Loading...
52 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 52
- Perfil dos cidadãos que realizam actividades de mototáxi e sua influência nos acidentes de trânsitoPublication . Catolo, Valentim Chilemo; Novo, André; Chaves, Josias Justino Cambinja; Baptista, GoreteAngola tem-se deparado com um aumento de acidentes de trânsito envolvendo mototaxistas (cidadãos taxistas que usam veículos de duas rodas). Este meio tem vindo a ganhar credibilidade por parte da população, fazendo cobertura onde não existem transportes públicos, sobretudo nas zonas de difícil acesso bem como em projectos de novas urbanidades e não só. O exercício desta actividade sem um perfil definido permite o crescimento de acidentes de trânsito de forma galopante, sendo um problema de saúde pública
- Manual de normas para elaboração da dissertação de mestrado. [Instituto Superior Jean Piaget Benguela]Publication . Baptista, GoreteO presente Documento Normativo pretende garantir uma certa uniformidade da qualidade na redacção da Dissertação de Mestrado, adaptado às directrizes utilizadas no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget Benguela (ISPJPB), para a redacção de trabalhos de fim de curso. A Dissertação consiste num requisito obrigatório para a obtenção do título académico de Mestre. Trata-se da comunicação dos resultados de uma pesquisa científica e de uma reflexão que versa sobre um tema único e delimitado. Deve ser elaborada de acordo com as diretrizes metodológicas, técnicas e lógicas do trabalho científico.
- O enfermeiro e a relação de ajuda ao doente terminal: revisão sistemáticaPublication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana MariaOs cuidados ao doente em fim de vida tornam-se difíceis de suportar pelas pessoas envolvidas, pois, para além da sobrecarga física, existe um grande desgaste psicológico e emocional, pelo que se torna importante um acompanhamento e apoio por parte dos profissionais de saúde. A relação de ajuda é uma Intervenção de Enfermagem, desempenhando um papel central na resposta às necessidades concretas do doente em fim de vida e sua família. Objetivou-se agregar as competências de RA como pilar dos cuidados à pessoa em contexto de terminalidade
- Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativaPublication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria JoséA dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperativo que os profissionais que trabalham em cuidados paliativos sejam detentores de competências humanísticas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humanística do cuidado, as quais enfatizam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holístico, indo além das necessidades físicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais.
- Desenvolvimento de potencialidades na pessoa portadora de cancroPublication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Vicente de Castro, FlorêncioA doença em si não transforma necessariamente a pessoa em doente. A doença reside no indivíduo que não tem criatividade e que não se adapta perante alterações de regras preexistentes para ele, sejam de natureza biológica, psicológica ou social (Agra, 1990). Ao acontecer a doença, o indivíduo que tende a viver em estado de homeostasia sofre um desequilíbrio e, perante tal situação de crise, tende a procurar um novo restabelecimento do seu equilíbrio. Assim, o desequilíbrio pode ser positivo ao implicar mudanças que muitas vezes se traduzem num carater evolutivo. Podemos refletir que a doença crónica não impossibilita a pessoa de viver mentalmente saudável, emergindo a possibilidade de criar uma nova forma de estar na vida em relação consigo próprio e com os outros, sendo necessária a mobilização dos seus recursos potenciais e do suporte social disponível, ou seja, tende à autoatualização.
- Prevalência da Covid-19 e perfil dos profissionais de saúde infectados no município de BenguelaPublication . Catraio, Isabel Talina F. Ferreira; Baptista, Gorete; Nguelessi, Marcelina BernardoOs profissionais de saúde constituem um grupo de risco para a COVID-19 por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados com SARS-CoV-2. O objetivo do estudo foi estimar a prevalência da COVID-19 em profissionais de saúde do município de Benguela no período de Setembro de 2020 a Setembro de 2021 e analisar o perfil dos profissionais infetados. Realizado estudo descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa, através da análise documental. Aplicado Formulário de Investigação de Casos de COVID-19. Registaram-se 975 casos, destes apenas 28 foram diagnosticados em profissionais de saúde, com uma prevalência de 2,9%, idades compreendidas entre 21 e 65 anos prevalecendo o sexo feminino (57%) e 36% dos eram enfermeiros.
- A mulher com cancro da mama: apoio psico socialPublication . Galvão, Ana Maria; Baptista, GoreteO cancro da mama é considerado uma doença da civilização atual, sendo o tumor maligno que mais afeta a mulher, com cerca de 6000 novos de casos e 1600 mortes por ano em Portugal, sendo a principal causa de morte precoce (antes dos 70 anos) nas mulheres. Devido à sua elevada incidência e mortalidade, faz parte das doenças que mais medo e preocupações causam nas mulheres. A realização de rastreios possibilita uma deteção e tratamento cada vez mais precoces, permitindo dessa forma a sobrevivência mais longa. No entanto, quer o diagnóstico como o seu tratamento são contextos muito problemáticos e de difícil aceitação para a mulher, sendo importante compreender que a experiência de adoecimento é permeada de valores e significados subjetivos. Por essa razão, há mais de duas décadas que se tem vindo a verificar uma maior atenção, por parte da comunidade científica, aos aspetos psicológicos da mulher afetada pelo cancro da mama
- Prevalência e classificação da má nutrição em crianças menores de cinco anos do município de Benguela - AngolaPublication . Catraio, Isabel Talina F. Ferreira; Baptista, Gorete; Pereira, Ana Maria Geraldes RodriguesMá nutrição é um grave problema de Saúde Pública no mundo, sendo a segunda causa de morte em crianças menores de cinco anos, sobretudo em países com pobreza extrema. O estudo teve como objectivos descrever a prevalência e classificar a Má nutrição em crianças menores de cinco anos do Município de Benguela, em 2018. Foi desenvolvido um estudo epidemiológico transversal, do tipo descritivo-observacional e de abordagem quantitativa, em trinta bairros. A amostragem foi probabilística, aleatória simples, por conglomerado, tendo sido seleccionadas dez casas por bairro, obtendo uma amostra de 387 crianças. Utilizou-se fita métrica, balança electrónica, infantómetro e a Tabela Padrão OMS (2006) sobre relação Peso/Altura. Foram identificadas 72 crianças com Má nutrição (18,6%), das quais 39 (54,2%) com Má nutrição Aguda Severa (MAS) e 33 (45,8%) com Má nutrição Aguda Moderada (MAM). A Má nutrição Infantil ainda constitui um grande desafio no Município de Benguela, no que concerne à magnitude e às consequências que interferem negativamente no crescimento, no desenvolvimento e na sobrevivência infantil. Um diagnóstico adequado é essencial, para que uma terapia nutricional individualizada seja iniciada precocemente. As medidas de prevenção da Má nutrição passam pelo fortalecimento e desenvolvimento das práticas de alimentação infantil, sendo necessária uma mobilização articulada dos órgãos governamentais e não-governamentais, no âmbito da Saúde.
- Conhecimento e perceção dos profissionais de saúde sobre higienização das mãos em unidades do doente críticoPublication . Martins, Matilde; Amorim, Lúcia Filomena Macedo; Baptista, GoreteA prática mais simples e eficaz na prevenção das Infeção Associada aos Cuidados (IACS) de Saúde continua a ser higienização das mãos. Neste estudo pretendemos analisar o conhecimento e a perceção dos profissionais de saúde sobre a higienização das mãos no Serviço de Urgência (SU) e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) de um Centro Hospitalar do Norte de Portugal. Foi um estudo transversal analítico, realizado em 88 profissionais de saúde. Recorremos ao questionário adaptado da OMS, “Perceção e Conhecimentos dos profissionais de saúde sobre higiene das mãos e suas implicações na IACS”. O estudo obteve parecer favorável da comissão ética (n.º 52/2019). Nos resultados verificámos que os médicos têm um melhor conhecimento (18.7%) e a sua perceção do conhecimento é maior na UCIP. Os profissionais da UCIP e as mulheres possuem mais conhecimentos. O conhecimento vai aumentando até aos 5 anos de serviço, nos dois serviços.
- Avaliação da prescrição médica de antibióticos em mulheres grávidas internadas na maternidade do Hospital Geral de BenguelaPublication . Chipango, Agostinho Finde; Baptista, GoreteA prescrição médica é o acto de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente com a respectiva posologia (dose, frequência de administração e duração do tratamento). Ela constitui os alicerces para que se alcance a racionalização, a qualidade e a segurança da terapia farmacológica (Silva 2012). Na gravidez, a mulher passa por diversas transformações morfofisiológicas influenciadas pela presença do feto. Neste sentido, é válido lembrar que a exposição da mãe a medicamentos é estendida ao feto e os efeitos sobre ele (morte, aborto ou malformações vão depender de factores relacionados ao/com o fármaco, do período gestacional, da frequência e dose utilizada (Oliveira 2014); O uso racional de medicamentos é indispensável para a garantia da qualidade e eficácia do tratamento.