Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Matemática >
DEMAT - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1290

Título: CFD aplicada ao estudo de permutadores de calor de placas chevron
Autor: Fernandes, Carla S.
Dias, Ricardo P.
Nóbrega, João M.
Maia, João M.
Palavras-chave: Permutadores de calor de placas
Número de Nusselt
Factor de Colburn
Mecânica de fluidos computacional
Issue Date: 2007
Editora: Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional
Citação: Fernandes, Carla S.; Dias, Ricardo P.; Nóbrega, João M.; Maia, João M. (2007) - CFD aplicada ao estudo de permutadores de calor de placas chevron. In XXVIII Congresso Ibero Latino-Americano sobre Métodos Computacionais em Engenharia. Porto.
Resumo: Os fluidos alimentares com viscosidade elevada são frequentemente processados em permutadores de calor de placas (PCPs) em regime laminar. O desempenho termo-hidráulico dos PCPs do tipo chevron depende das características geométricas dos mesmos, nomeadamente do ângulo das corrugações sinusoidais das placas, do espaçamento entre placas e do factor de incremento de área, definido como a razão entre a área real das placas e a sua área projectada. Apesar desta dependência ser consensualmente reconhecida, as correlações termo-hidráulicas existentes na literatura para este tipo de equipamentos não incluem todos os parâmetros geométricos. Neste trabalho é apresentado um estudo sobre a influência dos parâmetros geométricos das placas e das propriedades físicas do fluido no desempenho dos PCPs, sendo os valores obtidos comparados com dados experimentais da literatura. O estudo numérico é efectuado utilizando o software comercial de mecânica de fluidos computacional baseado no método de elementos finitos POLYFLOW®, sendo resolvidas as equações de conservação de massa, momento e energia para fluxos laminares incompressíveis. Sendo este um problema não linear, a sua resolução passa por um processo iterativo, baseando-se o critério de convergência no erro relativo cometido em cada iteração nos campos de velocidade e temperatura. A resolução numérica do problema foi efectuada num computador Dell Workstation PWS530 com 1GB de RAM. A validação do modelo usado na resolução deste problema foi efectuada recorrendo a um caso limite existente nos PCPs - ângulo de corrugação = 90º - para o qual estão disponíveis na literatura soluções analíticas. A diferença máxima obtida, entre os valores numéricos e analíticos, foi de 0.2%.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1290
Appears in Collections:DEMAT - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fernandes et al_artigo.pdf393,55 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia