recurso à supramencionada ferramenta informática não só foi eficaz no plano da alternativa didático-pedagógica em contexto de ensino-aprendizagem à distância, como, também, foi potenciadora dos processos criativos inerentes à produção dos objetos artísticos em estudo.