Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativa
    Publication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    A dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperativo que os profissionais que trabalham em cuidados paliativos sejam detentores de competências humanísticas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humanística do cuidado, as quais enfatizam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holístico, indo além das necessidades físicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais.
  • Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativa
    Publication . Baptista, Gorete; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria
    A dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperaevo que os profissionais que trabalham em cuidados paliaevos sejam detentores de competências humanísecas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humaníseca do cuidado, as quais enfaezam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holíseco, indo além das necessidades sicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais. Objeevo, evidenciar as competências humanísecas dos profissionais de saúde em contexto de cuidados paliaevos. Método, revisão integraeva orientada pela questão de invesegação: quais as competências humanísecas essenciais ao cuidado humanizado em cuidados paliaevos? Foram selecionados aregos que versam sobre as teorias em análise, compilando-se as conclusões dos mesmos de acordo com o método SPIDER.
  • Comunicação em saúde: competências dos profissionais
    Publication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria
    As competências de comunicação em saúde são essenciais para os profissionais de saúde melhorarem o cuidado e os resultados dos pacientes. A literacia em saúde, que é a capacidade de entender, interpretar e usar informações relacionadas à saúde, desempenha um papel crucial no empoderamento dos pacientes, na melhoria da adesão ao tratamento e na redução das disparidades em saúde. Habilidades eficazes de comunicação e relacionamento permitem que os profissionais de saúde construam conexões empáticas e respeitosas com os pacientes, facilitando uma compreensão mais clara e uma melhor gestão das condições de saúde. Estudos destacam a importância da empatia, clareza, sensibilidade cultural, escuta ativa e colaboração interprofissional na promoção de uma comunicação eficaz. Ao fomentar essas competências, os profissionais de saúde podem proporcionar um cuidado mais personalizado e centrado no paciente, levando a melhores resultados de saúde e maior satisfação dos pacientes.