| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A vasta complexidade dos ecossistemas existentes nas zonas húmidas assegura um vasto património natural que se traduz num largo sistema de funções e valores essenciais à vida, um património que é fundamental preservar e promover a todos os níveis. A Comissão Europeia define que uma Infraestrutura Verde Húmida é uma rede estrategicamente planeada de espaços naturais e seminaturais, oferecendo suporte a uma economia verde que estimula o desenvolvimento local, criando oportunidades de trabalho e favorecendo a regeneração dos recursos naturais, com características ambientais que proporcionam uma ampla variedade de serviços de ecossistema. Esta rede pode, portanto, fornecer espaços adequados para recreação e contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos.
A Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, constituída localmente pelos Pauis da Praia da Vitória que constituem um sistema integrado de três zonas húmidas costeiras seminaturais, que se encontram num processo de recuperação ecológica e paisagística, associado a um programa de educação ambiental dirigido a um número crescente de visitantes locais, nacionais e internacionais. Tendo em atenção o tema abordado, definiu-se a seguinte questão de investigação: em que medida a conservação das zonas húmidas contribui para a sustentabilidade local? A resposta foi estruturada de forma a abranger diversos setores em torno da sustentabilidade local, realizando uma investigação de natureza mista.
Tendo em vista responder à questão “Qual a perceção dos professores sobre a importância das zonas húmidas para a formação e a educação ambiental das crianças e jovens?” foi delineada uma metodologia quantitativa, recorrendo à construção de um questionário para a recolha de dados com base nos quais se pretendeu conhecer a opinião que os professores do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico têm sobre a importância das zonas húmidas para a formação das crianças e jovens do concelho da Praia da Vitória, nomeadamente no que se refere ao aumento da consciência ambiental e à melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos ambientais das mesmas. A amostra foi constituída por 31 respostas de professores do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico. Os resultados mostram grande disponibilidade dos professores inquiridos para a utilização das zonas húmidas costeiras locais para a realização de atividades práticas complementares às formações que lecionam. Relativamente à questão “Acha que as Zonas Húmidas trazem benefícios para a preservação da biodiversidade?”, todos responderam afirmativamente, tendo destacado o contributo que as mesmas podem dar para a aquisição de conhecimento científico, e mostrando interesse e disponibilidade para a realização de aulas práticas de campo e visitas de estudo, desde que as infraestruturas de acolhimento sejam cientificamente bem concebidas e atrativas. Apesar dos resultados obtidos é possível concluir que é necessário continuar a informar a população acerca do valor ambiental e pedagógico das zonas húmidas.
Tendo em vista ampliar o alcance e a atratividade dos materiais de divulgação da IVHCPV, realizou-se através da elaboração de materiais de divulgação ambiental, recorrendo a recursos de multimédia, com a introdução da tecnologia, Realidade Aumentada. Que tem por finalidade a junção de dois mundos, a informação existente on-line, sobre a Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, atualizada e em tempo real, com o acréscimo de imagens em movimento, tudo isto resumido no logotipo da entidade gestora, canalizado através de uma aplicação móvel.
Description
Keywords
Zonas húmidas Educação ambiental Sustentabilidade
