Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente
    Publication . Madureira, Cristiana; Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria
    Este trabalho centrou-se na tentativa de compreender o portefólio, enquanto instrumento promotor da prática reflexiva conducente ao desenvolvimento profissional docente.
  • Inovação de práticas pedagógicas: estratégias de supervisão na transformação de práxis docentes
    Publication . Madureira, Cristiana; Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria
    Com esta comunicação tem-se como finalidade refletir sobre a importância das estratégias de Supervisão na transformação da práxis docente. Assim, através da leitura e análise documental de vários estudos que abordam a referida problemática e da legislação enquadradora tentamos apresentar uma interpretação/leitura acerca da eventual dialética entre práxis e supervisão pedagógica, bem como depreender de que forma esta poderá contribuir para encontrar mecanismos facilitadores da prática docente, conhecendo e problematizando diferentes referenciais e instrumentos pedagógicos. No quadro legislativo atual é dado cada vez mais enfoque à avaliação do desempenho docente. No entanto, esta abordagem pode ser entendida em duas vertentes, por um lado, como uma estratégia que fomenta a transformação e a emancipação do docente e, por outro, como uma ferramenta que assume funções de controlo e seriação. Todavia, é com base na emancipação e transformação do docente que iremos centrar a nossa reflexão, destacando a natureza formativa da avaliação uma vez que esta poderá constituir, enquanto mecanismo regulador da nossa práxis, um pilar de extrema importância no desenvolvimento profissional docente. Em termos metodológicos iremos privilegiar metodologias qualitativas, dando a conhecer alguns instrumentos de supervisão pedagógica nomeadamente a observação de aulas, as narrativas profissionais e a reflexão escrita, os estudos de casos, o portefólio de ensino e a investigação-ação.
  • Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia
    Publication . Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana
    Com este trabalho pretendeu-se discutir e refletir conjuntamente acerca de eventuais dilemas éticos da profissão docente.
  • Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa
    Publication . Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana
    Com este trabalho, pretendeu-se refletir acerca dos contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter», da convivência entre o aluno e o professor na sala de aula, bem como aferir a importância da interação e participação dos diferentes atores do processo educativo.
  • Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria; Alves, Celina Hirondina
    Este trabalho pretendeu compreender os motivos pelos quais existem «crianças de rua», identificando as razões sociais e familiares que estão subjacentes a estas situações.
  • O cinema como recurso pedagógico no Quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades e perspetivas de futuro em Portugal
    Publication . Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina
    Este estudo, enquadrado nas ciências da educação, em geral e na pedagogia social em particular, objetiva estudar o cinema e a educação social, tentando, perceber o papel do cinema na educação e as suas potencialidades enquanto recurso pedagógico na formação inicial e na prática profissional. Assim, constituem focos de análise questões subjacentes à evolução do cinema, da educação social e da configuração do papel do cinema nesta última, seja no âmbito da formação de educadores sociais, seja no âmbito da sua intervenção. Desejando contribuir para o (re)conhecimento das potencialidades do cinema na educação social, proceder-se-á à analise dos programas curriculares desta licenciatura e à auscultação dos seus alunos, desenvolvendo a investigação, partindo de possíveis conexões sobre experiências de utilização do cinema no âmbito da intervenção social. Dada a natureza multifacetada do tema de investigação impõe-se situa-lo não numa área de estudo, mas na intersecção das diversas áreas que nele possam confluir: inovação em educação, educação social, pedagogia social, animação comunitária e cidadania. Com esta investigação espera-se produzir conhecimento científico sobre o papel educativo do cinema e sobre as representações da educação no cinema, intentando maior protagonismo à educação na vida quotidiana e na garantia da cidadania ativa (Caride, 2005).
  • Ética: para quê e porquê na formação de professores?
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria; Madureira, Cristina; Novais, Célia
    Este trabalho teve como finalidade refletir sobre a dimensão ética na formação dos(as) professores(as), plasmando-se nos resultados parciais de uma investigação, encetada no ano letivo 2014/15.
  • Felicidade no trabalho: relações ou ralações?
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria
    Este texto é o resumo de uma comunicação que teve como finalidade refletir sobre a maneira como o trabalho pode influenciar a vida de uma pessoa. Através da leitura e análise documental de vários estudos que abordam a problemática do trabalho e felicidade, tentamos apresentar uma interpretação sobre as conexões dos diferentes tipos de relações estabelecidas nos locais de trabalho, bem como as suas possíveis implicações na vida pessoal e familiar e vice-versa.
  • Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria
    Vivemos num tempo em que a profissão professor é marcada por uma grande complexidade e múltiplas exigências. O certo é que numa escola, de todos e para todos, «seduzir» os alunos para a importância do conhecimento tornou-se numa missão quase impossível, para o professor, havendo alguns teóricos que o colocavam no lugar do morto, no Século XXI, significando que ele seria um referente na ação educativa mas teria um posição passiva. Assumir-se uma tal leitura seria anular o núcleo fundador da relação pedagógica e resultaria em destituir de sentido a própria escola. Ora, reconhecendo a importância central do seu papel, o presente trabalho, tem como objeto de estudo o professor. Tentamos perceber, a partir das perceções emergentes, do ponto de vista do aluno quem é este profissional e qual o seu papel nas suas vidas de estudantes. Assim, partindo-se da questão: O que é para ti um bom professor? constituíram-se focos de análise em torno de questões subjacentes à profissão e à profissionalidade, bem como da configuração do papel do professor na vida daqueles a quem ensina.