Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Efeito das características seminais de carneiros dadores de sémen sobre a taxa de fertilidade pós-inseminação artificial cervical em ovelhas da raça Churra Galega BragançanaPublication . Mateus, Óscar; Afonso, Paulo; Quintas, Helder; Santos, Liliana; Correia, Teresa Montenegro; Álvaro, Armindo; Silva, Daiane; Valentim, RamiroNos ovinos, a quantidade e a qualidade do sémen produzido depende de fatores genéticos, individuais, ambientais, sociais e de maneio. Os carneiros da raça Churra Galega Bragançana (CGB) produzem ejaculados com um volume médio de 1,2 ± 0,4 ml, uma concentração média de 3,9 x 109 ± 1,4 x 109 espermatozóides (SPZ), uma percentagem de SPZ vivos de 80,6 ± 8,6 e uma percentagem SPZ normais de 87,4 ± 7,9. A motilidade massal média é de 4,5 e a individual de 4,3. De um modo geral, a quantidade e a qualidade do sémen produzido no outono-inverno é superior à do sémen produzido na primavera-verão. Contudo, estas diferenças, quando comparadas com as observadas em outras raças, tendem a ser pouco acentuadas.
- Efeito das Características seminais de carneiros dadores de sémen sobre a taxa de Fertilidade Pós-inseminação Artificial Cervical em Ovelhas da raça Churra Galega BragançanaPublication . Quintas, Helder; Mateus, Óscar; Santos, Liliana; Correia, Teresa Montenegro; Afonso, Paulo; Silva, Daiane; Valentim, RamiroAs características semínais dos bodes dadores de sémen condicionam a taxa de fertilidade pós-ínseminação artificial (IA). Como norma, os ejaculados devem ter um volume ^ 2,0 ml, uma motilidade ï 75% e uma percentagem de espermatozoides (SPZ) vivos ^75%. O objetivo do presente trabalho é estudar o efeito das características seminais de bodes dadores de sémen sobre a taxa de fertilidade pós-IA cervical em cabras da raça Serrana, ecótipo Transmontano. Foram usadas 40 cabras da raça Serrana, com 4,1 ± 3,2 anos de idade. A 21 de setembro, as cabras receberam uma esponja vaginal com 20 mg de FGA e uma injeção de 100 ^ig dê cloprostenol. Os tratamentos tiveram uma duração de 5 dias. Quando da remoção das esponjas vaginais, as cabras foram injetadas com 300 UI de eCG. Dois bodes Serranos foram usados como dadores de sémen (Quadro I). A IA cervical foi realizada 43 + l horas pós-administração de eCG. O diagnóstico de gestação foi feito por ecografia 41 dias pós-IA. As características seminais dos bodes dadores de sémen influenciaram a taxa de fertilidade das cabras Serranas inseminadas artificialmente.
- Inseminação artificial cervical em ovelhas da raça Churra Galega Bragançana: utilização de ponta anti-refluxo DarioPublication . Valentim, Ramiro; Santos, Liliana; Correia, Teresa Montenegro; Mateus, Óscar; Álvaro, Armindo; Silva, Daiane; Afonso, Paulo; Quintas, HelderAs ovelhas que produzem refluxo cervical de sémen tendem a apresentar taxas de fertilidade mais baixa, pelo que este deve ser evitado. Na ovelha, o volume interior do canal cervical varia entre 0,1-0,2 ml. Como o volume interno das palhinhas de sémen francesas mais finas é de 0,25 ml, o refluxo cervical de sémen ocorre sempre nalgumas ovelhas. De acordo com vários trabalhos publicados, o impacto negativo do refluxo cervical de sémen depende do seu volume. Quando é ligeiro tende a não condicionar negativamente a taxa de fertilidade. De acordo com a informação da empresa Humeco, a ponta anti-refluxo Dario permite uma penetração suficientemente profunda do canal cervical, ao mesmo tempo que tampona Os externo do cérvix, prevenindo o refluxo cervical de sémen e melhorando a taxa de fertilidade até 12%.
- Inseminação artificial cervical em ovelhas da raça Churra Galega Bragançana: utilização de ponta anti-refluxo DarioPublication . Valentim, Ramiro; Santos, Liliana; Correia, Teresa Montenegro; Mateus, Óscar; Álvaro, Armindo; Silva, Daiane; Afonso, Paulo; Quintas, HelderAs ovelhas que produzem refluxo cervical apresentam taxas de fertilidade mais baixa, pelo que este deve ser evitado. De acordo com a informação da empresa Humeco, a ponta anti-refluxo Dario permite uma penetração suficientemente profunda do canal cervical, ao mesmo tempo que tampona Os externo do cérvix, prevenindo o refluxo cervical de sémen e melhorando a taxa de fertilidade até 12%. O objetivo deste estudo é comparar os efeitos da utilização da ponta anti-refluxo Dano sobre a taxa de fertilidade pós-IA cervical em ovelhas da raça Churra Galega Bragançana (CGB). Foram usadas 41 ovelhas CGB, com 3,7 ± 2,0 anos de idade. A 30 de setembro, nestas ovelhas foram colocadas esponjas vaginais com 20 mg de FGA. Nessa altura, as ovelhas foram ínjetadas com 100 (Ag de cloprostenol. O tratamento durou 5 dias. Quando da remoção dos dispositivos vaginais, foram ínjetadas 500 UI de eCG. A IA cervical foi realizada 55 + l horas pós-injeção de eCG. Dezanove ovelhas foram ínseminadas com o pistolete IMV® coberto apenas com uma bainha IMV®. As demais 22 ovelhas foram inseminadas com a extremidade da bainha IMV® coberta com uma ponta anti-refluxo Dano. O diagnóstico de gestação foi feito por ecografía 41 dias pós-IA. Quarenta e um dias pós-IA, 82,9% das ovelhas estavam gestantes. A utilização da ponta antí-retluxo Dario não alterou a taxa de fertilidade (Sem ponta: 84,2% Vs'. Ponta Dario: 81,8%;x2=0,1;P>0,05). O uso de ponta anti-refluxo Dario não melhorou a taxa de fertilidade.