Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • O perfil do visitante praticante de atividades de animação turística: o caso da região Alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística do destino turístico Alto Trásos- Montes {ATM). Para o efeito, recorreu-se a dois tipos de análise : i) uma análise fatorial exploratória; ii) uma análise de clusters. Aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que praticaram alguma atividade de animação turístico e que se deslocaram à região ATM em 2013/2014. O perfil do grupo de visitantes que integram cada cluster foi definido em função dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos na análise fatorial, das atividades de animação turística praticadas e dos dados sociodemográficos. Pela análise dos resu ltados foram encontrados cinco segmentos, nomeadamente: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Este estudo proporciona uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo ao nível deste subsetor da atividade turística, uma requalificação ou adaptação da oferta existente.
  • Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.
  • Animação turística como fator implícito da procura turística
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla Pinto
    O principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animação turística, como uma componente da oferta existente na região de Alto Trás-os-Montes, com as suas características únicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleição do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da temática da animação turística, a abordagem assenta na importância da animação turística, suas finalidades, modalidades, contribuição para o aumento das taxas de ocupação de uma região, o animador turístico e as empresas de animação turística.
  • La contribución de la animación turistica en la elección y la experiencia turística
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    El presente trabajo de investigación tiene como principal objetivo analizar la contribución de la animación turística como factor de elección del destino turístico Alto Trás-os- Montes (ATM), según la perspectiva del visitante. En este sentido, se optó por una metodología con abordaje cuantitativo, con la aplicación de cuestionarios. El estudio incluye un total de 536 visitantes nacionales y extranjeros que se desplazaron a la Región ATM en 2013/2014, con un error muestral final de 4.2% y un nivel de significancia de 5%. Para el tratamiento de los datos se utilizaron diversos procedimientos estadísticos como el análisis descriptivo exploratorio, el análisis factorial exploratorio, el análisis inferencial, el análisis de clusters, el uso de la matriz importancia-satisfacción y la aplicación del modelo probabilístico Logit. De los resultados obtenidos en el análisis factorial exploratorio se extrajeron cuatro factores motivacionales que explican el 60.87% de la variancia total, y cuatro factores de atracción que explican el 62% de la estructura de los datos. Con la aplicación del análisis de clusters se encontraron cinco segmentos. Por el posicionamiento de los Factores de Atracción en la matriz importancia versus satisfacción se concluye que las ‘atracciones naturales’, la ‘hospitalidad’ y la ‘simpatía de las personas’ son los factores que posicionan favorablemente la región como destino turístico. Las actividades de animación turística practicadas contribuyen positivamente con la experiencia turística, a pesar de no ser consideradas como un factor de elección.
  • Animação turística como fator de eleição de um destino – estudo exploratório
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla Pinto
    O propósito do presente trabalho é apresentar e discutir os resultados de um estudo exploratório que foi desenvolvido no âmbito de um trabalho de investigação, cujo objetivo principal é analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino, ao nível da procura turística. Nesse sentido, o estudo exploratório teve a pretensão de construir o instrumento de recolha de dados, bem como a sua validação e determinação da fiabilidade, através do recurso ao Alpha de Cronbach. Para tal, inquiriram-se visitantes nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à região Alto Trás-os-Montes. Os constructos objeto de estudo foram os fatores de eleição do destino, os serviços prestados pela empresa de animação turística e os fatores de atração. Pelos resultados obtidos observou-se que o instrumento de recolha de dados construído foi validado e apresentou uma confiabilidade Alpha de Cronbach muito satisfatória, para cada constructo, o que permite a sua aplicabilidade.
  • Fatores de eleição do destino turístico para a região norte de Portugal alto Trás-os-Montes: uma análise multivariada
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores de eleição do destino turístico para a região Norte de Portugal Alto Trás-os-Montes (ATM). Especificamente, visa-se: i) a identificação dos principais fatores motivacionais de eleição do destino turístico ATM; ii) a identificação dos principais fatores de atração de eleição do destino turístico ATM. Os fatores de eleição em análise foram selecionados com base na revisão da literatura turística e no modelo de Crompton (1979). Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, e os dados foram tratados tendo por base uma Análise Fatorial Exploratória. Dos resultados obtidos extraíram-se quatro Fatores Motivacionais que explicam 60.87% da variância total, a saber: 1) competências sócio e interculturais, 2) relacionamento e vivências interpessoais, 3) conveniência e lazer e 4) escape e autorrenovação. Por outro lado, identificaram-se quatro Fatores de Atração que explicam 62% da estrutura dos dados: 1) acolhimento e qualidade dos serviços, 2) animação e atrações turísticas, 3) facilitadores e promotores da viagem e 4) encantos rurais. Estes resultados podem ser utilizados para a aplicação de outras técnicas estatísticas e como um elemento informativo para os stakeholders da atividade turística.
  • Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e jovens Aventureiros'. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região AT.M, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística
  • Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
    Publication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores Regionais’; ‘Indiferentes’ e ‘Jovens Aventureiros’. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.