Teses de Mestrado ESTiG
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Teses de Mestrado ESTiG by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento do betão com incorporação de terra diatomácea residual a altas temperaturasPublication . Miscovicz, Luciane Marcelo; Ferreira, Débora; Silvestro, LauraO setor da construção civil, ao desempenhar seu papel essencial na provisão de habitações e infraestruturas, enfrenta o desafio de reduzir os impactos ambientais decorrentes de suas atividades. Nesse contexto, destacam-se pesquisas voltadas à incorporação de resíduos prejudiciais ao meio ambiente como matéria-prima para betões mais sustentáveis. Um exemplo promissor é a terra diatomácea residual (TDR), subproduto gerado no processo de filtração de vinhos, cujas propriedades têm demonstrado resultados positivos na resistência mecânica de argamassas, betões e outros materiais. Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento do betão com TDR quando submetido a diferentes patamares de temperatura (20 °C, 250 °C, 350 °C, 500 °C) por meio da exposição a diferentes regimes de arrefecimento (gradual e acelerado) e idade pós-arrefecimento (24 horas e 28 dias). O programa experimental envolveu a produção de provetes cúbicos utilizando: betão de referência (REF), TDR em substituição parcial de 10% cimento (RC) e TDR em substituição parcial de 5% de areia (RA). Estas percentagens foram definidas em estudos prévios como teores ótimos de incorporação da TDR sem alterar as propriedades físicas e mecânicas do betão. Os resultados indicaram que a incorporação de TDR resultou em resistência estatisticamente igual em comparação ao traço de referência para a temperatura ambiente. Contudo, quando expostos a altas temperaturas as composições com TDR apresentaram maior variabilidade entre a resistência residual dos provetes, indicando maior sensibilidade do material ao aquecimento. Ademais, as composições RC e RA apresentaram redução de massa em comparação com a composição REF, mas não foi identificada relação entre esta variação e a resistência residual. O arrefecimento em água contribuiu para a recuperação da resistência residual, com recuperação de 148% na composição REF, 139% na RC e 136% na RA após 28 dias de cura pós-aquecimento em câmara úmida em comparação com os resultados em 24h. Quando expostos a 500 °C, os provetes contendo TDR apresentaram explosive spalling, possivelmente relacionada a granulometria fina do material que preenche os vazios e torna a composição mais densa. Em geral, os resultados sugerem que a TDR é um material promissor para substituição parcial do cimento e, principalmente, da areia. O bom desempenho observado está associado à composição rica em sílica da TDR, que favorece a resistência do betão.
- Desenvolvimento metodológico de uma matriz de classificação ambiental de edifícios no âmbito de green discount em empréstimos hipotecários em PortugalPublication . Zaramella, Giovanna; Vaz, António Jorge Ferreira; Gadda, Tatiana Maria CecyO setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) está entre os setores que provocam maior impacto ambiental, social e económico, o que torna a sustentabilidade um assunto central. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver as primeiras etapas de uma matriz de classificação ambiental de edifícios, que seja capaz de atribuir uma classificação ao nível de sustentabilidade ambiental dos imóveis ao definir critérios com base nas exigências da Taxonomia Europeia e nas principais certificações ambientais vigentes. Elaborada para contribuir para a definição de critérios para a atribuição de green loans (empréstimos verdes) em Portugal, a matriz responde à necessidade de ferramentas que promovam financiamentos alinhados com os princípios do desenvolvimento sustentável. A mais-valia apresentada por este estudo é a análise abrangente, integradora e com caráter inovador utilizada para a elaboração dessa matriz. Foram analisadas certificações ambientais internacionais (BREEAM e LEED), nacionais (LiderA, SBToolPT-H, CasaEficiente 2020 e Projeto High Value), exigências europeias (Level(S)), e diretrizes do mercado imobiliário (RICS e TEGoVA). Utilizando a Análise de Pareto, foram definidos 5 critérios principais e 29 subcritérios. Além disso, foi elaborado também um inquérito direcionado a stakeholders do mercado financeiro e definida uma metodologia para validar e avaliar os fatores definidos. Embora a aplicação direta dos inquéritos junto aos stakeholders não tenha sido possível no âmbito desta investigação, sua implementação ocorrerá em estudos futuros, se possível em articulação com instituições como a APB (Associação Portuguesa de Bancos) e as entidades bancárias portuguesas. A limitação de aplicação dos inquéritos, aliada à análise do cenário atual do mercado financeiro português, evidenciou a falta de priorização de práticas alinhadas com o desenvolvimento sustentável no financiamento verde e, por conseguinte, na concessão de crédito habitação. Apesar disso, os critérios e a metodologia definidos neste estudo oferecem uma base sólida para o desenvolvimento futuro de ferramentas de apoio às instituições financeiras para financiamentos sustentáveis.
- Plastics dissolution and recovery with sustainable solventsPublication . Holtz, Maria Eduarda Vieira; Ferreira, Olga; Martins, Mónia; Pinho, Simão; Pietrobelli, Juliana Martins
- Tipologia construtiva, estado de conservação e intervenções em edifícios tradicionais da zona histórica de BragançaPublication . Souza, Nubia Paiva e; Luso, Eduarda; Guimarães, Mag Geisielly AlvesOs edifícios pertencentes às zonas históricas das cidades devem ser preservados, sempre que possível, quanto à sua integridade e suas características, a fim de conservar a memória, o aprendizado, a técnica e a identidade dos diferentes grupos sociais em determinadas épocas. Contudo, com o passar do tempo, as edificações deterioram-se devido a diversos fatores, o que demanda manutenções periódicas. No caso dos edifícios tradicionais, os princípios definidos por autores sobre esta temática são a mínima intervenção, a reversibilidade das intervenções, a compatibilidade entre o material novo e o pré-existente e distinguibilidade das intervenções, o que exige uma equipe multidisciplinar, além de mão-de-obra qualificada. Devido aos altos custos envolvidos na preservação de um edifício, a Zona Histórica de Bragança apresenta uma quantidade significativa de edifícios degradados por anomalias, bem como por dissonâncias que não são as mais adequadas, segundo recomendações e diretrizes acerca da preservação de imóveis tradicionais. A falta de manutenção é um dos fatores que mais contribuem para o surgimento de manifestações patológicas e anomalias nos edifícios. Por outro lado, grande parte das edificações que passaram por intervenções, desde pequenas operações de manutenção até uma profunda reabilitação, possui elementos dissonantes, seja a utilização de elementos construtivos inadequados e/ou a inclusão de itens que prejudicam a visualização do edifício. Esses problemas implicam na perda do valor patrimonial dos imóveis em questão. Neste contexto, o trabalho tem como objetivo avaliar o patrímónio construído de parte do centro histórico de Bragança, por meio da caracterização construtiva dos edifícios em zonas distintas, a partir da inspeção visual das fachadas de cada um, bem como no levantamento de anomalias e dissonâncias, de modo a analisar o estado de conservação, a qualidade das intervenções e os riscos envolvidos. Além disso, são propostas soluções, de um modo geral, para anomalias e dissonâncias, bem como é sugerido um incentivo que contribua para a recuperação e preservação de edifícios tradicionais.