Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/5351
Título: Caracterização química de azeites varietais das cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação.
Autor: Matos, L.C.
Pereira, J.A.
Andrade, P.B.
Seabra, R.M.
Oliveira, M.B.P.P.
Data: 2001
Editora: V Encontro de Química dos Alimentos.
Citação: Matos, L.C.; Pereira, J.A.; Andrade, P.; Seabra, R.; Oliveira, M.B.P.P., 2001. Caracterização química de azeites varietais das cultivares Cobrançosa, Madural e Verdeal Transmontana obtidos de azeitonas com diferentes índices de maturação. V Encontro de Química dos Alimentos. Porto. p. 139-141
Resumo: A qualidade de um azeite depende de diversos factores, nomeadamente das praticas agronómicas, do estado sanitária dos frutos, das fases sucessivas de colheita, de armazenamento e de transformação. A composição química do produto final está directamente relacionada com a estado e composição do fruto do qual é extraído. A maturação das azeitonas é um processo lento que se prolonga durante vários meses, ao longo do qual ocorrem numerosos processos de transformação química e de síntese de substancias orgânicas . Assim, o estabelecimento de uma época óptima de colheita, por forma a obter um rendimento máximo de extracção e as melhores características qualitativas do produto final.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/5351
Aparece nas colecções:PTV - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CN - 18.pdf922,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.