Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Análise das complicações locais associadas ao cateterismo venoso periférico no doente críticoPublication . Mota, Sérgio Miguel Rodrigues Peixoto Pinto; Martins, MatildeA escassez de estudos sobre complicações locais associadas ao cateterismo venoso periférico em doente crítico em Portugal compromete a implementação de medidas preventivas adequadas. Objetivo: Analisar as complicações locais associadas ao cateterismo venoso periférico no doente crítico num Serviço de Medicina Intensiva em Portugal. Metodologia: Estudo transversal analítico prospetivo, realizado através da aplicação de uma grelha de registo elaborada pelo investigador a uma amostra de 48 doentes. Resultados: Amostra maioritariamente masculina (54,2%), com média de idade de 70,13 anos, com cateter venoso periférico de calibre 20G (58,5%), colocados no membro superior (58,5%) e com diagnóstico na admissão de doenças infeciosas e parasitárias (33,3%). As complicações locais associadas ao cateterismo venoso periférico foram de 11,6%, sendo 6,4% flebites, 2,3% infiltrações e 2,9% obstruções. Estas associaram-se ao tempo de permanência do cateter (p < 0,05). Conclusão: A frequência de complicações foi significativa e o tempo de permanência do cateter influenciou a frequência de complicações. Recomendamos reduzir o tempo de permanência do cateter ou, quando possível, utilizar uma via alternativa.
- Pneumonia associada à ventilação mecânica invasiva: cuidados de enfermagemPublication . Cruz, João Ricardo Miranda da; Martins, MatildeEnquadramento: A pneumonia associada à ventilação mecânica é uma infeção passível de prevenção com o cumprimento de medidas (bundle) e a sua prevenção constitui um grande desafio para a prática de enfermagem. Objetivos: Identificar os procedimentos de enfermagem em doentes submetidos a ventilação mecânica invasiva e o desenvolvimento de pneumonia num serviço de medicina intensiva. Metodologia: Estudo longitudinal e descritivo realizado no serviço de Medicina Intensiva de um hospital do norte de Portugal, entre 01/11/2017 a 28/02/2018, com uma amostra de 20 enfermeiros e um total de 102 observações. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um questionário para a caracterização da amostra e uma grelha de observação direta. Os dados foram introduzidos e analisados através do Microsoft Excel 2016. Resultados: A verificação da pressão do cuff e a aspiração de secreções foram os procedimentos que registaram menor adesão. Verificou-se uma taxa de pneumonia associada à ventilação de 0,3%. Conclusão: A frequência de pneumonia nos doentes ventilados foi baixa, verificando-se uma elevada taxa de adesão à bundle.
- Índice de qualidade na manutenção do cateter venoso central num serviço de medicina intensivaPublication . Gomes, Solange Marisa Lage; Martins, Matilde; Alves, Maria JoséAs infeções associadas aos cuidados de saúde são consideradas como uma das principais ameaças à segurança do doente e à qualidade dos cuidados. O uso do cateter venoso central (CVC) com fins diagnósticos e terapêuticos é cada vez mais frequente, mas, simultaneamente são responsáveis por cerca de 90% das bacteriemias a nível hospitalar. Objetivos: Analisar o Índice de Qualidade de Manutenção (IQM) do CVC num serviço de medicina intensiva (SMI) de um centro hospitalar do norte de Portugal. Metodologia: Estudo transversal e analítico. A amostra foi de 35 enfermeiros e 170 observações de manutenção ao CVC, através da grelha de observação adaptada da Direção-Geral da Saúde para determinar o IQM. Resultados: Foi obtido um IQM do CVC de 89,2%. O sexo feminino e ser especialista influenciaram o IQM do CVC (p < 0,05). Conclusão: IQM do CVC dentro dos valores recomendados. A formação e a investigação em contexto de trabalho são fundamentais para a melhoria na prestação de cuidados de enfermagem
- Intercorrências no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação críticaPublication . Borges, Bruno Ricardo Cardoso; Correia, Teresa I.G.; Martins, MatildeO transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica é um procedimento frequente e representa um risco adicional para o doente. Objetivo: analisar as intercorrências no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação critica. Métodos: estudo transversal descritivo retrospetivo. estudaram-se 48 doentes do serviço de urgência Geral de um centro hospitalar da região norte de Portugal, sujeitos a transporte inter-hospitalar, por via terrestre, entre julho de 2020 a março de 2021. a recolha de dados foi feita através da folha de registos de transporte inter-hospitalar do serviço e fornecidos, anonimizados, pelo diretor de serviço, após parecer favorável da comissão de ética. Resultados: amostra maioritariamente do sexo masculino (60,4%), média de idades de 66,75±20,26 anos e a média do tempo de transporte foi de 64,11±08,18 minutos. a especialidade de origem mais frequente foi a neurologia (60,4%). registaram-se 79,2% de casos com intercorrências, sendo que destas 80,9% foram clínicas e a mais frequente foi a tensão arterial ≥ 140mmhg (47,9%). das intercorrências não clínicas (19,1%), a mais frequente foi a exteriorização do cateter venoso periférico (16,7%). Conclusão: Verificou-se maior frequência de intercorrências clínicas no sexo masculino, com maior percentagem no grupo etário entre os 75-84 anos. As não clínicas foram mais frequentes no grupo etário com idade ≥85 anos. sugerimos uma monitorização, dos parâmetros vitais mais frequente ou mesmo invasiva para controlo e tratamento atempado de picos hipertensivos e uma maior vigilância relativamente à fixação dos cvp.
- Índice de qualidade da colocação e manutenção do CVC num SMI : análise do índice de qualidade da colocação e manutenção do CVC no SMI de um hospital do Norte de PortugalPublication . Gomes, Solange Marisa Lage; Martins, Matilde; Alves, Maria JoséConclui-se que o Índice de Colocação e Manutenção do Cateter Venoso Central bem como, o Índice Global de Adesão à Norma 022/2015 da Direção Geral de Saúde foi ótimo. A prevalência de Infeção Nosocomial da Corrente Sanguínea relacionada com o Cateter Venoso Central foi ligeiramente elevada. O seu desenvolvimento associou-se às perfusões em curso, ao local de inserção e ao tempo de permanência do CVC. Perante os resultados sugerimos a redução do tempo de permanência do CVC quando possível ou a sua substituição, a colocação do cateter preferencialmente na subclávia e uma maior vigilância na substituição atempada da perfusão de propofol. É de extrema importância que as equipas de saúde reflitam sobre os fatores de risco associados a esta infeção e desenvolvam ações de formação contínua, contribuindo para a promoção de estratégias e medidas de melhoria desta prática. A realização de outros estudos longitudinais, com amostras maiores, capazes de inferir resultados para a população em geral e identificar outros fatores de risco.
- Transporte inter-hospitalar do doente crítico: realidade dum hospital do Nordeste de PortugalPublication . Graça, Andreia; Silva, Norberto Anibal Pires; Correia, Teresa I.G.; Martins, MatildeA necessidade de transferir doentes entre instituições de saúde é um assunto incontestavelmente atual. Pretende-se com a presente investigação caraterizar o tipo de acompanhamento dos doentes sujeitos a transporte inter-hospitalar. Realizou-se um estudo transversal retrospetivo com 184 doentes oriundos de um Serviço de Urgência do Nordeste de Portugal, sujeitos a transporte inter-hospitalar via terrestre com acompanhamento da equipa própria do serviço, entre novembro 2015 e outubro de 2016. A recolha de dados foi efetuada através da folha de registos de transporte inter-hospitalar do serviço, durante março de 2017. Do total dos doentes transferidos, 58,7% era do género masculino, 33,2% com idades entre os 71-80 anos. O diagnóstico clínico mais frequente foi a doença neurológica com 31,5%. A especialidade de medicina interna foi responsável por 69% das transferências. Os principais motivos de transferência foram a observação por especialista (38%) e a realização de intervenções terapêuticas (37%). Verificou-se que 15,8% dos doentes apresentaram score de risco entre 0-2 pontos, 45,7% apresentaram score entre 3-6 pontos, 18,5% tiveram score ≥7 pontos e 20,1% tiveram score <7 pontos e item com pontuação 2. Foram acompanhados por enfermeiro 77,2% e por médico e enfermeiro 22,8%. Registaram-se 30 intercorrências categorizadas em disfunções respiratórias 36,7% (11), disfunções hemodinâmicas 40%(12) e outros 23,3% (7). Os doentes com score de risco mais elevado foram acompanhados maioritariamente por médico e enfermeiro. Apesar de algumas intercorrências graves durante o transporte, não se verificou nenhum óbito.
- Caracterização do contexto e dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica em serviços de medicina intensivaPublication . Simões, João Lindo; Martins, Matilde; Magalhães, Carlos Pires; Sardo, Pedro Miguel; Rodrigues, AlexandreOs contextos de cuidados críticos e os cuidados de enfermagem inerentes devem proporcionar bem-estar às pessoas internadas, implementando-se planos de cuidados especializados e individualizados que contribuam para a promoção do autocuidado, diminuição do sofrimento e promoção da qualidade de vida. O enfermeiro maximiza a prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos, apoiado na evidência científica. Este profissional salvaguarda permanentemente a segurança de todos os intervenientes no processo de cuidar, implementando intervenções seguras baseadas na evidência científica, minimizando a ocorrência de eventos adversos. A Enfermagem à pessoa em situação crítica insere-se num contexto de grande complexidade, variabilidade, imprevisibilidade e incerteza, só se concretizando uma prática com qualidade se esta se basear em processos reflexivos, onde as evidências científicas são essenciais. Assim, só a combinação da perícia individual, clínica e profissional com a melhor evidência externa poderá conduzir a práticas que, com maior probabilidade, produzirão ganhos em saúde para a pessoa cuidada.