Loading...
20 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 20
- Caracterização territorial do desemprego registado em Portugal: aplicação da análise de clustersPublication . Nunes, Alcina; Barros, ElisaApesar da discussão em torno da taxa de desemprego nacional, pouco se conhece quanto à distribuição territorial das características dos desempregados registados nos centros de emprego mesmo que o conhecimento dessa distribuição possa ser de utilidade crucial no desenvolvimento de políticas públicas adequadas de combate ao desemprego. Este artigo procura ultrapassar tal lacuna, recorrendo à análise de clusters. A metodologia referida procurar encontrar grupos de unidades territoriais NUTII) que apresentem as mesmas características para os desempregados registados. Os resultados permitem concluir pelo agrupamento dos distritos portugueses em quatro grandes grupos, com uma distinção clara entre o Norte e o Sul e ainda o litoral e o interior de Portugal Continental, assim como uma alteração no perfil regional de desemprego registado.
- Desemprego registado em Portugal por NUTIII: aplicação da análise de clustersPublication . Nunes, Alcina; Barros, ElisaA distribuição regional das características individuais dos desempregados registados é de importância vital para o desenvolvimento de políticas públicas que combatam o fenómeno do desemprego, especialmente em períodos de contracção económica. Neste trabalho de investigação a metodologia de data mining e em particular a análise de clusters permite encontrar grupos territoriais regionais – considerando como unidade territorial base as regiões administrativas NUTIII - que partilham as mesmas características para os desempregados registados. Tais agrupamentos permitem uma melhor compreensão do problema e a apresentação de possíveis soluções. Os resultados permitem concluir por uma distinção do perfil de desempregado entre o norte e o sul do país e entre o interior e o litoral. Permitem ainda concluir que a crise económica teve impactos na distribuição geográfica do perfil de desempregado registado.
- Portuguese regional unemployment patterns: a k-means cluster analysis approachPublication . Nunes, Alcina; Barros, ElisaThe k-means cluster analysis technique is an important ally in the study of economic patterns in a multivariate framework. Aware of its analytical importance this paper adopts such method of study to identify groups of Portuguese administrative regions that share similar patterns regarding the characteristics of unemployed registered individuals. The regional distribution of the unemployed individual characteristics is of core importance for the development of public policies directed to fight the unemployment phenomenon, especially in times of crisis. Preliminary results show a clear division of the territory into four regions – north and south and urban and rural areas - that stresses the importance of designing well-directed public labour policies.
- Unemployment similarities among portuguese regions - a cluster analysis approachPublication . Barros, Elisa; Nunes, AlcinaThe regional distribution of the unemployed individual characteristics is of core importance for the development of public policies that can fight the unemployment phenomenon, especially in times of crises. The data mining cluster methodology allows finding groups of regional areas that share the same characteristics for the register unemployed and, therefore, helps in a better understanding of the problem and possible solutions. Preliminary results for the Portuguese regions show a clear division of the territory among four regions – north and south and urban and rural areas of the country – concerning individual characteristics such the gender, age, education or unemployment duration. These results have policy consequences.
- Evolução do desemprego regional em Portugal entre 2004 e 2009: aplicação da análise shift-sharePublication . Nunes, Alcina; Barros, ElisaNos últimos anos, devido a condições económicas adversas, tem-se verificado um crescimento do desemprego registado em Portugal. O crescimento do número de desempregados registados nos serviços nacionais de emprego em Portugal é não só uma realidade nacional, mas também um problema que tem afetado, de diferente forma, as regiões que compõem o território continental. Adicionalmente, têm-se verificado alterações ao nível das caraterísticas que definem o perfil do desempregado em cada uma das NUTII (Nomenclaturas de Unidades Territoriais) em que se divide a economia. De forma a analisar a evolução do desemprego registado, combinando a realidade nacional com as caraterísticas estruturais e regionais associadas ao fenómeno, adota-se a metodologia shift-share. A divisão da variação do desemprego registado, entre 2004 e 2009, nas componentes nacional, estrutural e regional permite concluir que, se em algumas das regiões nacionais o fenómeno do desemprego acompanha a tendência nacional, noutras esse fenómeno tem evoluído por motivos intrinsecamente regionais ou estruturais.
- A comparative study of two optimization clustering techniques on unemployment dataPublication . Barros, Elisa; Nunes, Alcina; Balsa, CarlosAn important strategy for data classification consists in organising data points in clusters. The $k$-means is a traditional optimisation method applied to cluster data points. Using a labour market database, we suggest the application of an alternative method based on the computation of the dominant eigenvalue of a matrix related with the distance among data points. This approach presents results consistent with the results obtained by the k-means.
- Estudo da evolução do desemprego regional em Portugal entre 2004 e 2009: aplicação da análise shift-sharePublication . Nunes, Alcina; Barros, ElisaNos últimos anos, devido a condições económicas adversas, tem-se verificado um crescimento do desemprego registado em Portugal. O crescimento do número de desempregados registados nos serviços nacionais de emprego em Portugal é, não só, uma realidade nacional mas, também, um problema que tem afectado, de diferente forma, as regiões que compõem o território continental. Adicionalmente, têm-se verificado alterações ao nível das características que definem o perfil do desempregado em cada uma das NUTII em que se divide a economia. De forma a analisar a evolução do desemprego registado, combinando a realidade nacional com as características estruturais e regionais associadas ao fenómeno, adopta-se a metodologia shift-share. A divisão da variação do desemprego registado, entre 2004 e 2009, nas componentes nacional, estrutural e regional permite concluir que se em algumas das regiões nacionais o fenómeno do desemprego acompanha a tendência nacional, noutras esse fenómeno tem evoluído por motivos intrinsecamente regionais ou estruturais.
- Aplicação da análise shift-share para análise da evolução anual do desemprego registado na economia portuguesa entre 2003 e 2010Publication . Nunes, Alcina; Barros, ElisaO crescimento do desemprego registado em Portugal é uma realidade incontornável que afecta as regiões continentais da economia portuguesa de diferentes formas. A análise do perfil regional do desempregado registado nos serviços nacionais de emprego é, assim, fundamental para caracterizar um fenómeno cujo combate exige medidas específicas dirigidas ao indivíduo, à região, aos sectores de actividade e à economia nacional como um todo. A disponibilidade de dados regionais para o fenómeno do desemprego registado em Portugal continental permite a adopção de técnicas de análise sobejamente aplicadas em estudos de outros fenómenos de âmbito regional. É o caso da metodologia shift-share aqui aplicada numa perspectiva dinâmica. Esta técnica de análise permite analisar a evolução do desemprego registado, combinando a realidade nacional com as características estruturais, relacionadas com a actividade produtiva, e regionais associadas ao fenómeno. A divisão da variação do desemprego registado, anualmente, para os anos de 2003 a 2010, nas componentes nacional, estrutural regional permite identificar as NUTII em que o fenómeno do desemprego acompanha a tendência nacional (Norte e Centro) ou tem evoluído por motivos intrinsecamente regionais (Alentejo e Algarve) e/ou estruturais (Algarve).
- Modelação matemática de epidemiasPublication . Plácido, Sara C.M.; Silva, João; Balsa, Carlos; Nunes, Alcina; Barros, ElisaUma epidemia é um problema de saúde pública sendo importante modelar a sua propagação para que se possa atuar sobre ela. Para realizar a modelação existem duas grandes classes de com origem no modelo predador-presa (Lotka-Volterra), utilizam equações diferenciais para modelar o (de)crescimento das populações envolvidas. Estes modelos são o modelo Suscetíveis-Infetados (SI) e o modelo Suscetíveis-Infetados- -Recuperados (SIR) nas suas três variantes, simples, baseado em equações algébricas e com atraso, que, neste trabalho, foram implementados em Matlab para modelar casos propostos na literatura. Os resultados permitem compreender a evolução geral de uma epidemia em função de certos fatores determinantes como é o caso do período de contágio e da taxa de contágio da doença. Os modelos estocásticos utilizam informação estatística sobre a população afetada para gerar padrões que facilitam a sua análise. Neste estudo, foram aplicados modelos estocásticos, designados de modelos de duração não paramétrica, para modelar a propagação da gripe em Portugal entre novembro de 2010 e maio de 2011. Conclui-se que existem certas características populacionais, como os hábitos tabágicos, que potenciam o risco de contágio. Verifica-se, também, que outras características, como o género ou meio de transporte habitualmente utilizado, não influenciaram a tendência para o contágio, no período considerado.
- The use of ore microscopy data for flotation process control by means of a liberation model - a case studyPublication . Barros, Elisa; Leite, Mário; Cavalheiro, AbílioAny realistic description of ore processing dealing with a particulate system requires an adequate characterization of it properties, mainly particle size and grade,because these are the most important variables that influence the performance of a mineral processing separation, such as froth flotation. Experience has shown that an appropriate model for liberation of solid phases must always integrate all available mineralogical data by comminution. The present work aims too describe a case study for calibration of a liberation model with data obtained from semi-quantitative mineralogical analysis (ore microscopy). For the specific case of random comminution, a limit probability argument is used to justify the introduction of Euler's Beta Law as well-suited tool for describing the liberantion state of a comminuted ore, because it is able to predict the grade distribution of a given iso-size fraction of such particulate system.