Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Economia e Gestão >
DEG - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1020

Título: Pode uma nova metodologia de ensino melhorar resultados? Avaliação microeconométrica do sucesso escolar
Autor: Nunes, Alcina
Fernandes, Paula O.
Palavras-chave: Metodologias de ensino
Avaliação microeconométrica
Propensity score matching
Issue Date: 2007
Editora: Ayala Calvo, J.C., Grupo de Investigación FEDRA
Citação: Nunes, Alcina; Fernandes, Paula O. (2007) - Pode uma nova metodologia de ensino melhorar resultados? Avaliação microeconométrica do sucesso escolar. In XVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica. Logroño. ISBN 978-84-690-3573-3
Resumo: La introducción de una metodología de enseñanza basada en la filosofía preconizada por el Proceso de Bolonia, en una de las carreras del área de Administración ministradas por una institución de enseñanza superior en Portugal, permitió la realización de un proceso de evaluación microeconométrica del impacto de la filosofía de enseñanza en el suceso escolar de los alumnos a ella sujetos. Aplicando un método econométrico científicamente testado e internacionalmente aceptado, el Propensity Score Matching, concluyese que la introducción de una nueva metodología de enseñanza mejoró las tasas de aprobación de los alumnos sujetos a ella, cuando comparadas con las de otras carreras en el entorno del área de Administración; pero ya no cuando comparadas con las tasas de aprobación en todas las carreras ministradas por la institución. Todavía, cuando se compara la calidad de esas tasas de aprobación, los resultados no son positivos, independientemente del área científica de las carreras.
A introdução, num dos cursos da área de Gestão leccionados por uma instituição de ensino superior em Portugal, de uma metodologia de ensino baseada na filosofia preconizada pelo Processo de Bolonha, permitiu a realização de um processo de avaliação microeconométrica do impacto da filosofia de ensino no sucesso escolar dos alunos a ela sujeitos. Aplicando um método econométrico cientificamente testado e internacionalmente aceite, o Propensity Score Matching, conclui-se que a introdução de uma nova metodologia de ensino melhorou as taxas de aprovação dos alunos sujeitos à medida quando comparadas com as dos cursos na vizinhança da área da Gestão mas não quando comparadas com as taxas de aprovação em todos os cursos leccionados pela instituição. No entanto, quando se compara a qualidade dessas taxas de aprovação os resultados não são positivos, independentemente da área científica dos cursos.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/1020
Appears in Collections:DEG - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI

Files in This Item:

File Description SizeFormat
n_11.pdf193,39 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


  © Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE