Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Contextualização da licenciatura em design de jogos digitais no panorama português
    Publication . Barroso, Bárbara; Ribas, Daniel
    O Design de Jogos Digitais em Portugal é um fenómeno recente, tanto a nível empresarial como a nível académico, mas tem já alguns casos de sucesso a registar. Para além disso, existe um interesse crescente desde a perspectiva que considera os jogos como artefactos culturais, que têm implicações para além do produto de entretenimento em si. Foram criadas associações com o intuito de ligar entre si profissionais e académicos que partilham este interesse sobre os jogos digitais. No ano lectivo de 2009/2010, dois Institutos Politécnicos vêem aprovadas, pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior, as primeiras licenciaturas na área dos jogos digitais: Design de Jogos Digitais, no Instituto Politécnico de Bragança, e Engenharia de Desenvolvimento de Jogos Digitais, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave. É também colocada em funcionamento uma pós-graduação em Design de VideoJogos, na Escola Superior de Arte e Design.
  • Configuração de uma licenciatura em design de jogos digitais
    Publication . Barroso, Bárbara; Ribas, Daniel; Lopes, Rui Pedro
    O presente artigo pretende dar a conhecer o trabalho de estruturação da licenciatura em Design de Jogos Digitais, plano autorizado a funcionar no ano lectivo de 2009/2010, focando tanto aspectos técnico-científicos como pedagógicos. Para tal,analisa a pertinência deste 1º ciclo na actualidade, enquadra-o no espaço europeu de ensino superior, fundamenta a estrutura curricular e metodologias de ensino e refere os blocos de competências que desembocam no plano de estudos, que, por sua vez, dá resposta a um perfil profissional específico. This paper describes the work of defining the programme in Game Design, offered by EsACT from 2009/2010 onwards, in regard to its technical, scientific and pedagogical characteristics. It analyses the relevance of this 1st cycle in today’s world, sets it in the European space of higher education, justifies the curricular structure and teaching methodologies, presents competencies’ blocs that translate into the study plan, which answers a specific professional profile.
  • Aprendizagem interdisciplinar no ensino superior: 1.ª semana de design de jogos digitais
    Publication . Barroso, Bárbara; Barbedo, Inês; Sousa, João Paulo
    A noção de interdisciplinaridade é polissémica. Existem diferentes interpretações de interdisciplinaridade em educação, fundamentalmente pelo facto de que os atores sociais, investigadores e formadores ou especialistas provêm de culturas distintas que alicerçam essa diferenciação. O conceito de interdisciplinaridade foi inicialmente desenvolvido no âmbito de debates científicos que procuravam a estruturação e hierarquização de disciplinas científicas, como se verifica em Delattre ou Koklemans, sendo mais tarde considerado uma categoria de ação, conforme se salienta em Sinaceur. Considerando que o pensamento interdisciplinar possibilita integrar o conhecimento de duas ou mais disciplinas para produzir um avanço cognitivo que seria improvável através de meios disciplinares únicos e que este pensamento não ocorre espontaneamente, sendo necessário tempo e apoio para que os alunos sintetizem conhecimento de um leque amplo de disciplinas e até ultrapassem diferenças de discurso entre áreas científicas, a 1.ª semana interdisciplinar de Design de Jogos Digitais (DJD) foi organizada como suporte a este tipo de aprendizagem. A semana interdisciplinar foi um período de cinco dias em que todos os estudantes da licenciatura em DJD, divididos por equipas, refletiram sobre o tema «Interligados» e deram resposta a um problema não estruturado considerando as três áreas fundamentais da licenciatura: game design, ciências da computação e artes visuais. Os fundamentos da abordagem desta semana interdisciplinar foram no sentido instrumental de interações externas, defendido por Klein, promovendo a busca de um saber funcional e utilizável face a questionamentos da sociedade contemporânea, através da integração do currículo. Esta integração implica não ser expectável que as respostas desenvolvidas pelos estudantes ao longo da semana cubram todas as áreas do currículo. Pelo contrário, cada grupo de trabalho baseou o seu projeto apenas nas áreas de aprendizagem relevantes às questões centrais da sua investigação e, portanto, cada grupo desenhou o seu percurso sem serem conhecidas a priori essas áreas. Coube ao corpo de docentes mediar este percurso através do foco orientado às questões específicas de cada grupo, ao processo metodológico e à construção de um saber processual com abertura e sem prescrição dos resultados. Tratou-se essencialmente de um processo dinâmico, cooperativo e evolutivo.