ESSa - Artigos em Revistas Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSa - Artigos em Revistas Indexados à WoS/Scopus by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O efeito da COVID-19 na mortalidade: causas subjacentes no excedente de óbitos em Portugal ContinentalPublication . Pires, Cláudia Sofia martins; Pimentel, Maria Helena; Teixeira, CristinaO excedente de mortalidade durante a pandemia COVID-19 não é totalmente explicado pela infeção. Objetivos: Avaliar causas subjacentes ao excedente de mortes, durante a pandemia, em Portugal Continental (PC). Metodologia: Óbitos por causa subjacente e população, por género e idade (< 60, 60-69, 70-79 e =80), para 2015-2019 e 2020-2021 obtidos do INE. Avaliação de diferenças entre períodos através da razão padronizada de mortalidade (RPM) e respetivo intervalo de confiança a 95% (IC95%). Resultados: A mortalidade por “doenças mentais e do comportamento” foi superior ao esperado em todos os grupos, particularmente em mulheres mais jovens (RPM = 168%; IC95%:127-217) e mais velhas (RPM = 140%; IC95%:137-144). Mortalidade por “doenças do sistema genito-urinário” é superior ao expectável em idade mais avançada, com valores de RPM entre 110% (IC95%:105-114) e 113% (IC95%:104-122). Mortalidade por “doenças do aparelho circulatório”, é inferior ao expectável em grupos etários até aos 80 anos. Conclusão: Os “transtornos mentais e do comportamento”, e as “doenças do sistema genito-urinário” associam-se a vulnerabilidade no contexto de COVID-19.
- Influência do estilo de liderança no empoderamento estrutural de enfermeiros: um estudo transversalPublication . Ramos, Olga Moura; Sá, José Alberto Fernandes Traila Monteiro de; Gomes, Jacinta Maria Pisco Alves; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria JoséAvaliar os estilos de liderança em enfermagem, o empoderamento estrutural de enfermeiros na prática clínica e a associação entre os estilos de liderança e o empoderamento estrutural dos enfermeiros. Método: estudo observacional e correlacional, realizado entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Trezentos e oito enfermeiros de organizações de saúde de Portugal responderam à Escala de Avaliação do Estilo Gerencial e ao Conditions of Workplace Effectiveness Questionnaire II. Análise de dados com estatística descritiva e inferencial. Resultados: reportado nível moderado de empoderamento estrutural (16,66±3,88). O estilo de liderança mais pontuado foi o direcionado para as relações (32,31±9,24). Há correlações positivas entre os diferentes estilos de liderança e o nível de empoderamento estrutural. A liderança direcionada para as relações é a que apresenta a correlação mais forte (r=0,446; p=0,000). Conclusão: os estilos de liderança em enfermagem são determinantes na construção de ambientes de prática que facilitam o acesso às estruturas de capacitação.
- Produção científica em enfermagem de reabilitação e exercício físico em Portugal: revisão bibliométricaPublication . Novo, André; Parola, Vítor; Mendes, Eugénia; Preto, Leonel; Martins, Maria Manuela; Schoeller, Soraia DornellesMapear a enfermagem de reabilitação e o exercício físico. Estudo bibliométrico realizado nas bases SCOPUS, MEDLINE (via PubMed) Web of Science e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, com utilização do software VOSviewer. Foram aplicadas técnicas de coocorrência de palavras-chave, títulos, análise de coautoria, agrupamento por modularidade e aplicação de leis para validação. Foram analisadas 96 publicações, com 153 autores e 44 colaborações em coautoria. Autores como André Novo, Bruno Delgado e Eugénia Mendes foram os mais produtivos nessa temática. A produção científica aumentou significativamente após 2020. A Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Instituto Politécnico de Bragança concentram a maior parte da produção científica. As palavras-chave evoluíram de enfoques clínicos para abordagens integradas de promoção da funcionalidade e autonomia. Foram identificados quatro clusters temáticos. O exercício físico é uma ferramenta central no cuidado de Enfermagem de Reabilitação. Cada vez mais publicações em Enfermagem de Reabilitação colocam-no como estratégia predominante de cuidado. Contribuição para a prática: valorização da prescrição de exercício baseada em evidências científicas por enfermeiros de reabilitação.
- Programa de reabilitação cardíaca na capacidade funcional da pessoa internada por insuficiência cardíaca descompensada: estudo multicasoPublication . Monteiro, Diana; Delgado, Bruno; Rocha, Inês; Novo, AndréA insuficiência cardíaca descompensada conduz a uma diminuição da capacidade funcional, pelo que urge a necessidade de se implementar precocemente um programa de reabilitação cardíaca. Objetivo: Avaliar a evolução da capacidade funcional da pessoa internada por insuficiência cardíaca descompensada após a implementação de um programa de treino físico aeróbio e individualizado, com recurso à Short Physical Performance Battery. Metodologia: Descrição retrospetiva de casos clínicos submetidos ao programa Early Rehabilitation in Cardiology - Heart Failure com avaliação dos parâmetros vitais, perceção subjetiva de esforço (antes/após a sessão), Short Physical Performance Battery (admissão/regresso a casa) e teste de marcha de 6 minutos (regresso a casa). Resultados: Foram selecionados cinco casos clínicos, três do género feminino e dois do género masculino, com uma média de idades de 75 anos, sendo que três apresentaram fração de ejeção preservada (> 50%), dois com classe IV e três com classe III da New York Heart Association. O tempo médio de internamento foi de 50,00±38,42 dias. O programa de reabilitação teve uma duração média de 16,20±14,60 sessões, sem registos de eventos adversos associados. Todas as pessoas beneficiaram do programa de intervenção, com melhorias na pontuação total da Short Physical Performance Battery (4,60±3,04 versus 8,40±3,36 pontos), o que representa um incremento da capacidade funcional. A média do teste de marcha de 6 minutos foi de 128,00±98,00 metros percorridos, no regresso a casa. Conclusão: A aplicação do programa Early Rehabilitation in Cardiology - Heart Failurem ambiente hospitalar, pode ter influenciado os ganhos na capacidade funcional das pessoas estudadas, verificando-se evolução positiva da aplicação da Short Physical Performance Battery com diferenças relevantes nos momentos avaliados.
- Virtual escapes: a pedagogical strategy for developing emotional competence in nursing studentsPublication . Gomes, Lisa; Cassar, Maria; Bugeja, Roderick; Oliveira, Inês; Cainé, João; Pereira, Rui; Chircop, Daren; Veiga-Branco, AugustaEmotional competence, the ability to manage interpersonal relationships through understanding one's and others' emotions, encompasses two dimensions: cognitive and behavioral. In nursing practice, the combination of these dimensions allows for better performance in highly complex clinical situations. Nursing education does not always emphasize these competences. This pilot study explored the potential of an escape room, a Serious Games (SGs) prototype with virtual reality (VR), as a pedagogical strategy for eliciting emotions in a safe learning environment. Participants' immersion in the game provided an opportunity to identify, manage, and process emotions. Data were gathered by a questionnaire and by observation of performance. The findings revealed that participants felt various emotions (n = 51) while playing the game. The least frequent reported emotions were hope, shame, and contempt. Admiration, pride, satisfaction, and fear were the most frequently reported emotions. These findings suggest that using a SGs prototype with VR as a pedagogical tool holds significant potential in emotion elicitation in a safe learning environment, implying its value as a construct of emotional competence. Further research to verify educational value is recommended.
