Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Mecânica Aplicada >
DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1790

Título: Avaliação do melhoramento de terra estabilizada com cimento e activadores
Autor: Cruz, Maria
Jalali, Said
Palavras-chave: Activadores
Características mecânicas
Durabilidade
Issue Date: 2007
Editora: Argumentum
Citação: Cruz, Maria; Jalali, Said (2007) - Avaliação do melhoramento de terra estabilizada com cimento e activadores. In 5th Seminário Arquitectura de Terra em Portugal. Lisboa. p.82-85.ISBN 978-972-8479-49-7.
Resumo: A terra é uma matéria-prima abundante, com bom comportamento térmico, reciclável e reutilizável, incombustível, não tóxica e sem necessidade de processos de transformação dispendiosos, o que permite eleger este material como uma das alternativas para a construção sustentável. As limitações da terra, enquanto material de construção, em particular o seu comportamento mecânico e a sua susceptibilidade na presença da água, podem ser minimizadas através de processos de estabilização de solos. Este trabalho descreve os resultados de estudos laboratoriais destinados a avaliar os efeitos da utilização do cimento nas propriedades mecânicas e de durabilidade de solos residuais graníticos. As propriedades mecânicas foram avaliadas através de ensaios à compressão simples e à tracção por compressão diametral, enquanto que o desempenho relativamente à durabilidade, foi estudado através de ensaios de absorção de água por capilaridade, ensaios de molhagem-secagem e de gelo-degelo. Foi também avaliado o efeito da saturação na resistência à compressão simples. Foram utilizadas percentagens de 6 e 10% de cimento relativamente à massa de solo seco. O efeito de activadores de baixo custo no solo estabilizado também foi considerado, de modo a tornar o material mais atractivo do ponto de vista económico e de desempenho. Os activadores usados foram: cloreto de sódio, cloreto de cálcio e hidróxido de sódio. O efeito da utilização de activadores foi avaliado no solo estabilizado com 6 % de cimento. Os resultados dos trabalhos experimentais indicam que o cimento aumenta substancialmente o desempenho do solo, enquanto que alguns dos activadores melhoram significativamente algumas das propriedades estudadas no solo estabilizado com cimento. Pode-se portanto concluir, que o uso de alguns activadores de baixo custo pode resultar numa redução significativa no consumo de cimento. Estes resultados podem conduzir a um melhoramento do desempenho e a efeitos ambientais positivos ao mesmo tempo que os custos sofrem uma redução.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1790
ISBN: 978-972-8479-49-7
Appears in Collections:DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Seminário5ATP.pdf125,86 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Seminário5ATP - resumo.pdf42,85 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia