Escola Superior Agrária
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior Agrária by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Agrárias"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Efeito do probiótico Lactobacillus plantarum e prebióticos na redução e bioacessibilidade da aflatoxina B1 no leitePublication . Vasconcelos, Rute; Drunkler, Deisy Alessandra; Rodrigues, PaulaO leite constitui uma das fontes de nutrientes da dieta humana devido à sua composição nutricional, rica em proteínas de alto valor biológico, lípidos minerais e vitaminas. No entanto, o seu consumo está relacionado à ingestão de contaminantes químicos como as micotoxinas. A aflatoxina B1 (AFB1) é a mais prevalente e a mais tóxica e quando ingerida por animais domésticos, tal como vacas leiteiras, através do consumo de rações contaminadas, é excretada no leite, tecidos e fluidos biológicos desses animais. Considerando que esses contaminantes são estáveis aos tratamentos térmicos, o uso de micro-organismos que por meio de sua capacidade de ligação e/ou inibição com as aflatoxinas podem promover a redução dos níveis disponíveis para absorção e distribuição no organismo, têm despertado a atenção dos pesquisadores. O destaque vai para as bactérias ácido láticas (BAL) amplamente utilizadas na indústria de laticínios que conferem maior disponibilidade de nutrientes e possível redução de contaminantes. Em relação aos prebióticos, poucos trabalhos tem avaliado a ação de descontaminação destes compostos e sugere-se, ainda, que possam ser sinérgicos aos probióticos na remoção das micotoxinas. Neste contexto, o trabalho teve como objetivo avaliar a ação do micro-organismo probiótico do género Lactobacillus e dos prebióticos inulina, beta-glucana, polidextrose e oligofrutose, isolados ou combinados, em leites contaminados artificialmente por AFB1, para avaliar a redução dessa micotoxina e sua biodisponibilidade após digestibilidade em um modelo de digestão in vitro. Lactobacillus plantarum foi inoculado nas amostras fortificadas com AFB1 (10 μg.L-1) com compostos prebióticos, de forma isolada e combinada, totalizando 12 ensaios distintos. A biodisponibilidade foi determinada usando a simulação da digestão gastrointestinal que mimetiza as condições fisiológicas do trato digestivo até ao compartimento do cólon. Os ensaios apresentaram capacidade de remoção de AFB1 do meio, variando de 7,56% a 55,85%. O ensaio realizado com L. plantarum na presença de inulina, oligofrutose e beta-glucana foi o que apresentou maior redução (56%) no leite fortificado. A bioacessibilidade para a matriz láctea foi de 15,62 a 35,63% para AFB1. O melhor resultado para bioacessibilidade foi demostrando quando introduzido o prebiótico inulina ou oligofrutose de forma individual.
- Efeitos do ultrassom nas propriedades reológicas e microbiológicas da pasta de azeitonaPublication . Teixeira, Hugo Rafael Duarte; Baraldi, Ilton José; Peres, António M.Efeito do ultrassom nas propriedades reológicas e microbiológicas da pasta de azeitona. TCC. Curso Engenharia de Alimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira, 2016. A oliveira (Olea europaea L.) é uma das culturas mais importantes da paisagem mediterrânea. O azeite e as azeitonas de mesa fermentadas são os produtos mais importantes oriundos da azeitona. Contudo na tentativa de aproveitar matéria-prima que visualmente não se encontra dentro dos padrões de qualidade surgiu a pasta de azeitona, que é basicamente a trituração das azeitonas, a adição de azeite, sumo de limão e especiarias. O ultrassom é uma tecnologia que se tem mostrado bastante eficaz em processos de pasteurização, extração, homogeneização entre outros, sendo que é uma tecnologia interessante principalmente por ser considerada limpa e de baixo custo de manutenção, permitindo a obtenção de resultados satisfatórios como adjuvante da produção de uma gama variada de produtos. O objetivo principal deste trabalho foi estudar o efeito do ultrassom nas propriedades reológicas e microbiológicas da pasta de azeitona. Verificou-se também o efeito do ultrassom nas características físico-químicas, no pH e na atividade de água das pastas de azeitonas. Realizou-se a análise do perfil de textura, comprovando-se que o tempo de processamento no ultrassom tem um efeito negativo na dureza das pastas de azeitonas (p<0,05). Nos demais parâmetros, não se verificam alterações. Os valores de coesividade obtidos nas amostras de estudo sugerem que as pastas de azeitonas apresentam uma natureza viscoelástica com dominância viscosa. O ultrassom demonstrou eficiência no controle microbiológico das pastas de azeitonas, reduzindo as bactérias mesófilas para valores <102 UFC/g e os bolores e leveduras para valores de (8,7±2.4).103 UFC/g. Na composição físico-química verificou-se que as pastas de azeitona sonificadas apresentaram valores de humidade de 74,69±0,81%, teores em lípidos de 15,21±0.21%, teores de proteína de 1,14±0,05%, e hidratos de carbono de 7,89±0,02%. No geral obtiveram-se resultados que comprovam que o ultrassom pode efetivamente ser um método alternativo na produção de pastas de azeitonas.
- Relação entre contagens de células somáticas do tanque e parâmetros de qualidade do leite de cabra serranaPublication . Pinho, Samora Machel Alberto; Quintas, HelderO objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre as contagens de células somáticas no leite do tanque em efetivos de cabras de raça Serrana com os parâmetros gordura, proteína, lactose e contagens bacterianas totais. Entre Outubro de 2014 e Setembro de 2015, foram colhidas pela Leicras S.A. (Mirandela-Portugal) 1.294 amostras de leite do tanque de 46 explorações no âmbito da realização dos contrastes leiteiros. Posteriormente no laboratório da Associação Interprofissional do Leite e Lactínios foram feitas as Contagens de Células Somáticas (FC Fossomatic ™, Foss Instruments, Hillerød, Dinamarca) e a análise do teor de gordura (%), proteína total (%), lactose (%) e contagens bacterianas totais (MilkoScan 6000; Foss Intruments, Hillerød, Dinamarca). Na análise descritiva foi utilizada a distribuição de CCS e contagens bacterianas totais e uma correlação múltipla entre log (CCS) e os restantes parâmetros. Para demonstrar associações entre os parâmetros das amostras utilizou-se a prova do Qui-quadrado (2) e, para analisar diferenças entre variáveis continuas, recorreu-se análise de variância. A média geométrica de CCS foi de 2.495 x 103 células por ml. Os percentis 10%, 25%, 50%, 75% de CCS foram, respetivamente, 1.191, 1.770, 2611 e 3.560 x 103 células por ml. Por sua vez, a média geométrica das contagens bacterianas totais foi de 281 x 103 células por ml e os percentis 10%, 25%, 50%, 75% foram 43, 92, 246 e 824 x 103 células por ml. A equação de regressão múltipla (r = 0,47; R2 = 0,22; P <0,001) encontrada foi log (CCS) = 10,23 - (0,15 x "teor de gordura") + (0,83 x "proteína total") (0,96 x lactose) 0,27 x contagens bacterianas totais). O teor de gordura (R2 = 0,012; r = 0,11; p <0,001) e a lactose (R2 = 0,094; r = 0,31; p <0,001) estão correlacionadas negativamente com o log (CCS) e foi observada uma correlação positiva entre log (CCS) e a proteína total (R2 = 0,03; r = 0,17; p <0,001). Não foi encontrada correlação entre log (CCS) e as contagens bacterianas totais (p>0,05). O “fator exploração” explicou 28,9% da variância das contagens bacterianas totais e 38,6% da variância das CCS. Estes dados salientam a importância de se compreender a dinâmica das CCS no leite de tanque nas cabras de raça Serrana. É por isso necessário em trabalhos futuros investigar os factores infeciosos e não infeciosos responsáveis pela variação das contagens nesta raça com a finalidade de melhorar os programas de boas práticas de ordenha e de controlo das mastites, e, consequentemente, a qualidade do leite e do queijo, bem como o rendimento dos produtores.