Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 81
  • El desarrollo sostenible: nuevos retos para la contabilidad y la gestión
    Publication . Ribeiro, Nuno A.; Monte, Ana Paula; Fernandes, António B.; Leite, Joaquim; Alves, Jorge; Lopes, Jose; Fernandes, Paula Odete
    La ‘Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible’ de la ONU insta a todos los sectores de la sociedad a trabajar en torno al concepto de sostenibilidad. Esta motivación es lo suficientemente fuerte para estimular la reflexión y el debate entre la comunidad científica y los profesionales. Este documento tiene como objetivo hacer una breve revisión de la literatura más reciente sobre el desarrollo sostenible, especificando los roles de la contabilidad y de la gestión. Los resultados muestran que el desarrollo sostenible y la creación de valor ambiental, financiero y humano requieren sólidos principios éticos y de responsabilidad social corporativa.
  • Determinantes da rendibilidade do ativo e a estrutura de capitais - estudo aplicado a PME portuguesas
    Publication . Monte, Ana Paula; Fernandes, António B.
    Os fatores que determinam a estrutura de capitais, entre as grandes empresas, têm sido alvo de intensa pesquisa nas últimas décadas, porém os estudos sobre as pequenas e médias empresas (PME) são mais escassos. O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as determinantes da rendibilidade da empresa medida pela rendibilidade do ativo total, tomando em consideração as teorias e determinante da estrutura de capital das PME portuguesas. A amostra foi constituída por empresas 1024 empresas localizadas no interior norte e centro de Portugal, com dados financeiros respeitantes ao período de 2006 a 2009. Os resultados indicam que a rendibilidade do ativo destas PME, do interior de Portugal, é influenciada positiva e estatisticamente significativa pela estrutura de capital da empresa e negativamente pelos resultados transitados. A dimensão das empresas apresenta coeficiente negativo e estatisticamente significativo contrariamente ao esperado.
  • Factores influenciadores e formas de cooperação universidade–empresa: um estudo empírico
    Publication . Franco, Mário; Fernandes, António B.
    A cooperação universidade-empresa é frequentemente apontada como uma estratégia viável para a transmissão do conhecimento das instituições de ensino superior para o tecido empresarial, com o consequente desenvolvimento das regiões/países. Assim, pretende-se com o presente trabalho analisar o fenómeno da cooperação entre uma instituição do ensino superior – Instituto Politécnico de Bragança (IPB) - e o tecido empresarial desta região de Portugal. Para alcançar este objectivo, procedeu-se a um estudo empírico com base em dados primários e recolhidos através de um questionário e de uma entrevista semi-formal realizada a um ex-aluno desta instituição. Com base no modelo de regressão logística proposto para este estudo, os resultados revelaram que as variáveis como o sexo, idade e a escola onde se lecciona, dentro da instituição de ensino superior seleccionada, influenciam a capacidade de cooperação dos docentes no tecido empresarial. Algumas implicações teóricas e práticas para os docentes/investigadores e empresários/gestores são também apresentadas.
  • Os benefícios fiscais à interioridade em Portugal – diferenças na sua utilização em função da dimensão e do setor de atividade das empresas
    Publication . Fernandes, António B.; Serrasqueiro, Zélia Maria da Silva
    No presente trabalho de investigação pretendeu-se analisar se existem diferenças na utilização dos Benefícios Fiscais à Interioridade (BFI) em função da dimensão e do setor de atividade das empresas do interior de Portugal. Para o efeito, recolheu-se Informação Empresarial Simplificada dos anos de 2006-2009 de 1024 empresas dessa região. Teve-se por base a Lei n.º 171/99 de 18 de Setembro, criada para combate à desertificação humana e empresarial das zonas do interior de Portugal. Com base na revisão e sistematização da literatura, foram construídos e incluídos nas hipóteses de investigação indicadores que estão na base do processo dos benefícios fiscais à interioridade, nomeadamente a dimensão da empresa e o setor de atividade. A evidência empírica permitiu comprovar a existência de diferenças, estatisticamente significativas, na utilização dos BFI, em função da dimensão da empresa bem como do seu setor de atividade.
  • The influence of academic staff’s personal and professional characteristics on the decision to cooperate with industry
    Publication . Franco, Mário; Haase, Heiko; Fernandes, António B.
    University–industry cooperation is important for economic development, particularly at the regional level. Despite this relevance, there is still a lack of understanding regarding the underlying factors that drive the transfer of knowledge and technology. Therefore, this research aims to identify factors related to academic staff’s personal and professional characteristics that influence the decision to cooperate with industry. To attain this objective, we built up a unique dataset of academic staff, based on a survey of the total population of a higher education institution in Portugal. Based on a logistic regression, the results reveal that variables such as gender, age and the school influence academic staff’s propensity to cooperate with the business sector. We present theoretical and practical implications for academics, policy-makers and practitioners.
  • Eficiência da iluminação pública – lâmpadas vapor de sódio de alta pressão v. tecnologia LED
    Publication . Salvador, Eduardo Augusto Diz; Fernandes, António B.; Ribeiro, Nuno A.
    O trabalho teve como principal objetivo a análise da comparação dos gastos entre duas variantes para a substituição das luminárias, da iluminação pública em fim de vida, tendo como referência a cidade de Macedo de Cavaleiros. Não se pretende elaborar qualquer comparação com as características técnicas nem com a repartição de benefícios entre autarquias e concessionários das redes de iluminação pública. Na escolha da melhor opção teve-se por base o critério CAL – Custo Atual Líquido uma vez que apenas foram comparados os gastos com as duas variantes. Pelo critério utilizado verifica-se que a opção mais favorável, em termos económicos, é a tecnologia LED. Dado que foram estimadas duas variáveis, a variação da tarifa e o preço das luminárias, foi elaborada uma análise de sensibilidade a qual indica que a instalação de tecnologia LED torna-se ainda mais favorável com as variações das variáveis utilizadas na análise de sensibilidade.
  • Finanças pessoais: atitude e comportamento de gestão
    Publication . Marinho, Catarina Isabel Correia; Fernandes, António B.; Monte, Ana Paula
    O presente estudo aborda o tema das finanças pessoais, nomeadamente as atitudes e comportamentos dos indivíduos face ao endividamento. Assim, tem-se como objetivo apurar se os conhecimentos apreendidos fazem com que os indivíduos se tornem mais conscientes das suas decisões financeiras. Desta forma, como abordagem metodológica a utilizar para o desenvolvimento do presente estudo de investigação, foi a metodologia quantitativa, através de inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 422 indivíduos residentes Portugal Continental e Região Autónoma dos Açores. No processo de recolha de dados foi utilizado o formulário online, através do google docs, uma vez que existe uma maior veracidade das respostas devido ao anonimato dos inquéritos e ainda pelo facto de este proporcionar grandes amostras e o alcance de amostras geograficamente dispersas. De uma forma geral, os resultados apurados pelo inquérito sugerem que, os portugueses têm atitudes positivas, evidenciando a importância atribuída à poupança e ao planeamento familiar mesmo que os mesmos não sejam feitos com regularidade. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados.
  • Modelos de avaliação de empresas: uma aplicação ao sector bancário de Cabo Verde
    Publication . Brito, Paulo Jorge Tavares de; Fernandes, António B.; Monte, Ana Paula
    Avaliar empresas é complexo, mas de extrema importância quer para quem as gere, as detém, ou para quem quer investir. Além da necessidade, por parte da gestão, em calcular o valor real da empresa, esta temática revela bastante importância para os acionistas e investidores, na medida que fornece elementos para aqueles que pretendem tomar decisões estratégicas e atrair novos investimentos. Embora haja trabalhos científicos sobre avaliação de empresas, principalmente nos países anglo saxónicos, a investigação empírica não é tão abundante, nomeadamente nos países de expressão portuguesa (com exceção do Brasil) e particularmente sobre empresas do setor financeiro. Tomando a seguinte pergunta de partida: “Existe discrepância entre os Book Values e os valores de mercado das empresas avaliadas?”, pretende-se proceder à avaliação de empresas do setor financeiro de Cabo Verde e averiguar se existe esta discrepância neste setor. Para tal foram selecionadas quatro das instituições bancárias sedeadas em Cabo Verde, para as quais se recolheu informação financeira e não financeira, retirada das páginas on-line dos bancos, relativa aos últimos dez anos. Para a avaliação foram adotados os métodos do Free Cash (FCF) e do Economic Value Added (EVA). Estes dois métodos são adequados para avaliar empresas financeiras e não financeiras. Bancos e instituições financeiras têm algumas características que são particulares em relação aos outros negócios. Por esta razão, as medidas de desempenho, quando aplicadas aos bancos, precisam ser modificadas para obter informação relevante. Da análise económica e financeira (histórica) realizada constata-se que a Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) foi a instituição que apresentou, em termos médios, uma gestão mais eficiente dos seus ativos e que o Banco Comercial do Atlântico (BCA) foi o que apresentou maior capacidade em gerar lucros a partir do seu capital próprio. Da aplicação dos métodos selecionados, conclui-se que, dos bancos analisados, a CECV é o banco com maior valor, seguido do BCA. De realçar ainda que, em todos os bancos, obtiveram-se EVA estimados negativos, o que poderá indiciar que a gestão destes bancos estará a destruir valor verificando-se discrepâncias entre o Book Values e os valores de mercado das empresas avaliadas. Conclui-se ainda que, de todas as variáveis analisadas, da demonstração de resultados previsional, a mais sensível é o produto bancário.
  • Cooperação universidade-empresa: algumas evidências empíricas
    Publication . Fernandes, António B.; Franco, Mário
    A cooperação universidade-empresa é frequentemente apontada como uma estratégia viável para a transmissão do conhecimento da universidade para o tecido empresarial, com o consequente desenvolvimento das regiões e dos países. Assim, pretende-se com o presente trabalho analisar a cooperação das instituições do ensino superior: IPB no tecido empresarial. Para alcançar estes objectivos, procede-se a um estudo empírico com base em dados primários por intermédio de um questionário aplicado a uma amostra aleatória de 123 docentes e de uma entrevista semi-formal realizada a um ex-aluno do IPB fundador de um spin-off. Os resultados revelam que as variáveis como o sexo, idade e a escola onde lecciona, influenciam a capacidade de cooperação dos docentes.
  • Determinação do multiplo price sales para avaliar empresas da divisão 55 - alojamento
    Publication . Carvalho, Juliana Filipa Teixeira; Monte, Ana Paula; Fernandes, António B.
    O presente trabalho visa apresentar uma metodologia de avaliação de empresas simplificada baseada no múltiplo Price-to-sales (PS) e no método Market Value Added (MVA), a partir dos valores agregados de uma divisão da CAE - rev3. Esta estima o valor dos capitais próprios usando valores agregados da divisão pelo método MVA e divide pelo valor agregado do volume de negócios, estabelecendo o múltiplo PS. Este múltiplo poderá ser usado por qualquer empresa que pertença à divisão. O método descrito foi aplicado à divisão 55 – Alojamento, uma vez que este é uma das atividades mais representativas no setor do turismo. O turismo em Portugal é dos que mais tem contribuído para as exportações e retoma da economia nos últimos tempos. Deste modo, acredita-se que encontrar uma metodologia simples e expedita para avaliar empresas da divisão 55 pode ser de interesse para todas as partes interessadas: investidores, gestores, proprietários, colaboradores, concorrentes, etc.