Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusivaPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco A.Nesta comunicação apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma educação inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes instituições, cursos e unidades curriculares de Licenciatura da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Envolveu a ESE-IPB e o Centro Social e Paroquial do Santo Condestável (IPSS de Bragança). Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: a de articulação entre Unidades Curriculares da Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática), e da Licenciatura em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade, e a de investigação que teve como objetivos averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional, e perceber de que forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção infantojuvenil. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade, Richard Zimmler, intitulada Maria e Danilo e o Mágico Perdido, para desenvolver um conjunto de ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a Instituição parceira. Assim, para além da descrição do projeto, apresentamos também resultados relativos à componente investigativa.
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professoresPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, JoãoEste trabalho insere-se no âmbito de um projeto de investigação que se centra em particular na importância do texto dramático nas práticas de educação literária, nas escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1.o CEB) e enquanto elemento que veicula valores. Neste contexto, consideramos, tendo por base resultados de estudos nossos realizados no ano letivo anterior com o texto narrativo, que o texto dramático e a sua dramatização se constituem como instrumentos pertinentes a utilizar na construção de valores em contexto escolar. Assim, num primeiro momento, são nossos objetivos: Perceber que valores são veiculados pelos textos selecionados e Identificar que valores os alunos do 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) percecionam nos mesmos textos. Para a sua concretização fizemos previamente uma escolha apurada de um corpus textual que consideramos reunir as caraterísticas necessárias para a dramatização pelos alunos da LEB, a saber: Árvores, verdes árvores, de Jaime Salazar Sampaio; História de um menino que cavalgou uma estrela para matar um dragão que trazia dentro de si, de José Ferraz Diogo e O Leão da Juba de Oiro, de José Ferraz Diogo. Uma vez selecionadas as obras, procedemos à sua análise nomeadamente no que respeita aos valores humanos nelas emergentes. Num segundo momento, apresentámos e discutimos, com os alunos do 2.o ano da LEB, a classificação de valores humanos. Convocámo-los, de seguida, para a leitura das respetivas obras e solicitámos a sua “reflexão” escrita acerca dos valores que consideram estarem presentes nas mesmas. Apresentamos, agora, resultados do trabalho desenvolvido até ao momento.
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professoresPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, JoãoEste trabalho insere-se no âmbito de um projeto de investigação que se centra em particular na im- portância do texto dramático nas práticas de educação literária, nas escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1o CEB) e enquanto elemento que veicula valores. Neste contexto, consideramos, tendo por base resultados de estudos nossos realizados no ano letivo anterior com o texto narrativo, que o texto dramático e a sua dramatização se constituem como instrumentos pertinentes a utilizar na constru- ção de valores em contexto escolar. Assim, num primeiro momento, são nossos objetivos: Perceber que valores são veiculados pelos textos selecionados; Perceber que valores os alunos do 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) percecionam nos mesmos textos. Para a sua concretização zemos previamente uma escolha apurada de um corpus textual que consideramos reunir as carate- rísticas necessárias para a dramatização pelos alunos da LEB, a saber: Árvores, verdes árvores, de Jaime Salazar Sampaio, O Espanta-pardais, de Maria Rosa Colaço e O Leão da Juba de Oiro, de José Ferraz Diogo. Uma vez selecionadas as obras, procedemos à sua análise nomeadamente no que respeita aos valores humanos nelas emergentes. Num segundo momento, apresentámos e discutimos, com os alunos do 2.o ano da LEB, a classi cação de valores humanos. Convocámo-los, de seguida, para a leitura das respetivas obras e solicitámos a sua “re exão” escrita acerca dos valores que consideram estarem presentes nas mesmas. Apresentaremos, nesta comunicação, resultados prévios do trabalho desenvolvido até ao momento.