Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativaPublication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria JoséA dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperativo que os profissionais que trabalham em cuidados paliativos sejam detentores de competências humanísticas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humanística do cuidado, as quais enfatizam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holístico, indo além das necessidades físicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais.
- Musicar + paliar = bem-estar: uma abordagem exploratóriaPublication . Alves, Vasco; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, GoreteO projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias; o bem-estar dos doentes, família e profissionais; experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, decorrente de um protocolo de cooperação estabelecido entre uma instituição de ensino superior e uma unidade local de saúde, desenvolvido por estudantes do curso superior de Música numa unidade de Cuidados Paliativos. Resultados, sugerem de modo inequívoco que as atividades musicais performativas foram reconhecidas como sendo portadoras de benefícios mútuos, para a formação dos estudantes e para a humanização daquele ambiente hospitalar. Ficou evidenciado que os utentes, familiares e profissionais de saúde consideraram as iniciativas artísticas relacionadas a aspetos emocionais como a “Alegria” e “Prazer”.
- Prestação de cuidados paliativos na unidade de longa duração e manutenção de sta maria maiorPublication . Baptista, Gorete; Bernardo, Sónia; Centeno, Francisco; Martins, PaulaOs doentes em situação de doença avançada e terminal apresentam uma elevada procura assistencial, implicando todos os níveis do sistema de saúde e supõem, no último ano da sua vida, perto de 25% de todos os internamentos hospitalares. Os Cuidados Paliativos supõem cuidados especiais, desenha-dos para proporcionar bem-estar, conforto e suporte aos doentes e às suas famílias nas fases finais da doença. Os cuidados paliativos não aceleram nem param o processo de morrer. Não prolongam a vida nem antecipam a morte. Os cuidados paliativos não terminam com o falecimento do doente, prolongam-se mais além através da prestação de cuidados à família no processo do luto. Os cuidados paliativos levam o conhecimento e o suporte médico, psicológico, emocional e espiri-tual ao doente e ao seu meio, que inclui a família e os amigos. Os cuidados paliativos pretendem que os doentes disponham dos dias que restam de vida conscien-tes e livres da dor e de outros sintomas desagradáveis, de tal modo que esses dias decorram com a maior dignidade possível e rodeados das pessoas com quem partilham a sua vida.
- Projeto: Musicar + Paliar = Bem-EstarPublication . Alves, Vasco; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, GoreteO projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias, o bem-estar dos doentes, família e profissionais, experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, decorrente de um protocolo de cooperação estabelecido entre uma instituição de ensino superior e uma unidade local de saúde, desenvolvido por estudantes de um curso superior de Música numa unidade de Cuidados Paliativos. Resultados, sugerem de modo inequívoco que as atividades musicais performativas foram reconhecidas como sendo portadoras de benefícios mútuos, para a formação dos estudantes e para a humanização daquele ambiente hospitalar. Ficou evidenciado que os utentes, familiares e profissionais de saúde consideraram as iniciativas artísticas relacionadas a aspetos emocionais como a “Alegria” e “Prazer”. Corrobora-se a hipótese de que é necessário aproximar as práticas pedagógicas das realidades sociais, em particular no que respeita à formação dos estudantes ao nível de matérias como a consciência e a relação com a morte e com o cuidado de doentes em estado terminal, uma vez que se pode promover o bem-estar de todos os agentes envolvidos e da sociedade em geral. Conclusões, este tipo de iniciativas permite a deslocação da atenção dos envolvidos, ainda que temporária, para quadros emocionais positivos, o que poderá ajudar a atenuar os sentimentos negativos comummente associados a estes ambientes hospitalares. Este projeto constitui-se como exemplo que promove a consciência humanitária e a perceção social para redirecionar o entendimento e o diálogo social sobre questões relacionadas com o sofrimento e o fim de vida.
- Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativaPublication . Baptista, Gorete; Gomes, Maria José; Galvão, Ana MariaA dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperaevo que os profissionais que trabalham em cuidados paliaevos sejam detentores de competências humanísecas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humaníseca do cuidado, as quais enfaezam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holíseco, indo além das necessidades sicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais. Objeevo, evidenciar as competências humanísecas dos profissionais de saúde em contexto de cuidados paliaevos. Método, revisão integraeva orientada pela questão de invesegação: quais as competências humanísecas essenciais ao cuidado humanizado em cuidados paliaevos? Foram selecionados aregos que versam sobre as teorias em análise, compilando-se as conclusões dos mesmos de acordo com o método SPIDER.
- Pertinência da espiritualidade em cuidados paliativos da RNCCIPublication . Lopes, Carolina de Fátima Leitão; Veiga-Branco, Augusta; Baptista, GoreteA espiritualidade é uma componente essencial do cuidar. A European Association for Paliative Care, definiu espiritualidade como “uma dimensão dinâmica da vida que relaciona a maneira com que cada individuo (ou comunidade) expressa, vive ou busca significado, propósito ou transcendência, e a maneira com que cada um se conectam ao momento, a si mesmo, aos outros, à natureza e ao sagrado”. Nos cuidados paliativos esta assume a essência na sua plenitude, tendo um alto poder terapêutico, o que faz com que a esperança aumente, reflectindo-se num aumento de bem estar, o que leva à promoção de conforto, diminuição de sofrimento, culminando numa melhor qualidade de vida. Objetivos:
- A relação de ajuda ao doente em fim de vida e famíliaPublication . Gomes, Helena; Borges, Marco Paulo Malojo; Baptista, GoreteOs cuidados ao doente em fim de vida tornam-se difíceis de suportar pelas pessoas envolvidas, pois, para além da sobrecarga física, existe um grande desgaste psicológico e emocional, pelo que se torna importante um acompanhamento e apoio por parte dos profissionais de saúde. A relação de ajuda é um elemento decisivo na atividade dos enfermeiros, desempenhando um papel central na resposta às necessidades concretas do doente em fim de vida e sua família. Objetivo: Identificar necessidades e dificuldades que os enfermeiros enfrentam no contexto da relação de ajuda ao doente em fim de vida e família.