Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior Agrária >
Biologia e Biotecnologia >
BB - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3739

Título: Influência da copa de Fraxinus angustifolia Vahl nas características do gotejo e do escorrimento ao longo do tronco.
Autor: Pereira, Ermelinda
Madeira, Manuel
Abreu, Francisco Gonçalves de
Palavras-chave: Freixo
Gotejo
Precipitação bruta
Issue Date: 2007
Editora: SPCS
Citação: Pereira, Ermelinda; Madeira, Manuel; Abreu, Francisco G. (2007) - Influência da copa de Fraxinus angustifolia Vahl nas características do gotejo e do escorrimento ao longo do tronco. In Encontro Anual da SPCS. Vila Real
Resumo: O presente estudo teve como objectivo avaliar o efeito da copa de freixo nas características do gotejo e do escorrimento ao longo do tronco. A partir da análise química das soluções recolhidas quantificaram-se os nutrientes provenientes da atmosfera, bem como os transferidos da árvore para o solo através do gotejo e escorrimento ao longo do tronco. A passagem da precipitação através da copa conduziu, em geral, a um aumento dos valores de pH, dos teores de carbono (COD) e azoto (NOD) orgânicos dissolvidos e de nutrientes da solução de gotejo, em relação à precipitação bruta, devido à lavagem e/ou lixiviação dos tecidos vegetais. As concentrações de elementos na solução de escorrimento ao longo do tronco foram bastante superiores às do gotejo e precipitação bruta. Assim, os fluxos anuais em 2001 de COD, NOD, N-NH4+, N-NO3-, Cl, K, Na, Ca, Mg e P na precipitação bruta foram, respectivamente, 3.93, 0.92, 0.20, 0.06, 1.81, 2.40, 1.11, 1.16, 0.29 e 0.06g m-2; os valores referentes ao gotejo foram de 8.65, 1.12, 0.20, 0.03, 3,63, 4.22, 1.43, 1.70, 0.91 e 0.26g m-2. Em relação ao escorrimento ao longo do tronco, os fluxos variarão naturalmente com a área em torno do tronco da árvore, susceptível de ser influenciada por esta solução. As elevadas quantidades de nutrientes restituídas ao solo pelo gotejo e pelo escorrimento ao longo do tronco em relação à precipitação bruta, poderão contribuir para a diferenciação das características do solo sob a copa das árvores.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/3739
Appears in Collections:BB - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Freixo - Ciência do solo 2007.pdf653,07 kBAdobe PDFView/Open

Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


  © Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE