Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior Agrária >
CIMO >
CIMO - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/6778

Título: Coccinelídeos associados ao olival português e sua importância na protecção contra a cochonilha-negra, Saissetia oleae (Olivier)
Autor: Santos, Sónia A.P.
Gonçalves, F.
Rei, F.
Raimundo, A.
Torres, L.
Palavras-chave: Oliveira
Coccinelídeos
Cochonilha-negra
Limitação natural
ELISA
Issue Date: 2008
Citação: Santos, Sónia A.P.; Gonçalves, F; Rei, F.; Raimundo, A.; Torres, L.M. (2008) - Coccinelídeos associados ao olival português e sua importância na protecção contra a cochonilha-negra, Saissetia oleae (Olivier). Actas do I Congresso Nacional de Produção Integrada/VIII Encontro Nacional de Protecção Integrada. Ponte de Lima
Resumo: Os coccinelídeos são um dos grupos de insectos predadores mais importantes nos ecossistemas agrícolas e, no olival são dos principais inimigos da cochonilha-negra, Saissetia oleae. Neste trabalho indicam-se as espécies de coccinelídeos identificadas em olivais localizados nas principais regiões olivícolas portuguesas (Alto Alentejo. Trás-os-Montes e Beira interior Norte) e analisa-se o papel das espécies consideradas de maior importância na limitação natural da cochonilha-negra. Os dados apresentados obtiveram-se em 1999 e 2000 e entre 2002 e 2004. por amostragem, através da técnica das pancadas, realizada semanal ou quinzenalmente. As populações de cochonilha-negra amostraram-se quinzenalmente, em 2002 e 2003, através da observação de cinco amostras de 160 folhas provenientes de dez árvores, em dois olivais de Trás-os-Montes. A importância dos coccinelídeos como potenciais predadores de cochonilha-negra foi avaliada quer através do estabelecimento de correlações entre a abundância de coccinelídeos e a abundância dos diferentes estados de desenvolvimento da praga, quer através da detecção de vestígios de cochonilha-negra no intestino dos coccinelídeos por métodos serológicos (ELISA-indirecto). No total, identificaram-se 28 espécies de coccínelídeos, das quais Chilocorus bipuswlatus, Scymnus (Pullus) med1terraneus. Scymnus (Pullus) subvillosus, Scymnus (Scymnus) interruptus e Rhyzobius chrysomeloides foram as espécies mais representativas no total dos olivais estudados. Relativamente à predação de cochontlha-negra, o segundo estado ninfal foi o que apresentou maior número de correlações estatisticamente significativas com quatro das cinco espécies de coccinelídeos estudadas, sendo potencialmente o estado de desenvolvimento mais predado. Por outro lado, os resultados obtidos através dos testes ELISA permitiram indicar oito espécies de coccínelídeos (C. bipustulotus, E. quodrípustulotus. S. med/Lerroneus, N. bístgnotus, s. subvíllosus, S. opetzi, S. interruptus e R. chrysomeloides) como potenciais predadores de cochonilha-negra. Os resultados obtidos apontam para o grande interesse destes insectos na limitação natural da cochonilha-negra no olival.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/6778
Appears in Collections:CIMO - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI

Files in This Item:

File Description SizeFormat
4_Santos et al 08.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


  © Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE