Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 48
  • Lexicologia: mutações teórico-metodológicas no séc. XX
    Publication . Araújo, Carla Sofia; Assunção, Carlos
    Lexicology, as the science of the lexicon of a language, is a recent discipline, having resulted, however, from a long tradition initiated by the thought of the philosophers of ancient Greece, who reflected on the origin of language and on the dialectic between thought and language and on how languages represent the world, but that was only formatted and validated as science in the second half of the twentieth century. The aim of this work is to demonstrate the main theoretical-methodological mutations of lexicology in the last half century, which led to its assertion as a science, and to describe some lexical onthologies that led to the development of databases for many languages in the world.
  • TIC no desenvolvimento das competências lexical e gramatical
    Publication . Araújo, Carla Sofia
    A competência lexical traduz-se no conhecimento e na capacidade de usar o vocabulário da língua e integra elementos lexicais e gramaticais. A competência gramatical diz respeito ao conhecimento dos fenómenos gramaticais da língua e à capacidade para os utilizar. Uma vez que a competência gramatical consiste na capacidade de compreensão e expressão de significado, a partir da produção e do reconhecimento de expressões e frases corretamente construídas conforme os princípios que regem a combinação dos elementos constitutivos das sequências significativas, a competência gramatical encontra-se claramente no centro da competência comunicativa. Deste modo, quando o objetivo é a promoção do conhecimento explícito, é recomendável um ensino sequencializado por nível de dificuldade, dado que algumas regras gramaticais serão mais fáceis de entender do que outras. Existem evidências na investigação sobre o processo de aquisição de L2 de que a aquisição gramatical ocorre de modo gradual e dinâmico. Por conseguinte, o ensino da gramática, quer em níveis iniciais quer em níveis avançados, revela-se útil, para desenvolver o conhecimento explícito da língua. Estudos recentes corroboram que o ensino de L2 deve proporcionar um contexto pedagógico-didático em que os estudantes adquiram a gramática de forma gradual e dinâmica, tendo em vista o uso do conhecimento gramatical na comunicação. Deste modo, a aprendizagem formal promove o conhecimento gradual sobre a língua de aprendizagem e pode colmatar lacunas decorrentes de contextos de aquisição pobres, ou seja, contextos em que fora da sala de aula o acesso à L2 é reduzido. Este trabalho, teoricamente ancorado na Linguística de Corpus e no ensino das línguas mediado pelas tecnologias, pretende apresentar sequências de ensino-aprendizagem a realizar por alunos de PLNM, visando o desenvolvimento das competências lexical e gramatical, através de ferramentas disponíveis na internet que podem ser utilizadas no desenvolvimento de materiais didáticos profícuos para o ensino do Português. Nesse sentido, utilizaremos o CINTIL (Corpus Internacional do Português), disponível online em http://cintil.ul.pt, que nos permitirá aceder a dados linguísticos reais, reveladores da influência positiva relevante que a utilização das TIC em contexto de ensino do Português Língua não Materna pode assumir, convocando as tecnologias para a aula de Português.
  • Variações conceptuais sobre o léxico na segunda metade do séc. XX
    Publication . Assunção, Carlos; Araújo, Carla Sofia
    This paper aims to highlight the conceptual diversity around the concept of lexicon as regarded by several authors while analyzing the changes that were operated in the language sciences in order to allow for the lexical domain to acquire primordial importance. Arising from research in the various disciplines of contemporary linguistics, the collection of several lexical items and its relationship with grammar is proposed. A description of the lexicon as a domain of interface will be undertaken in the following, showing that the description of the lexical universe requires the knowledge of other disciplines. The methodology that will be followed is indicated for the review of literature produced either in foreign languages or in Portuguese.
  • Uso de concordâncias no ensino da homonímia e polissemia
    Publication . Araújo, Carla Sofia
    O presente trabalho, com base de sustentação teórica na Linguística de Corpus e no ensino de línguas, tanto materna como estrangeira, mediado pelas tecnologias, pretende contribuir para o conhecimento, por parte dos professores de Português, das possibilidades didáticas que as aplicações da Linguística de Corpus podem constituir para o ensino-aprendizagem da homonímia e da polissemia. Deste modo, começaremos por delimitar os conceitos de homonímia e polissemia, apresentando exemplos clássicos. Seguidamente, abordaremos conceitos que a Linguística de Corpus contempla, como corpus, frequência e concordância e procederemos também à apresentação do CINTIL – Corpus Internacional do Português –, concordanciador que nos permitirá obter concordâncias de palavras homónimas e polissémicas. Na última parte deste trabalho, apresentaremos exemplos concretos de utilização de concordâncias, tendo em vista o ensino-aprendizagem da homonímia e da polissemia, demonstrando que o ensino através da transmissão passiva do conhecimento gramatical da língua pode, e deve, ser substituído por atividades práticas e problematizadoras, que desenvolvem nos alunos uma atitude crítica e reflexiva sobre o real funcionamento linguístico. A adoção de estratégias promotoras do trabalho autónomo e de metodologias adequadas à resolução de problemas e à aprendizagem por descoberta conduzem os alunos à pesquisa, seleção e organização da informação, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento das suas competências linguísticas e comunicativas em Português.
  • Reflexão sobre o significado do significado
    Publication . Araújo, Carla Sofia
    Este artigo constitui uma reflexão sobre os modelos teóricos que atualmente problematizam as conceções de significado e de referência. Na sequência desta reflexão, referimos as implicações metodológicas que a atual conceção de significado imprime à semântica, acarretando a observação do uso real das expressões linguísticas e daí a importância dos métodos quantitativos baseados no corpus. Decorrente da afirmação da dimensão pragmática da linguagem e da anulação das tradicionais oposições entre sintaxe, semântica e léxico, em linguística, na segunda metade do século XX, assiste-se a uma renovação teórica e metodológica e à criação de novas áreas disciplinares. Nos anos 80 do século XX, estabelece-se um vínculo entre a linguística, a informática e a psicologia cognitiva, que instaura o que atualmente designamos por ciências cognitivas. A linguística alia-se a este movimento, num momento em que é necessário obter respostas para as questões com que se depara a inteligência artificial e a linguística computacional. Neste ambiente de mutação, a problemática do significado equacionado numa perspetiva geral e do significado entendido numa perspetiva particular ganha relevância. Com a afirmação de uma nova conceção de semântica nos anos 80 e com o desenvolvimento pleno da mesma nos anos 90, as teorias dinâmicas do significado atingem grande relevância. Segundo estas teorias, a interpretação do discurso é processual, ou seja, interpretamos as frases uma a uma em sequência e analisamos cada uma das mesmas como uma ampliação da informação construída. Com as abordagens dinâmicas do significado, assistimos a uma conceção de semântica em que o significado é concebido de forma incremental, quer isto dizer que o significado decorre de uma relação estabelecida entre condições de input e de output. De modo que se descentra da produção e concentra-se na receção. Neste sentido, a maneira como se constrói o discurso constitui como que um guia para o alocutário o interpretar. A problemática associada ao significado, em linguística, revela-se verdadeiramente complexa, considerando a multiplicidade de abordagens teóricas e a pluralidade de áreas disciplinares que abordam a questão.
  • I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos
    Publication . Araújo, Carla Sofia (Ed.); Teixeira, Carlos (Ed.); Falcão, Cecília (Ed.); Santos, Lídia (Ed.); Fernandes, Paula Odete (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.)
    O I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2018) será um tempo e um espaço de partilha e de construção de conhecimento sobre as mais diversas áreas. A lusofonia, porém, é o seu elemento identitário. Vários apontaram a importância da relação entre o conhecimento e a língua. Entre nós, Raúl Brandão foi certeiro: «[…] o que nos vale são as palavras, para termos a que nos agarrar». O LUSOCONF viverá do conhecimento, mas, também, desse particular som e sentido das palavras da língua que nos une e que nos expande. Não uma língua perfeita, mas a língua das nossas relações, a língua com que trocamos conhecimento, a língua com que nos entendemos e entendemos o mundo, a língua que dá voz aos nossos sonhos e à nossa esperança. Até lá!
  • III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021: livro de resumos
    Publication . Teixeira, Carlos (Ed.); Gonçalves, Vitor (Ed.); Fernandes, Paula Odete (Ed.); Araújo, Carla Sofia (Ed.); Rodrigues, Alexandra Soares (Ed.)
    O presente livro contém os resumos das comunicações (orais e em poster) enviados ao III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021), organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança, através da sua Escola Superior de Educação de Bragança e em parceria com a Câmara Municipal de Bragança, nos dias 14 e 15 de outubro de 2021. O LUSOCONF2021 pretende continuar a ser um espaço de encontro e de reflexão, de partilha de saberes e também de vivências (porque, afinal, a língua vive e vive-se) sobre a Língua Portuguesa no mundo e sobre uma multiplicidade de temáticas que se refletem e concretizam nos vários eixos temáticos propostos. Valorizando um olhar plural, o LUSOCONF apresenta-se e quer construir-se como um Encontro Internacional aberto a uma multiplicidade de intervenções, trazendo ao diálogo áreas frequentemente afastadas. Agradecemos muito sinceramente aos conferencistas convidados os quais asseguram a este encontro internacional uma diversidade de perspetivas, celebrando a multiculturalidade que nos enriquece e afirmando a vontade de vivermos em comum, ancorados no desejo de (nos) conhecer(mos) e no espírito de cooperação, como condições para um mundo mais humano. Desde abordagens que se centram na problemática da língua portuguesa e dos seus usos, a reflexões de natureza geopolítica sobre relações entre Portugal e a China, passando pelo discurso das artes e o seu papel interventivo na configuração do mundo, temos como discussão de referência a problemática do desenvolvimento do mundo lusófono, a partir de dois focos essenciais: a saúde e a alimentação. Promovendo esta abrangência, o LUSOCONF assume como relevante o diálogo entre o discurso académico e o mundo das artes num compromisso ético conjunto de valorização e desenvolvimento do mundo lusófono. Ao colocar este mundo lusófono numa indelével abertura ao multiculturalismo, apela-se à reflexão, com profunda seriedade, sobre a diversidade dos problemas humanos e naturais, fortalecendo a esperança de que o projeto lusófono, mais do que uma miragem (para usarmos um termo lourenciano), se consolide como efetiva rede – por isso sem centro nem periferias – em interação com a rede global. Valorizando a confraternidade que nos é conferida, antes de mais, pela partilha da língua portuguesa, tem de nos unir o reconhecimento e a clara aceitação de que somos legitimamente diferentes. Os investigadores da língua portuguesa e os que se debruçam sobre os problemas referentes ao seu ensino, bem como todos aqueles que se dedicam a áreas de relevância no âmbito das relações lusófonas, como: educação, cultura, literatura, artes, história, geografia, política, direito, economia, gestão, marketing, contabilidade, agricultura, turismo, ambiente, saúde e desenvolvimento sustentável, foram convidados a submeter trabalhos de reflexão e de investigação ao LUSOCONF2021. A diversidade e a qualidade de propostas apresentadas para os vários eixos temáticos constituem evidência da abrangência deste Encontro Internacional no qual se cruzam múltiplos olhares no mesmo desígnio de pensar, com rigor e profundidade, a lusofonia e os seus problemas, bem como as oportunidades de incremento das relações lusófonas. A finalizar esta breve nota de apresentação, a Comissão Organizadora agradece aos conferencistas convidados, a todos os investigadores e demais participantes no LUSOCONF2021.
  • O lugar das palavras na aula de língua materna
    Publication . Araújo, Carla Sofia
    Esta comunicação pretende situar-nos no contexto pedagógico-didáctico de promoção da competência lexical, no âmbito da aula de Língua Materna. Reveste-se de suma importância que os professores e educadores conheçam os mecanismos através dos quais se opera o desenvolvimento conceptual e lexical e se sintam estimulados a criar na sala de aula situações que promovam esse mesmo desenvolvimento. Como falantes, as crianças alcançam o conhecimento de uma palavra pelo uso da palavra em contexto, o que significa que a riqueza e precisão lexicais são extremamente influenciadas pelo contexto sociocultural dos alunos. Devido ao facto de se apresentar fortemente determinada pelo meio, a vertente vocabular deve beneficiar de uma atitude pedagógica, por parte do professor, que conduza à ultrapassagem das diferenças baseadas nas assimetrias sociais e culturais dos alunos. Neste sentido, é fundamental traçar como objectivo educativo o desenvolvimento da competência lexical dos alunos, dando às palavras um lugar central na aula de Língua Materna, no sentido de transpor as barreiras limitadoras do acesso ao saber transdisciplinar e do desenvolvimento integral dos alunos. Ao longo desta comunicação, procuraremos reflectir sobre as seguintes questões: Qual é a importância do conhecimento lexical no sucesso escolar? O que significa saber uma palavra? O que a aula de Língua Materna pode fazer para desenvolver e enriquecer a competência lexical dos alunos? This communication aims to situate ourselves in the context of pedagogical and educational promotion of lexical competence, in the Native Language Lesson. It is of utmost importance that teachers and educators know the mechanisms through which operates the lexical and conceptual development and feel encouraged to create class situations that promote this development. As speakers, children come to know a word by using the word in context, which means that the lexical richness and accuracy are extremely influenced by the sociocultural context of the students. Due to the fact that it is strongly determined by the social environment, the vocabulary aspect should benefit from a teaching by the teacher, leading to bridging the differences based on social inequalities and cultural of students. Therefore, it is essential to trace the development of educational purpose lexical competence of students, giving a central place to the words in the Native Language Lesson, to overcome the barriers limiting access to disciplinary knowledge and development full of students. Throughout this communication, we aim to reflect on the following questions: What is the importance of lexical knowledge in school success? What does knowing a word? What the Native Language Lesson can do to develop and enhance the lexical competence of students?
  • IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas
    Publication . Araújo, Carla Sofia (Ed.); Falcão, Cecília (Ed.); Fernandes, Paula Odete (Ed.); Monte, Ana Paula (Ed.); Rodrigues, Alexandra Soares (Ed.); Sousa, João Sérgio Carvalho (Ed.); Teixeira, Carlos (Ed.)
    O LUSOCONF, Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, tem como objetivo fundamental contribuir para o avanço científico dos estudos em Língua Portuguesa e Relações Lusófonas. Este evento internacional é organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em parceria com a Câmara Municipal de Bragança. Nele intervêm docentes do departamento de Português da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESEB), docentes de vários departamentos da ESEB e docentes de todas as escolas do IPB. Participam também investigadores, professores, estudantes do ensino superior e membros de direção e de gestão de instituições das áreas da Língua Portuguesa e das Relações Lusófonas. Deste modo, o Encontro está estruturado de acordo com uma lógica multidisciplinar, que assenta nos 9 eixos temáticos propostos. A matriz do LUSOCONF assenta nesta dimensão plural, que já caracterizou as três edições anteriores do evento. Nesta 4.ª edição do Encontro, o LUSOCONF2022 continuou a ser um espaço de ampla discussão de temáticas em diversas áreas relevantes no campo de ação da Língua Portuguesa e das Relações Lusófonas. Dado que, em 2022, se celebrou o centenário do nascimento de José Craveirinha, um dos maiores nomes da poesia moçambicana e lusófona, e de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, nesta 4.ª edição do LUSOCONF, prestamos homenagem a estes dois grandes vultos da literatura lusófona. Dando continuidade aos propósitos das edições anteriores, o LUSOCONF2022 foi um encontro de debate dinâmico e interventivo, no qual as diferentes áreas temáticas se cruzaram, em busca de novas respostas para as problemáticas da Língua Portuguesa e das Relações Lusófonas, tendo sempre como objetivo estimular um debate académico pluridisciplinar, ancorado no diálogo e na valorização de contributos oriundos de diversas áreas do conhecimento relacionadas com a Língua Portuguesa e as Relações Lusófonas. O conjunto de conferencistas convidados assegurou ao LUSOCONF2022 uma diversidade de contributos para múltiplas reflexões sobre as desafiantes inquietudes que o universo lusófono encontra hoje num mundo cada vez mais complexo e instável, que nos confronta com questões essenciais sobre os valores, os objetivos e o sentido da ação humana, impondo a procura conjunta de resolução de problemas e de elaboração cooperada de estratégias para a abordagem dos dilemas com que o mundo lusófono se confronta, reconhecendo que, tal como nos diz Saramago, em A Segunda Vida de Francisco de Assis: «O mundo mudou porque nós não soubemos mudar doutra maneira o mundo. Agora teremos de mudar-nos a nós próprios para que o mundo possa ser mudado». Este Encontro, pela elevada qualidade dos seus participantes e pela atualidade dos temas tratados, constituiu um evento de ideias novas, que permitirão enfrentar os desafios da Língua Portuguesa e das Relações Lusófonas, num mundo cada vez mais globalizado, onde o Português é língua de pátrias plurais, a língua de todos os que a usam, formando uma verdadeira «Fraternidade das Palavras», evocando assim o título do poema de José Craveirinha, que nos permite experimentar sentidos e emoções no entrecruzar de línguas, numa pura “miscigenação” linguística: «O céu / É uma m’ benga / Onde todos os braços das mamanas / Repisam os bagos de estrelas. / Amigos: / As palavras mesmo estranhas / Se têm música verdadeira / só precisam de quem as toque / ao mesmo ritmo para serem / todas irmãs». A conceção holística do mundo lusófono e dos seus desafios permite-nos apresentar o LUSOCONF como um Encontro concebido para a partilha e a reflexão. Os textos que se reúnem neste volume configuram uma partilha do nosso saber sobre a Língua Portuguesa e sobre as problemáticas que se levantam no âmbito das Relações Lusófonas. finalizar esta breve nota de apresentação, a Comissão Organizadora agradece a todos os que tornaram possível o LUSOCONF2022 e, em particular, aos conferencistas convidados e a todos os investigadores que nele participaram.
  • Conceções dos docentes sobre currículo, planeamento e avaliação
    Publication . Araújo, Carla Sofia; Castanheira, Luis; Rodrigues, Maria José; Mesquita, Cristina
    Este trabalho tem como objetivo interpretar o que os educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de um agrupamento de escolas, pensam sobre o que é o currículo e a forma como se devem organizar o currículo e as experiências de aprendizagem nos níveis de educação e ensino em que desenvolvem a sua ação educativa, a forma como os espaços e materiais potenciam essa aprendizagem, bem como os processos de planear, documentar e avaliar a ação das crianças. Integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Macedo de Cavaleiros e situa-se na segunda fase de um Projeto-Piloto que tem como objetivo conscientizar os educadores e os professores sobre as suas conceções e práticas, capacitando-os para a mudança. Na fase de diagnóstico, foram desenvolvidos, entre outras técnicas e processos de recolha de dados, cinco focus group – entrevistas em grupo -, envolvendo 10 educadores de infância e 38 professores do 1.º CEB, organizados em grupos entre dez a doze participantes, a partir de um guião pré-determinado de questões abertas. Estas entrevistas em grupo constituíram-se como momentos dialógicos, nos quais o poder das relações entre os investigadores e os participantes se aproximou, permitindo que as pessoas coletivamente se interrogassem sobre as suas experiências profissionais, favorecendo a tomada de consciência para a ação. Neste estudo, são analisados apenas três temas dos sete que emergiram: currículo e experiências de aprendizagem; espaços e materiais; planeamento, documentação e avaliação. Após a transcrição, o corpus textual foi submetido a um rigoroso processo de interpretação, criando um sistema categorial que permitiu apreender as visões do grupo sobre os temas em discussão. Da análise sobressai: (i) a extensão dos programas e a excessividade da componente letiva, que leva os alunos a permanecer demasiado tempo na escola; (ii) na gestão do tempo, emerge a ideia de rigidez de horário; (ii) a valorização da diversidade e da ludicidade; (iii) o reconhecimento de atividades práticas como uma dimensão integrante e essencial do processo de aprendizagem; (iv) a necessidade de melhorar a ação educativa através da introdução de métodos mais ativos em contextos de sala e (iv) a importância da articulação entre o planeamento, a documentação e a avaliação das aprendizagens das crianças.