Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • As nossas escolas do 1º Ciclo: o que foram : o que são
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    Investigação realizada no âmbito do Programa de Doutoramento em Teoria e História da Educação e na qual procurámos reflectir sobre a arquitectura escolar das Escolas de 1º CEB do concelho de Bragança, tentando perceber o que foram e como evoluiram ao longo de décadas. De forma breve, analisamos algumas escolas de Castilla e León no sentido de compreender as diferenças existentes entre os espaços escolares de Espanha e Portugal
  • Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    o presente estudo que agora se publica foi realizado nos anos lectivos de 1997/ /98 e 1998/99 e faz parte da dissertação de mestrado, apresentado no ano de 2000. na Universidade Portucalense, com a orientação do Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho. da Universidade de Letras do Porto. O mesmo, pretendia anaJisar os problemas de desenvolvimento da identidade profissional dos professores da educação pré-escolar e do 1.0 ciclo do ensino básico que trabalham em contextos geográficos marcados pelo isolamento. Neste sentido, a nossa pesquisa terá como universo de análise os professores e educadores que exercem a sua actividade profissional no distrito de Bragança. A questão que se nos colocou foi a de saber como pode o professor que trabalha em contextos marcados pelo isolamento processar toda a infonnação, permanecer actuaJizado, desenvolver laços de colegialidade e ensinar a aprender a fazer face à incerteza, à complexidade do presente e à imprevisibilidade do futuro? Na tentativa de responder a estas preocupações procuraremos averiguar, em que medida o isolamento geográfico afecta o processo de desenvolvimento da identidade profissional, atendendo à necessidade de construção de uma escola capaz de responder aos imperativos de uma educação para todos e durante toda a vida, tal como é preconizado pela UNESCO nas suas recomendações sobre a educação do Séc. XXI. Assim, vamos evidenciar as especificidades do distrito de Bragança. Tentaremos analisar a situação profissional dos educadores de infância e professores do 1.0 ciclo que trabalham neste distrito, valorizando os seguintes aspectos: condições de trabalho e percepção pessoal em relação à profissão/carreira docente.
  • Ensinar: Tarefa de Mulheres?
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    Neste texto pretende-se reflectir a feminização da profissão docente dedicando especial atenção ao caso do nordeste transmontano. Procurámos perceber se esta realidade será perceptível noutros contextos geográficos, nomeadamente na Alemanhã. Nesse sentido, questionámos: Será a profissão professor uma profissão de mulheres? Que razões justificam que uma profissão exercida no feminino seja liderada no masculino?