Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Atividade experimental de microbiologia sobre saúde oral em Moçambique usando materiais de fácil acesso
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Singo, Brígida; Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de
    O programa do ensino secundário geral de Moçambique aponta para um currículo dinâmico e flexível, com abordagens transversais de conteúdos, com integração temática multidisciplinar e com o desenvolvimento de competências para a vida. As competências referem-se ao conjunto de saberes, capacidades, comportamentos e informações que permitem ao indivíduo tomar decisões informadas, resolver problemas, pensar crítica e criativamente, relacionar-se com os outros e manifestar atitudes para com a sua saúde e da sua comunidade A atividade experimental de microbiologia tem esse objetivo e pressupõe a manipulação de material laboratorial, com observação de microrganismos. Neste estudo foram analisados os conteúdos de microbiologia no programa de ensino e no manual escolar da 9.ª classe (14-15 anos) de Moçambique, que é livro único. A análise revelou que a abordagem do tema no programa e manual é tratado de forma explícita e implícita, dando importância a conteúdos de microbiologia relacionados com a saúde. No manual foi identificada uma imagem com conteúdo implícito de microbiologia na unidade “Introdução à vida das plantas”, em que é referido o uso da planta mulala para a escovagem dos dentes. Assim, decidiu-se elaborar uma atividade experimental sobre “presença de microrganismos na boca e a eficiência da higiene oral” a partir de um guião convencional de investigadores portugueses que foi adaptado para o contexto moçambicano. Numa primeira fase, a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, utilizando os recursos do próprio laboratório. Ao desenvolver-se a atividade de forma convencional, foi-se refletindo na sua adaptação à realidade da escola moçambicana através de uso de material de fácil acesso. Para o efeito, adquiriram-se materiais simples e realizou-se a atividade com esses materiais, que foi efetuada com sucesso. Organizou-se então o guião desta atividade experimental que será utilizado em Nampula por professores que o aplicarão com vista à sua validação final. Com este estudo espera-se ajudar os alunos da 9.ª classe de Moçambique a conhecerem os microrganismos, neste caso bactérias, a reconhecerem melhor as medidas de prevenção da cárie dentária e a compreenderem a relação entre bactérias da boca e a saúde oral.
  • Atividade experimental de microbiologia sobre saúde oral em Moçambique usando de materiais de fácil acesso
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Singo, Brígida; Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de
    Currículo do ensino secundário geral de Moçambique aponta para um currículo dinâmico e flexível, com abordagens transversais de conteúdos, com integração temática, multidisciplinar e com o desenvolvimento de competências para a vida. As competências referem-se ao conjunto de saberes, capacidades, comportamentos e informações que permitem ao indivíduo tomar decisões informadas, resolver problemas, pensar crítica e criativamente, relacionar-se com os outros e manifestar atitudes para com a sua saúde e da sua comunidade A atividade experimental de microbiologia tem esse objetivo e pressupõe a manipulação de material laboratorial, com observação de microrganismos. Neste estudo foram analisados os conteúdos de microbiologia no programa de ensino e no manual escolar da 9.ª classe (14-15 anos) de Moçambique, que é livro único. A análise revelou que a abordagem do tema no programa e manual é tratado de forma explícita e implícita, dando importância a conteúdos de microbiologia relacionados com a saúde. No manual foi identificada uma imagem com conteúdo implícito de microbiologia na unidade “Introdução à vida das plantas”, em que é referido o uso da planta mulala para a escovagem dos dentes. Assim, decidiu-se elaborar uma atividade experimental sobre “presença de microrganismos na boca e a eficiência da higiene oral” a partir de um guião convencional de investigadores portugueses que foi adaptado para o contexto moçambicano. Numa primeira fase, a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, utilizando os recursos do próprio laboratório. Ao se desenvolver a atividade de forma convencional, foi-se refletindo na sua adaptação à realidade da escola moçambicana através de uso de material de fácil acesso. Para o efeito, adquiriram-se materiais simples e realizou-se a atividade com esses materiais, que foi efetuada com sucesso. Organizou-se então o guião que será utilizado em Nampula por professores que aplicarão este guião com vista à validação final do guião desta atividade experimental. Com este estudo espera-se ajudar os alunos da 9.ª classe de Moçambique a conhecerem os microrganismos, neste caso bactérias, e a reconhecerem melhor as medidas de prevenção da cárie dentária e a compreenderem a relação entre bactérias da boca e a saúde oral.
  • Atividade experimental sobre fermentação do leite para a 10ª Classe de Moçambique: importância dos microrganismos
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Singo, Brígida; Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de
    A atividade experimental é hoje amplamente valorizada como uma componente fundamental na educação em ciências, pois possibilita envolver a comunidade-turma num fluxo contínuo de pensamento e ação. Nesta perspetiva, a análise efetuada ao conteúdo de microbiologia do programa de ensino da 10.ª classe de Moçambique e o respetivo manual escolar permitiu constatar a abordagem de microrganismos na unidade “Evolução”, em especial na “Experiência de Pasteur”, dando informação sobre o crescimento dos microrganismos em ambiente aberto, não assético. Assim, decidiu-se desenvolver um guião de atividade experimental inspirada na experiência de Pasteur, utilizando materiais de fácil acesso, para demonstrar a importância dos microrganismos no processo de fermentação, utilizando o exemplo do leite natural e do leite fervido, ambos mantidos a diferentes temperaturas: no frio e à temperatura ambiente. As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, inicialmente com material convencional (e refletindo-se sobre o contexto moçambicano) e depois com materiais de fácil acesso. Os resultados mostraram que, quer usando material convencional, quer materiais de fácil acesso, o frio e a fervura do leite retardam o crescimento de microrganismos e o abaixamento do pH. Baseando-se nestas atividades, construiu-se, então, um guião para o professor e outro para o aluno, usando materiais de fácil acesso, que foram validados pelos professores do ensino secundário geral de Nampula. Espera-se que a utilização destes guiões por professores do ensino secundário geral permita a implementação de atividades experimentais de microbiologia nas escolas moçambicanas e, desta forma, contribua para o reconhecimento da importância da higiene alimentar.