Loading...
51 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 51
- OpenDMP PortAberta ao serviço das instituições para promover a elaboração de planos de gestão de dadosPublication . Princípe, Pedro; Pais, Clarisse; Karimova, Yulia; Vieira, AndréA gestão de dados de investigação (GDI) reúne um conjunto de atividades com vista à adoção de boas práticas de planeamento, gestão, abertura e partilha de dados resultantes do processo de investigação, tendo como propósito, o alinhamento com os princípios dos dados FAIR e da Ciência Aberta. Os Planos de Gestão de Dados assumem um papel central para assegurar práticas de GDI adequadas, garantindo a qualidade dos dados produzidos, os processos para a abertura dos dados, a integridade e a preservação dos resultados de investigação. Para dar cumprimento a estas boas práticas e princípios, os investigadores devem dispor de ferramentas e serviços que suportem a sua adoção, pelo que as instituições de investigação deverão assegurar a disponibilização desses mesmos serviços. É neste contexto que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Universidade do Minho (UMinho), no quadro da operação SAMA “PortaAberta”, reuniram esforços para oferecer um sistema de elaboração de planos de gestão e partilha de dados (PGPD).
- Análise e benefícios da Biblioteca Digital do IPB – Repositório para a comunidade académicaPublication . Pais, ClarisseA Biblioteca Digital do IPB foi implementada com o objectivo divulgar e permitir o livre acesso à produção científica produzida pela comunidade académica, promovendo a integração, partilha e a visibilidade da informação científica e garantindo a preservação da memória intelectual dos docentes/investigadores do Instituto Politécnico de Bragança. Os repositórios institucionais revestem-se de uma importância cada vez maior para as instituições enquanto produtoras de ciência e de conhecimento, servindo ainda como plataformas gestoras de informação. A informação aí depositada está organizada por colecções de uma forma hierárquica, criando impacto no contexto institucional, a nível nacional e internacional. Acrescem ainda factores organizacionais, como sejam o da preservação, integração e armazenamento da informação, a avaliação dos docentes/investigadores e mais importante, o do financiamento da própria investigação.
- V Jornadas Internacionais de Tunas (JiT25): livro de resumosPublication . Pais, Clarisse; Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, VítorDecorreram dos dias 21 a 23 de Março de 2025 no Instituto Politécnico de Bragança as V Jornadas Internacionais de Tunas, cujo tema principal foi o futuro das Tunas num mundo em constante transformação.
- Students' information literacy skills at the School of Communication, Public Management and Tourism (Polytechnic Institute of Bragança, Portugal): evaluation and university library rolePublication . Borges, Marisa Ferreira; Gomes, Liliana Esteves; Pais, ClarisseHaving Information Literacy (IL) skills is essential for the student's academic, professional and personal development. According to the guidelines of the European Higher Education Area, abilities and skills related to research, evaluation, management, use and dissemination of information are required. This research aims to present the results of the study carried out at the School of Communication, Public Management and Tourism - Polytechnic Institute of Bragança. The following data collection instruments were used: IL-HUMASS questionnaire and interviews. The questionnaire sample obtained represents 94.4% of the student’s population enrolled in the academic year 2018/2019. Results reveal that information research is ranked by students as the most important category and information treatment as the least important. Students achieve better development in information research and worse development in treatment and in communication and diffusion of information. Regarding preferred learning sources, classroom stands out, academic library comes up as significant source in the information communication and diffusion category, and self-learning in the information evaluation category. A higher percentage of self- efficacy deficits than of IL competence motivation is identified; students are motivated to acquire and develop those competences, but they have little mastery of it. Interviewees indicate collaboration between teachers and information professionals (librarian) as fundamental. It is concluded that the learning of information literacy skills is a relevant theme for students. All in all, a proposal for the implementation of an IL training program was developed, considering that the 21st century academic libraries must play a fundamental role in the students’ educational success.
- III Jornadas Internacionais de Tunas (JiT23): livro de resumosPublication . Pais, Clarisse; Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, VitorLivro de resumos das III Jornadas Internacionais de Tunas (JiT23), realizadas nos dias 24 a 26 de março de 2023.
- D.R.E.A.M. App to Promote the Mental Health in Higher Education StudentsPublication . Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Pinheiro, MarcoThis paper presents the development process of the mobile App D.R.E.A.M., Design-thinking to Reach-out, Embrace and Acknowledge Mental health, which is a tool for self-assessment and self-care in promoting the mental health of higher education students. In Portugal, the program for promoting Mental Health in higher education advocates the development and use of digital tools, such as apps and/or social networks and platforms, aimed at promoting wellbeing and with the potential for use to be more accessible to higher education students. The objective of this app is to promote the mental health and wellbeing of higher educa- tion students. Design Thinking was used as the methodology for building the app, which was developed using a combination of low-code/no-code tools, Flutter/Dart coding, and Google’s Firebase capabilities and database functionalities. In the first semester of the 2023/2024 academic year, 484 students downloaded the app, and 22 emails were received for psychological consultations. A dynamic update of the app is required, with modules on time management and study organization, struc- tured physical activity programs, development of socio-entrepreneurial skills, and vocational area.
- Gestão da informação científica e repositórios: o caso da Biblioteca Digital do IPBPublication . Pais, Clarisse; Alves, Albano; Rodrigues, OrlandoOs repositórios institucionais são estruturas de apoio à investigação que promovem a integração, a partilha e o acesso aberto à produção científica realizada e produzida pela comunidade académica. São ainda um garante para a preservação da memória intelectual e da investigação aplicada de referência. Os repositórios institucionais revestem-se de uma importância cada vez maior para as instituições enquanto produtoras de ciência e de conhecimento. Servem como plataformas gestoras de informação e contribuem para uma maior visibilidade da instituição, dos autores e da própria produção científica. Acrescem ainda fatores organizacionais, como sejam o da preservação, integração e armazenamento da informação. Graças à tecnologia digital os repositórios podem ser interoperáveis com diversos sistemas. No caso da Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança, existe interoperabilidade com a plataforma de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente.
- Construir um Portal de Investigação para a Ciência Aberta com o software VIVO – o caso o projeto PortAberta da UMinho e do IPBPublication . Pais, Clarisse; Principe, Pedro; Saraiva, Ricardo; Truta, RaquelO projeto PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta – tem como promotores a Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). A iniciativa surge com o propósito de colmatar uma necessidade partilhada de estabelecer um sistema CRIS e um Portal de Investigação, como ferramentas para apoiar e reforçar a afirmação na investigação e inovação alicerçada em sistemas de software aberto, sob os princípios da Ciência Aberta e alinhado com as iniciativas nacionais, assegurando a sustentabilidade à operação e a sua relevância como uma boa prática a nível nacional e europeu. O “Portal de Investigação para a Ciência Aberta” em desenvolvimento no quadro da operação SAMA de modernização PortAberta, surgiu com o objetivo de disponibilizar “Portais de Investigação” que facilitem o acesso, a consulta e a utilização da informação da Investigação na UMinho e IPB, quer internamente pelos seus membros e órgãos, quer externamente, promovendo a visibilidade, o impacto da atividade e dos resultados de I&D. Estes portais de investigação da UMinho e do IPB serão operacionalizados através da implementação do software VIVO. O VIVO é um software de código aberto, apoiado pela Comunidade Lyrasis, para representar a atividade académica e científica de investigadores, instituições, centros de investigação e projetos. A operacionalização do software VIVO apoia a edição, pesquisa, navegação e visualização da atividade académica e científica individual e institucional, encorajando o registo académico e a avaliação do impacto dos resultados de investigação. Na prática, o software VIVO é um sistema de gestão de informação académica e cientifica que se apresenta com as seguintes funções: . Acesso online – o VIVO disponibiliza um portal online onde é possível consultar a Comunidade Académica, o seu trabalho e as suas interligações. . Obtenção de dados – disponibilização de determinados dados conforme as permissões atribuídas aos diferentes intervenientes. . Controlo de acesso – possibilidade de autenticação através de Shibboleth ou com base em palavra-chave A nível da arquitetura, o VIVO depende de vários componentes de software de código aberto Fundamentalmente, a VIVO baseia-se no Vitro1. VIVO adiciona uma coleção de ontologias para representar dados sobre o sistema académico. O Vitro é um motor de web semântica de código aberto, de uso geral, sendo a plataforma de desenvolvimento de aplicações subjacente ao VIVO. Por último, o VIVO, como sistema de gestão de informação académica e científica, recolhe e armazena dados estruturados sobre unidades de investigação, pessoas (docentes, investigadores), projetos e resultados de investigação (publicações, dados, patentes). Esta recolha pode ser feita de forma automática a partir de sistemas locais, tais como os serviços de Recursos Humanos, ou a partir de sistemas externos como o CienciaVitae, agregadores de publicações, projetos e/ou agências de financiamentos. Esta apresentação, para além de apresentar o software VIVO e o caso de uso do PortAberta, irá explicitar as principais razões para a opção por este software para o desenvolvimento de portais de investigações em Instituições de investigação e Ensino Superior em Portugal.
- Teaching Crossroads: 15th and 16th IPB Erasmus WeeksPublication . Silva, Elisabete Mendes (Ed.); Pais, Clarisse (Ed.); Pais, Luís S. (Ed.)Education has undergone many changes and adaptations due to the uncanny times we live in caused by the pandemic that spread to the world in the first months of 2020. Speaking and writing about the effects of Covid-19 in all areas of life has become a common practice if one thinks of the numerous reports and news put forth by the media about the impact of the virus on people, on the economy, on work and school. No one knows for sure the consequences of Coronavirus. We can only focus and reflect on its short-term effects. Apart from realising that Covid-19 has taken its toll on people, it has forced us to readjust our lives in an unforeseeable way. Working and studying from home became a common practice of life put on hold. Lockdowns, enforced differently by the governments, have tried to bring the pandemic under control to drop transmission rates. In addition, they have dictated (the temporary) course of education and business. Online classes, online meetings, via Zoom or the Microsoft platform Teams, for instance, have given way to a virtual environment to which schools and universities had to adhere. To avoid letting ourselves to be under the sway of Covid-19, we have to carry on with our so-called normal lives, under all accepted constraints, and try to deal with this new situation the best we can. That means that one has to continue teaching, learning and doing research in the search for knowledge, new challenges to unravel less explored fields, and, ultimately, to find a balance between life and work. Starting this preface with the mention of the pandemic was neither innocent nor purposeless. As teachers and researchers, we felt we had to convey a message to all the people involved in the field of education and research. We must resolutely not fear the virus and fight it by doing what we know best. Despite the need to abide by safety rules, we have to continue working. Regarding education, we can already draw some conclusions about the effects of the pandemic throughout these last ten months. Schools and universities have made all the efforts to overcome the constraints caused by Covid-19, facilitating the work of teachers/lecturers, educators, and researchers by fostering collaborative work and technology-enhanced learning. If, on the one hand, many complained about a myriad of negative aspects, namely the reduction of class interaction, technological devices and network problems, on the other, some bravely embraced the idea of going online, despite all the obstacles they would encounter. Overall, everyone adapted and continued working, upholding their beliefs in democratic education. Conferences have also been postponed, cancelled, or transferred to an online context. The Erasmus Week, which was to be held at the IPB in May this year, was regretfully cancelled. Teaching Crossroads was not put off by the virus. It hasn’t stopped the publication process since May last year. As such, we are pleased to have this year’s edition ready, comprising some of the works presented during the 15th and 16th IPB Erasmus Weeks. Finally, we would like to thank the authors who kindly sent us their works to be published, undergoing a thorough review process. Consequently, our last word of appraisal goes to the reviewers who helped us to keep the quality level we aim to maintain. We do hope that both students and teachers enjoy reading the texts published in this number, in the sense they find common teaching intersections that will benefit them throughout the teaching-learning process.
- I Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais: livro de resumosPublication . Vaz, Josiana A.; Ferro, Amadeu; Pais, Clarisse; Pimentel, Maria Helena; Ricardo, SaraEste livro contém os resumos do I Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais, realizado nos dias 28 a 30 de Outubro de 2016, no Instituto Politécnico de Bragança