Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Fernandes, Isabel Marília Borges

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade
    Publication . Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina; Delgado-Iglesias, Jaime
    Tal como a nível internacional, também em Portugal é grande a importância atribuída ao manual escolar, reconhecido como um dos recursos mais utilizado por professores e alunos. Por isso, o manual escolar converteu-se num objeto de estudo de diversas investigações no âmbito da Didática das Ciências. Uma das linhas de investigação diz respeito ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), considerado por muitos investigadores como uma das tendências atuais do ensino das ciências capaz de desenvolver a literacia científica dos alunos. Neste estudo, essencialmente qualitativo, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se os manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6.º ano exploram os conteúdos científicos relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o ambiente e se apresentam atividades de índole CTSA. Os resultados mostram que o enfoque CTSA está incorporado nos manuais analisados, mas de forma insuficiente e pouco explorada.
  • Integração de conteúdos CTSA no currículo e nos manuais escolares portugueses de ciências do 2.ºCEB: que relação de continuidade/descontinuidade?
    Publication . Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina; Delgado-Iglesias, Jaime
    Um dos grandes desafios que se coloca à Educação em Ciências é a necessidade de promover a literacia científica de todos os alunos. Impõe-se uma Educação em Ciências mais contextualizada e integrada, que proporcione a interligação entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. Mas, para que os professores considerem e implementem esta abordagem nas suas aulas, é necessário que a mesma seja contemplada de forma clara e explícita nos documentos que regulam a ação educativa, nomeadamente, nos Documentos Oficiais Curriculares e nos manuais escolares. Assente numa investigação essencialmente qualitativa, este estudo analisa a educação científica de enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente promovida pelos Documentos Oficiais Curriculares e interpretada pelos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 2.ºciclo da educação básica. Os resultados indicam que as diretrizes curriculares dos Documentos Oficiais ainda não são totalmente consentâneas com as atuais recomendações do enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente em Didática das Ciências e que as interpretações que os manuais escolares fazem desta perspetiva de ensino são insuficientes para promover a literacia científica dos alunos.