Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
128.96 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A avaliação da competência táctica é um tema importante para treinadores e investigadores. As suas finalidades têm mais probabilidades de ser alcançadas se os seus processos estiverem conectados aos objectivos/conteúdos de ensino/treino e aos comportamentos dos jogadores no jogo. Com estas preocupações foram desenvolvidos e validados alguns instrumentos de avaliação de entre os quais se destacam o Team Sports Performance Assessment Procedure (TSAP), o Game Performance Assessment Instrument (GPAI) e o Sistema de Avaliação Táctica no Futebol (FUT/SAT). Estes instrumentos apresentam grande flexibilidade de utilização mas não revelam abrangência suficiente de forma a dar resposta à diversidade de objectivos de treinadores e investigadores pelo que persiste a necessidade de se continuar a investir no desenvolvimento de outros instrumentos – novos ou adaptados.
Objectivo: Desenvolver e testar um instrumento de avaliação concebido a partir do GPAI e do FUT/SAT para avaliar as dimensões tomada de decisão e eficácia motora da competência táctica de praticantes de futebol.
Métodos: Participaram no estudo 18 praticantes de futebol do escalão sub-11. Os participantes, divididos por níveis de competência pelo seu treinador, realizaram o teste de campo GR+3x3+GR. Os jogos foram filmados e analisados em diferido por três grupos de observadores. O instrumento de observação apresenta uma estrutura alicerçada nos princípios do jogo e integra duas dimensões (tomada de decisão e eficácia motora), oito categorias (os princípios do jogo) e indicadores de performance para cada categoria. Recorrendo ao software Utilius VS, as tomadas de decisão foram avaliadas em adequadas/não adequadas e as execuções motoras em eficazes/não eficazes. A validação do instrumento foi feita com base na avaliação de conteúdo por peritos e no cálculo da fiabilidade intra e inter observadores (Kappa de Cohen) efectuado a partir da comparação da avaliação feita por três observadores a dois atletas em duas sessões de observação separadas por duas semanas.
Resultados: Os peritos aprovaram as dimensões, categorias e indicadores de performance que constituem o instrumento. Os valores de fiabilidade inter-observadores variaram entre 0.75 e 0.91 na dimensão tomada de decisão e entre 0.73 e 0.84 na dimensão eficácia motora. Os valores de fiabilidade intra-observadores situaram-se entre 0.81 e 0.96 na dimensão tomada de decisão e entre 0.78 e 0.95 na dimensão eficácia motora.
Conclusão: O instrumento mostrou ser válido para avaliar as dimensões tomada de decisão e eficácia motora da competência táctica no jogo de futebol apresentando altos valores de fiabilidade intra e inter avaliadores.
Description
Keywords
Citation
Quina, João do Nascimento; Camões, Miguel.; Graça, A. (2011). Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação da competência táctica em futebol. In Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. ISSN 1645-0523. 11:4, p.77
Publisher
Universidade do Porto, Faculdade de Desporto