Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativa
    Publication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    A dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperativo que os profissionais que trabalham em cuidados paliativos sejam detentores de competências humanísticas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humanística do cuidado, as quais enfatizam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holístico, indo além das necessidades físicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais.
  • Calidade de vida en el anciano institucionalizado
    Publication . Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, Gorete
    Las alteraciones demográficas a las que estamos asistiendo desde el siglo pasado, evidencian la importancia de garantizar a la población envejecida, una mayor supervivencia, acompañada de una buena calidad de vida (CdV). Actualmente, algunas familias no tienen posibilidad de dar respuesta a las necesidades de sus familiares ancianos, teniendo que recurrir a instituciones para que las apoyen, y a veces las sustituyan. Dichas instituciones, además de atender las necesidades básicas, les proporcionan una buena calidad de vida. En este sentido, es importante evaluar la CdV del anciano institucionalizado para que las instituciones que los ocogen, puedan satisfacer sus necesidades. Objetivos: Evaluar la CdV de ancianos institucionalizados y describir algunas variables sociodemográficas. Material y método: Estudio exploratorio, donde se han recogido datos socio-demográficos y la escala WHOQOL-Bref, (Wordl Health Organization Quality of Life), para evaluar la CdV. Los ancianos participantes en el estudio presentaban capacidad objetiva para responder a los diferentes cuestionarios. Resultados: Muestra de 88 ancianos institucionalizados de los cuales, 63,6% son del sexo femenino, con edad que entre 68 y 99 años (media 84,85), la mayoría (60,3%) estuvo escolarizada hasta cuarto de primaria y el 62,5% son viudos. En la evolución de la CdV, los valores del Alfa de Cronbach varían entre 0,435 en el subdominio social, 0,743 medio ambiente, 0,783 sicológico, 0,841 físico y 0,662 hacia el dominio CdV en general. Conclusión: Los ancianos presentaron baja satisfacción con la CdV general, particularmente en el subdominio físico, debiendo las instituciones procurar compensar esas limitaciones proporcionando un entorno adaptado.
  • Conhecimentos sobre o papiloma vírus humano (HPV) e cancro do colo do útero (CCU): estudo exploratório em estudantes da área da saúde do ensino superior
    Publication . Galvão, Ana Maria; Costa, Cátia Sofia Afonso; Gomes, Maria José; Baptista, Gorete; Pinheiro, Marco
    A nível mundial, o cancro do colo do útero é a segunda causa de morte das mulheres estando, em regra, associado à infeção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV). Verifica-se uma elevada prevalência de infeções por este agente em jovens com atividade sexual, constituindo o grupo com o maior número de infetados. Objetivou-se avaliar os conhecimentos sobre o HPV e CCU, numa amostra de alunos do ensino superior através de um estudo descritivo e exploratório, quantitativo, num plano transversal. Amostra não probabilística e por conveniência, foi constituída por 337 alunos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Foi utilizado o questionário “HPV e cancro do colo do útero”. No domínio da transmissão do HPV verificamos que apenas 14,2% assinalou como verdadeiras as afirmações “o HPV transmite-se por sexo anal” e “o HPV transmite-se por sexo oral”, ou 7,4% “o HPV transmite-se por contacto de pele”, apenas 25,9% dos inquiridos assinalam como falsa a afirmação “O HPV transmite-se através do sangue” e manifestam igualmente pouco conhecimento no que diz respeito à incidência e mortalidade por CCU e à percentagem de presença de HPV no CCU. Os inquiridos evidenciam conhecimentos reduzidos sobre os meios de transmissão do HPV, desconhecimento nos domínios da incidência, mortalidade do CCU e percentagem de presença de HPV no CCU podendo conduzir ao aumento de comportamentos sexuais de risco.
  • Musicar + paliar = bem-estar: uma abordagem exploratória
    Publication . Alves, Vasco; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, Gorete
    O projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias; o bem-estar dos doentes, família e profissionais; experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, decorrente de um protocolo de cooperação estabelecido entre uma instituição de ensino superior e uma unidade local de saúde, desenvolvido por estudantes do curso superior de Música numa unidade de Cuidados Paliativos. Resultados, sugerem de modo inequívoco que as atividades musicais performativas foram reconhecidas como sendo portadoras de benefícios mútuos, para a formação dos estudantes e para a humanização daquele ambiente hospitalar. Ficou evidenciado que os utentes, familiares e profissionais de saúde consideraram as iniciativas artísticas relacionadas a aspetos emocionais como a “Alegria” e “Prazer”.
  • Projeto: Musicar + Paliar = Bem-Estar
    Publication . Alves, Vasco; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, Gorete
    O projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias, o bem-estar dos doentes, família e profissionais, experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, decorrente de um protocolo de cooperação estabelecido entre uma instituição de ensino superior e uma unidade local de saúde, desenvolvido por estudantes de um curso superior de Música numa unidade de Cuidados Paliativos. Resultados, sugerem de modo inequívoco que as atividades musicais performativas foram reconhecidas como sendo portadoras de benefícios mútuos, para a formação dos estudantes e para a humanização daquele ambiente hospitalar. Ficou evidenciado que os utentes, familiares e profissionais de saúde consideraram as iniciativas artísticas relacionadas a aspetos emocionais como a “Alegria” e “Prazer”. Corrobora-se a hipótese de que é necessário aproximar as práticas pedagógicas das realidades sociais, em particular no que respeita à formação dos estudantes ao nível de matérias como a consciência e a relação com a morte e com o cuidado de doentes em estado terminal, uma vez que se pode promover o bem-estar de todos os agentes envolvidos e da sociedade em geral. Conclusões, este tipo de iniciativas permite a deslocação da atenção dos envolvidos, ainda que temporária, para quadros emocionais positivos, o que poderá ajudar a atenuar os sentimentos negativos comummente associados a estes ambientes hospitalares. Este projeto constitui-se como exemplo que promove a consciência humanitária e a perceção social para redirecionar o entendimento e o diálogo social sobre questões relacionadas com o sofrimento e o fim de vida.
  • Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativa
    Publication . Baptista, Gorete; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria
    A dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperaevo que os profissionais que trabalham em cuidados paliaevos sejam detentores de competências humanísecas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humaníseca do cuidado, as quais enfaezam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holíseco, indo além das necessidades sicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais. Objeevo, evidenciar as competências humanísecas dos profissionais de saúde em contexto de cuidados paliaevos. Método, revisão integraeva orientada pela questão de invesegação: quais as competências humanísecas essenciais ao cuidado humanizado em cuidados paliaevos? Foram selecionados aregos que versam sobre as teorias em análise, compilando-se as conclusões dos mesmos de acordo com o método SPIDER.