Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Animação turística como fator implícito da procura turística
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla Pinto
    O principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animação turística, como uma componente da oferta existente na região de Alto Trás-os-Montes, com as suas características únicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleição do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da temática da animação turística, a abordagem assenta na importância da animação turística, suas finalidades, modalidades, contribuição para o aumento das taxas de ocupação de uma região, o animador turístico e as empresas de animação turística.
  • Animação turística como fator de eleição e de atração de um destino
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Cardoso, Carla Pinto; Fernandes, Paula Odete
    O destino turístico é considerado como um conjunto de bens e serviços disponíveis num local e que se combinam por forma a proporcionar uma experiência ao visitante (Murphy, Pritchard & Smith, 2000). A sua eleição é influenciada por duas categorias de fatores, tendo em conta a perceção dos viajantes: os fatores push associados às motivações, necessidades e interesses individuais; e os fatores pull associados às características, atrações e atributos do próprio destino (Klenosky, 2002). As atrações são consideradas a principal razão da visita a um destino, proporcionando atividades e experiências e uma forma de recolha de informação sobre o consumo turístico (Richards, 2002). Complementarmente, a animação turística existente no destino “proporciona uma melhor forma de estar, física e psíquica, a um determinado grupo de pessoas, permitindo a sua participação num determinado conjunto de atividades” (Almeida, 2004, p. 24). Nesse sentido, encontra-se em curso uma investigação que tem por objetivo analisar o contributo da animação turística como fator de eleição e de atração da região Alto Trás-os-Montes
  • Promoção de atividades de animação turística nas páginas de Facebook dos municípios das Terras de Trás-os-Montes
    Publication . Cabeceiro, Daniela Maria Venceslau; Esteves, Elsa Tavares; Morais, Elisabete Paulo
    A Animação Turística é cada vez mais importante no setor do turismo, quer em estabelecimentos hoteleiros quer nos municípios. Assim, é imperativo que as atividades de animação turísticas estejam disponíveis aos turistas aquando da ocupação dos seus tempos livres. Atualmente a internet é o meio de comunicação mais viável que existe, e consequentemente é o meio de promoção mais eficaz. Como o Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo para a promoção do turismo, é extremamente importante que os municípios o usem para promover as suas atividades. Assim, a presente investigação tentou perceber se os municípios pertencentes às Terras de Trás-os- Montes promovem na sua página de Facebook algum tipo de atividade de animação turística. Para isso, foi feita uma pesquisa às publicações de cada município no Facebook no período de 09/06/2017 até 09/06/2018. Concluiu-se que todos os municípios promovem atividades de animação turística nas suas páginas de Facebook.
  • Animação turística como fator de eleição de um destino – estudo exploratório
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla Pinto
    O propósito do presente trabalho é apresentar e discutir os resultados de um estudo exploratório que foi desenvolvido no âmbito de um trabalho de investigação, cujo objetivo principal é analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino, ao nível da procura turística. Nesse sentido, o estudo exploratório teve a pretensão de construir o instrumento de recolha de dados, bem como a sua validação e determinação da fiabilidade, através do recurso ao Alpha de Cronbach. Para tal, inquiriram-se visitantes nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à região Alto Trás-os-Montes. Os constructos objeto de estudo foram os fatores de eleição do destino, os serviços prestados pela empresa de animação turística e os fatores de atração. Pelos resultados obtidos observou-se que o instrumento de recolha de dados construído foi validado e apresentou uma confiabilidade Alpha de Cronbach muito satisfatória, para cada constructo, o que permite a sua aplicabilidade.
  • Animação turística como fator de eleição de um destino - perspetiva do visitante
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Cardoso, Carla Pinto; Fernandes, Paula O.
    O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM), na perspetiva do visitante. O estudo incluiu um total de 536 visitantes que se deslocaram à região em 2013/2014, tendo-se assumido um erro amostral de 4.2% e um nível de significância de 5%. Face ao objetivo do estudo, optou-se por uma metodologia, com abordagem quantitativa, que permitisse dar resposta às hipóteses de investigação formuladas, com recurso ao inquérito por questionário, como instrumento de recolha de dados. Realizou-se um estudo exploratório (pré-teste) para validar a consistência interna do instrumento utilizado, tendo sido o mesmo aplicado aos visitantes, nacionais e estrangeiros, praticantes ou não de atividades de animação turística na região em estudo. Para o tratamento dos dados utilizaram-se diversas técnicas, nomeadamente, análise descritiva, matriz importância versus satisfação, análise fatorial exploratória, análise inferencial, análise de clusters e a aplicação do modelo probabilístico Logit. Com o presente estudo foi possível, através da análise fatorial exploratória, identificar os fatores de eleição do destino ATM, a saber: fatores motivacionais - ‘Competências Socio e Interculturais’, ‘Relacionamento e Vivências Interpessoais’, ‘Conveniência e Lazer’ e ‘Escape e Autorrenovação’; fatores de atração - ‘Acolhimento e Qualidade dos Serviços’, ‘Animação e Atrações Turísticas’, ‘Facilitadores e Promotores da Viagem’ e ‘Encantos Rurais’. Por outro lado com a aplicação da análise de clusters identificaram-se cinco grupos homogéneos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores Regionais’; ‘Indiferentes’; ‘Jovens Aventureiros’. Ainda, os principais resultados permitiram concluir que as ‘atrações naturais’, a ‘hospitalidade’ e a ‘simpatia das pessoas’ são os fatores que posicionam favoravelmente a região como destino turístico. Os visitantes são atraídos por motivos culturais que permitem o desenvolvimento de ‘competências socio e interculturais’ e pelo ‘acolhimento e qualidade dos serviços’ do destino. As atividades de animação turística contribuem positivamente para a experiência turística, apesar de não serem consideradas como um fator prioritário de eleição do destino. Tendo por base o modelo Logit verificou-se que o destino turístico Ribeira de Pena foi o que apresentou um modelo com qualidade de ajuste mais satisfatória.