2017 - Vol. 4, nº 1
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing 2017 - Vol. 4, nº 1 by Subject "Adolescentes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Hábitos alimentares de adolescentes diabéticosPublication . Cunha, Helena Filipa Carvalho; Neto, Maria João; Pereira, Mariana; Pinto, Susana; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues; Fernandes, AntónioO objetivo deste estudo é comparar o consumo de macronutrientes e micronutrientes com os valores recomendados, segundo o género, numa população de adolescentes diabéticos acompanhados no Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. de Barcelos. Para isso, foi desenhado um estudo de carácter quantitativo, observacional, analítico e transversal. Aplicou-se um diário alimentar aos adolescentes, durante três dias, para avaliar os hábitos alimentares e respetivo aporte nutricional. Recorreu-se ao Statistical Package for Social Sciences 22.0 para tratar os dados. Os resultados revelaram que a maioria dos adolescentes do género feminino apresenta elevado consumo de glícidos simples e complexos (60% cada) e normoconsumo de proteína (100%), lípidos (60%), lípidos saturados (60%) e colesterol (60%). No género masculino verificou-se que a maioria dos adolescentes apresenta um elevado consumo de glícidos (62,5%) e glícidos simples (87,5%) e normoconsumo de lípidos (75%), colesterol (87,5%) e fibra (62,5%). Verifica-se um consumo superior ao recomendado no sódio e nas vitaminas B12 e C, em ambos os géneros. Os adolescentes possuem hábitos alimentares inadequados às suas necessidades, tendo-se verificado uma distribuição desajustada de macronutrientes e micronutrientes, recomendando-se uma intervenção nutricional para corrigir os hábitos incorretos.
- Relação entre a adesão à dieta mediterrânica e o desempenho escolar em adolescentes do Norte de PortugalPublication . Cardoso, Cristina; Pereira, Diana; Carneiro, Filipa; Almeida, Mariana; Fernandes, António; Ferro-Lebres, VeraUma dieta saudável tem sido associada ao desempenho académico. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre antropometria, Dieta Mediterrânica e desempenho académico. A adesão à Dieta Mediterrânica foi avaliada através do índice KidMed. O desempenho académico foi avaliado pelo valor médio das notas finais. Foram, ainda, recolhidos dados antropométricos. O estudo incluiu 449 adolescentes dos quais 52% eram do género feminino. O estudo da antropometria revelou que a maioria dos adolescentes tinha sobrepeso ou era obeso. Os resultados revelaram a existência de correlação positiva entre a pontuação de KidMed e o desempenho académico em adolescentes do 3º ciclo e do ensino secundário (p-value < 0,001). A Dieta Mediterrânica parece ser um fator positivo na promoção de melhores resultados académicos, que devem ser considerados pelos profissionais de saúde, educadores e formuladores de políticas
- Relação entre os conhecimentos nutricionais e imagem corporal, em adolescentesPublication . Lemos, Alexandra; Bonifácio, Carla; Caldeirita, Cláudia; Francisco, Raquel; Fernandes, António; Ferro-Lebres, VeraPretende-se verificar se existe relação entre os conhecimentos nutricionais (CN), a antropometria, a perceção da imagem corporal (PIC) e satisfação da imagem corporal (SIC), em adolescentes portugueses. É um estudo de carácter analítico, com um desenho transversal e metodologia quantitativa, realizado numa instituição escolar da zona norte de Portugal, na qual foram avaliados 212 alunos, com idades entre 10 e 18 anos. Foi efetuada a antropometria de cada participante, visando determinar os percentis. A PIC e a SIC foram avaliadas através da escala de silhuetas corporal de Gardner et al. (1999). Os CN foram avaliados através de um questionário. Para tratar os dados recolhidos, recorreu-se ao programa SPSS 19.0. Dos 212 participantes, 123 eram do género feminino e 89 do género masculino Verificou-se correlação, estatisticamente, significativa entre as seguintes variáveis: CN e escolaridade; CN e PIC; SIC e PIC; SIC e IMC; SIC e género; PIC e IMC; PIC e escolaridade; e, entre a PIC e o género. Os resultados do estudo são reveladores da associação entre a PIC e a SIC e os CN. Verifica-se maior SIC e PIC, por parte das raparigas. Também foi possível verificar, que tal como acontece, em relação aos CN, quanto maior o nível de escolaridade maior é a PIC e a SIC.