ESA - Posters em Encontros Científicos Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESA - Posters em Encontros Científicos Nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- As quedas e a dependência em idosos institucionalizadosPublication . Fernandes, Ana Catarina Ferreira; Miguel, Tânia; Pereira, Fernando A.Identificar os factores de quedas em idosos institucionalizados de longa duração, determinando os risco de queda e as suas consequências para a qualidade de vida dos idosos. Métodos: Foram realizadas 64 entrevistas a idosos com mais de 65 anos vivendo em quatro distintas instituições de longa duração. A variável dependente é o número de quedas no último ano e os factores de queda intrínsecos e extrínsecos mais referidos na literatura constituíram as variáveis independentes. Resultados: O estudo demonstra um número muito elevado de quedas em idosos institucionalizados, coincidentes com os encontrados em outros estudos internacionais. As consequências físicas e psicológicas das quedas são bem evidentes, nomeadamente o risco de fractura. Os factores intrínsecos estão mais relacionados com o risco de queda do que os factores extrínsecos ou ambientais. Os idosos que apresentam maior risco de queda são os dependentes, isto é, que apresentam um maior grau de dependência face à realização das actividades básicas de vida. Abstract To identify the factors of falls among elderly living in long-term care institutions and to measure the risk of fall and its consequences. Methods: 64 aged persons of four different institutions were interviewed. The dependent variable is the number of falls in the last year and the independent variables were both the intrinsic and extrinsic factors of fall commonly referred in scientific literature. Results: The study shows a high number of falls among elderly living in long-term care institutions, coincident with the figures founded in other international studies. Both physical and psychological consequences of the falls are quite evident in this study, namely serious injuries including as fractures. We find out that the intrinsic factors are more closely related to the risk of fall than the extrinsic or ambient factors. We also observed that the elderly with a higher degree of dependence to perform their basic daily activities presented the highest risk of falling.
- Contribuição da solarização do solo para uma agricultura sustentávelPublication . César, Álvaro; Pinto, A.; Melo, F.J.M.Q. deAs utilizações incorrectas dos fertilizantes e dos pesticidas são das práticas que mais contribuíram para comprometer o desenvolvimento sustentável. A solarização do solo é um meio de luta não químico e muito promissor em protecção e produção integrada das culturas; recorrendo ao uso de plástico e não à utilização de pesticidas, é eficaz relativamente a inúmeros inimigos das culturas presentes no solo, de difícil combate por outras vias.
- Efeito da solarização sobre algumas características físicas do soloPublication . César, ÁlvaroA agricultura, debate-se com vários problemas, nomeadamente devido a uma intensificação e a uma falta de diversificação das culturas nos solos que utiliza. A protecção integrada (e a produção integrada) das culturas terá um papel cada vez maior a desempenhar numa agricultura e num desenvolvimento sustentáveis.
- Ambientalização curricular do ensino superior: a licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de BragançaPublication . Matos, AldaA Educação Ambiental veio a constituir-se como uma das estratégias inquestionáveis para o cumprimento dos princípios de desenvolvimento sustentável, por permitir o contacto direto dos cidadãos comuns na resolução dos problemas locais/globais. Todavia, para se tomarem decisões coerentes e sustentáveis é necessária uma formação sistémica, ética e comprometida com a promoção de um desenvolvimento humano integral e sustentável, consolidada e assente numa visão de futuro. O ensino superior é considerado por diversos autores o órgão de excelência para responder a este desafio. Todavia, tem sido visível a nível mundial que, embora as instituições de ensino superior se encontrem altamente especializadas nas ciências, estão debilmente preparadas para formar os alunos de acordo com uma perspetiva ética, globalizante e interdisciplinar. Tanto mais que as organizações mundiais advertem para a mudança de mentalidades e de comportamentos no ensino superior, pois são estas instituições que preparam o maior número de pessoas que gerem as instituições públicas e privadas, tendo ainda a indispensável função da produção e difusão do conhecimento e dos valores para a sociedade.
- Influência da idade e flexibilidade na velocidade membros inferiores de idososPublication . Alves, Mauro; Encarnação, Samuel; Beiroto, Marta; Vieira, Luísa; Pereira, Fátima; Teixeira, José Eduardo; Forte, Pedro; Monteiro, A.M.Com o avançar da idade observa-se a redução natural da capacidade funcional. Dentro das capacidades funcionais, a força/velocidade muscular dos membros inferiores (MMII) é fundamental para realizar satisfatoriamente as atividades da vida diária (AVDs). Fatores como a idade e os níveis de flexibilidade podem afetar o desempenho de MMII em idosos. Objetivo: Analisar a influência da idade cronológica e da flexibilidade de MMII na velocidade de membros inferiores de idosos fisicamente ativos. Métodos: Este foi um estudo observacional, transversal e prospetivo, com 41 idosos (34 idosas e 7 idosos), média de de 69 ± 12,7 anos, que foram submetidos aos testes de seat and reach: flexibilidade de MMII, e sit to stand five time (STS 5x): para avaliar a velocidade dos MMII. Os dados foram apresentados em média ± desvio padrão e valores percentuais. Foi realizada uma análise de regressão múlplica hieráquica entre a idade cronológica e a flexibilidade de MMII para a variável de resposta velocidade de MMII. O tamanho do efeito foi calculado por meio do coeficiente de determinação (R2). Foi adotado um nível de significância de p < 0,05. Resultados: Não foi encontrada influência da idade cronológica e do nível de flexibilidade de MMII com a velocidade de MMII dos idosos fisicamente ativos, F = 1,186, gl = 39, p = 0,31, R2 = 0,008. Conclusão: Conclui-se que a idade cronológica e a flexibilidade de MMII não determinaram a velocidade de MMII de idosos fisicamente ativos.
- Efeitos do treino multicomponente na força de sobreviventes do cancro de mamaPublication . Cavalli, Luca Schuler; Encarnação, Samuel; Santos, Patrick; Santos, Ryvia; Monteiro, A.M.Cancro de mama representa 30% de ocorrência dentre todos tipos de cancros no sexo feminino. Como consequência do tratamento existe uma diminuição da força muscular, que leva a diminuição da qualidade de vida e de limitações na realização de atividade da vida diária (AVDs), principalmente no local afetado pelo cancro. Com o exercício físico, é possível em termos de efeitos fisiológicos, a melhoria da força muscular. Objetivos: Analisar os efeitos de 36 semanas de treino multicomponente (TMC), na força e resistência dos membros inferiores (MI) e superiores [(MS) braço não-intervencionado e braço intervencionado], de mulheres sobreviventes do cancro de mama. Métodos: Este foi um estudo quase-experimental, em que participaram 8 mulheres sobreviventes do cancro de mama, com idade de 64 ± 8,6 anos, peso corporal de 73,1 ± 12,2 quilogramas, altura de 1,63 ± 0,07 metros, índice de massa corporal (IMC) 27,4 ± 2,8. O TMC foi realizado durante 36 semanas no Instituto Politécnico de Bragança, no programa de exercício físico Rosa Ativo, 3 vezes por semana, com sessões de 60 minutos cada. Resultados: Após 36 semanas de TMC, observamos melhoras na Força de MS no braço não-intervencionado, obtivemos valores incrementais de 105%; para Força de MSint no braço intervencionado obtivemos valores incrementais de 185%; para Força de MI obtivemos valores incrementais de 45%, p < 0,05. Conclusão: 36 semanas de TMC foram eficientes na melhora da força muscular de mulheres sobreviventes do cancro de mama.
- Projetos de inovação e cocriação como fatores de valor económico e social em meio ruralPublication . Barbedo, Inês; Almeida, João P.; Almeida-de-Souza, Juliana; Cabo, Paula; Rodrigues, Pedro M.; Ferro-Lebres, Vera; Costa, Cláudia S.; Pereira, Fernando A.A aposta na inovação nas organizações é cada vez mais, um fator chave para a sua sustentabilidade e competitividade As Instituições de Ensino Superior (têm vindo a explorar a metodologia de cocriação para a inovação entre empresas e equipas multidisciplinares de estudantes, potenciando um ambiente de inovação no território Este estudo de caso, baseia-se, fundamentalmente, na análise de conteúdo dos documentos finais de 28 projetos/desafios de cocriação o da inovação, desenvolvidos no âmbito do Programa Demola IPB, relacionados com a produção animal, produção agrícola, uso dos recursos florestais, agroindústrias e sector alimentar, e desenvolvimento rural.
- Taxa de fertilidade pós-inseminação artificial cervical com sémen fresco em caprinos: efeito raçaPublication . Quintas, Helder; Santos, Liliana; Silva, Daiane; Valentim, RamiroA inseminação artificial (IA) é a técnica reprodutiva mais antiga usada na produção animal. Ela foi inicialmente desenvolvida para fazer face a problemas sanitários. Presentemente, ela comporta várias outras vantagens: melhoramento genético, recuperação de espécies/raças em via de extinção, facilidade de maneio, redução dos custos de produção, aumento da rentabilidade das explorações, entre outras. Contudo, os resultados da aplicação desta técnica dependem de vários fatores: genéticos (espécie, raça, indivíduo), individuais (idade, peso/condição corporal, balanço energético, estado de saúde), ambientais (fotoperíodo, temperatura e humidade relativa do ar, dinâmica atmosférica), protocolos utilizados, entre outros. Em trabalhos anteriores, realizados por esta equipa nos meses de abril-maio, foram observadas diferenças nas taxas de fertilidade pós-IA cervical conseguidas em cabras das raças Serranas e Preta de Montesinho (PM).
- Individualized accelerometer-based physical activity assessment reports from ACTI-study in Portuguese children from a rural areaPublication . Vasques, Catarina; Sampaio, Tatiana; Teixeira, José Eduardo; Ginja, Samuel; Magalhães, PedroPhysical inactivity and sedentary lifestyles have become a public health problem in developed countries, by increasing the prevalence of hypokinetic diseases such as cardiovascular disease, type 2 diabetes mellitus, hypertension, and obesity (Magalhães et al., 2023; Teixeira et al., 2022). The Portuguese population, specifically children and young people, are no exception to the trend and have some of the highest values of physical inactivity and sedentary behavior in the European community (Vasques et al., 2014). Thus, the aim of the ACTI-study was to assess the physical activity (PA) and sedentary behaviour (SB) levels in 5th and 9th grade children and young people from Alfândega da Fé (Bragança, Portugal). In addition, it is intend to understand if Portuguese children from rural areas comply with the minimum recommendations for PA practice, specifically the average of 60 minutes of activity per day. For this, an observational cross-sectional research was conducted between September 2022 and January 2023. The ACTI -study evaluated the moderate to vigorous physical activity (MVPA) levels in students (age 10-16) from a high school in a Portuguese Northeast rural town. The PA assessment were conducted a hip-worn accelerometer (ActiGraph®, either GT3X or GT1M), on an elastic belt, for seven consecutive days (including weekend) (Vasques et al., 2023). Body mass index (BMI) was computed by dividing weight (kg) by height (m2) (Magalhães et al., 2023; Vasques et al., 2014). The average daily time spent at each intensity level during the week was 707 minutes (low level), 880 minutes (moderate), 24 minutes (vigorous); 1 minute (very vigorous). Regarding the 60 minutes of MVPA per day, the accelerometer data show that there were only one day where the values did not met that cut value: (1) Monday (136 minutes), (2) Tuesday (112 minutes), Wednesday (97 minutes), Thursday (58 minutes), Friday (128 minutes), Saturday (102 minutes) and Sunday (95 minutes). Thus, it is possible to conclude that in contrast to the trends of previous national and international epidemiological reports, the sampled rural children showed adequate levels of PA practice (Di Cesare et al., 2019). More so, when it refers to the crucial MVPA levels. Future investigations should focus on SB levels and expand the individualized accelerometer-based physical activity assessment reports for overall population.
- Avaliação in vitro dos potenciais antibacteriano e antioxidante de paraprobióticos de diferentes linhagens de lactobacilosPublication . Kind, Daniel; Dominici, Gabriela; Oliveira, Amanda; Santos, Liliana; Mancha-Agresti, Pamela; Drumond, MarianaParaprobióticos são frações inativadas de bactérias probióticas que também são capazes de desempenhar efeitos benéficos ao organismo hospedeiro. Destacam-se pela segurança para pacientes com alterações do sistema imunológico, tendo em vista que as bactérias apresentam-se inativadas. Além disso, apresentam potencial antioxidante, sendo capazes de combater radicais livres, produzidos em excesso em processos infecciosos, inclusive nos mediados por bactérias como Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, espécies patogênicas oportunistas, com resistência a antibióticos e que estão associadas a infecções em diferentes tecidos, em especial à pele, potencialmente comprometendo a cicatrização.