Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Suinicultura extensiva ou intensiva? Um desafio para a zootecnia em PortugalPublication . Carvalho, MarietaHá uma previsão de crescimento populacional no mundo, fator que afetará a procura e o mercado de carnes no futuro. Dentro destas, a mais consumida é e será em Portugal e na Humanidade a carne de porco. Na conjuntura atual, devido à crise económico-financeira, a União Europeia estabeleceu uma estratégia de crescimento até 2020: 1) Crescimento inteligente – tem de desenvolver uma economia baseada no conhecimento e na inovação; 2) Crescimento sustentável – tem de promover uma economia mais eficiente em termos de utilização dos recursos, mais ecológica e mais competitiva; 3) Crescimento inclusivo – tem de fomentar uma economia com níveis elevados de emprego que assegure a coesão social e territorial. Nesta investigação vamo-nos focar no setor da suinicultura sustentável. Este assenta em três pilares, tem de ter viabilidade económica, ecológica e social. Em relação ao primeiro pilar, toda a atividade, para ser sustentável tem de criar riqueza. No que se refere ao aspeto ambiental, sabemos que todos os alimentos que consumimos têm impactos ambientais, em termos de emissões de gases de efeito estufa, uso da terra, uso da água, de energia, biodiversidade, etc. Apesar disso, a zootecnia enfrenta desafios dos grupos de defesa do meio ambiente e do bem-estar animal. Estes grupos alegam que o consumo de carne prejudica o meio-ambiente e a intensificação da produção não é bom para o bem-estar animal. O setor da suinicultura é responsável por cerca de 11,5% das emissões de gases de efeito estufa, dentre os animais de produção (bovinos de leite, de carne, aves e outros). Quando se fala de sustentabilidade social, alguns dos aspetos a considerar são o bem-estar animal e, fatores nutricionais das carnes produzidas pelos dois sistemas. Neste quadro, o maior desafio que se coloca à zootecnia será decidir que tipo de produto produzir? A que preço? Qual o sistema de exploração utilizar? Existe um sistema de exploração sustentável?
- Suinicultura extensiva ou intensiva? Um desafio para a zootecnia em PortugalPublication . Carvalho, MarietaA procura de alimentos no mundo aumentará em 70% para uma população estimada em 9 600 milhões de pessoas em 2050 (FAO, 2016). Dentro destes, a carne de porco é um dos mais consumidos representando em 2012: 43,3% em todo o mundo (INE, 2014), 45,9% na União Europeia (INE, 2014) e 39,8 % em Portugal da carne total consumida (IACA, 2014). Na conjuntura atual, devido à crise económico-financeira, a União Europeia estabeleceu uma estratégia de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo até 2020 (CE, 2010). Neste quadro, o maior desafio colocado ao zootécnico será decidir que tipo de produto produzir? A que preço? Qual o sistema de exploração utilizar? Existe um sistema de exploração sustentável? Este trabalho tem como objetivo responder a estas questões. Para o efeito utilizamos a bibliografia publicada e entrevistas aos criadores de suínos. A principal conclusão é que não há um sistema único que seja absolutamente sustentável. Todos têm de ter viabilidade económica, ecológica e social.
- Qualidade organolética de chouriça de carne da Terra Fria Transmontana: de Vinhais IGP, da raça Bísara não certificada e industrialPublication . Carvalho, MarietaA procura mundial de produtos de origem animal aumentará cerca de 70% em 2050. O setor da produção animal que mais contribui para a satisfação das necessidades alimentares do Homem é a carne de porco e seus derivados (FAO, 2015). O valor acrescentado à carne fresca através de produtos de salsicharia é muito elevado, principalmente aqueles que possuem as designações IGP (indicação Geográfica Protegida) e DOP (Denominação de Origem Protegida). Este trabalho tem como objetivo: 1) Fazer o perfil sensorial da chouriça de carne de Vinhais IGP por um painel de provadores semi-treinado; 2) Comparar as características sensoriais da chouriça de carne: de Vinhais IGP, da raça Bísara não certificada e industrial. 3) Enumerar alguns desafios e propostas de melhoria para aumentar o rendimento dos produtores de chouriça de carne de Vinhais IGP. Para o efeito, utilizamos a bibliografia publicada e fizemos a análise sensorial por um painel de provadores semi-treinado. As características estudadas foram: cor, aroma, consistência, sabor e apreciação global. O método de análise sensorial utilizado foi a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ), utilizando um painel de 31 provadores semi-treinado, usando uma escala de valores de preferência de 0 a 10 pontos. Para a análise dos dados, utilizamos o programa estatístico XLSTAT 2015.1.02 - Análise Procrustes Generalizada (GPA). Concluímos que, os provadores distinguiram os 3 tipos de chouriças de carne (P<0,05%) e classificaram a chouriça de carne IGP de Vinhais como sendo a melhor em todas as características estudadas.
- Os suínos da raça Bísara – oportunidades e desafiosPublication . Carvalho, MarietaA procura mundial de produtos de origem animal aumentará cerca de 70% em 2050. Estima-se que mil milhões de pobres dependam dos animais para a sua alimentação e criação de riqueza1. A carne de porco é um dos alimentos mais consumidos mundialmente, representando em 2012: 43,3% em todo o mundo2, 45,9% na União Europeia1 e 39,8 % em Portugal da carne total consumida3. Este trabalho tem como objetivo, fazer uma caracterização atual da suinicultura, com base nos suínos da raça Bísara, enumerar alguns pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, constrangimentos e elaborar algumas propostas de ação de melhoria. Para o efeito utilizamos a bibliografia publicada. Concluímos que a suinicultura com base nos suínos da raça Bísara tem como: • Pontos fortes: o reconhecimento por parte dos consumidores da qualidade da sua carne e seus produtos; • Pontos fracos: a concorrência desleal dos seus produtos, controlo de doenças e idade avançada dos seus criadores; • Constrangimentos: êxodo rural, poucas explorações, pequena dimensão da exploração e cumprimentos de regulamentos rigorosos sobre o bem-estar animal e meio ambiente. • Oportunidades: apoio do estado Português e comunitários para a manutenção de sistemas agrícolas extensivos; a criação de empresas de produção, indústrias de salsicharia e a existência de vários produtos com certificações DOP e IGP. Algumas das propostas ação de melhoria deverão basear-se na implementação de um programa de melhoramento da raça, aumento dos efetivos e implementação de novas técnicas de comercialização e marketing dos seus produtos.