Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/2584
Título: Os indicadores de custo unitário na normalização da contabilidade de gestão hospitalar pública: uma abordagem no âmbito da nova sociologia institucional
Autor: Leite, Joaquim
Rodrigues, Lúcia Lima
Palavras-chave: Nova sociologia institucional (NIS)
Normalização
Contabilidade de gestão Hospitalar pública (CGHP)
Indicadores de custo unitário
Data: 2010
Editora: l’American Accounting Association
Citação: Leite, Joaquim; Rodrigues, Lúcia (2010). Os indicadores de custo unitário na normalização da contabilidade de gestão hospitalar pública: uma abordagem no âmbito da nova sociologia institucional. In II Transaatlantic Congress « Accounting, Auditing, Control & Cost Management in Global and Harmonized Economy». León, França.
Resumo: O presente trabalho, através de um estudo em 26 hospitais-empresa públicos portugueses, analisou a amplitude de variação dos indicadores de custo unitário real total normalizados pela contabilidade de gestão hospitalar pública. Os resultados indicam que, mesmo após a empresarialização dos hospitais, persistem fortes dispersões nestes indicadores de eficiência, implementados para comparar os diferentes hospitais. Interpreta-se a dispersão persistente pela prevalência de factores institucionais em detrimento destes indicadores de eficiência. O enquadramento teórico dos resultados obtidos, em que aspectos de natureza institucional se sobrepõem aos aspectos de eficiência, consubstancia-se nos conceitos de isomorfismo coercivo e decoupling abordados pela Nova Sociologia Institucional que permite enquadrar as práticas de contabilidade de gestão no seu contexto político, social e cultural.
URI: http://hdl.handle.net/10198/2584
Aparece nas colecções:ESTiG - Artigos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
icuncghp_Lyon2010.pdf63,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.