Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- STE(A)M aprroach: distinguishing and discussing meaningsPublication . Teixeira, Patrícia Bértolo; Martins, Cristina; Rocha, Helena A.The STE(A)M approach has been recognized by several authors for its potential in assisting teaching and learning, and several curriculum standards already value its application in the classroom [1]. This approach is based on the articulation between different areas, the clarification, and the deepening of the concepts being studied. Although there are different approaches, according to the fields involved, STEM and STEAM are two among the most often mentioned in the literature. STEM is based on learning that integrates the following areas of knowledge: Science, Technology, Engineering, and Mathematics. The conceptualization of the STE(A)M approach is not consensual and uniform. There are different models focusing on problem-solving based learning, project-based-learning, design-based learning, and engineering models. Still, different authors [3] [4] [5] present different conceptualizations of this approach. In this paper, we relied on the existing literature to discuss the different understandings of the STE(A)M approach. We will also pay attention to mathematics and how different authors see the disciplines’ role within a STE(A)M approach and discuss the evolution of the mentioned authors’ positions throughout time. Thus, methodologically, we undertook the following steps: (i) literature search based on the selected keywords; (ii) selection of the texts, considering the authors and time gap, in order to analyze the evolution of the research and (iii) collection and organization of the relevant topics for the study. This study aims to present the meanings, conceptualizations, and possible influences present in different models and for understand the evolution of the STEM and STEAM approaches over time. The main findings suggest a focus on the interdisciplinary or transdisciplinary approach as opposed to the primeval years of investigations in STEM and STEAM when many authors advocated a multidisciplinary approach. This change in thinking is due to the need to train students in an integral and holistic manner, developing citizens with transversal knowledge and skills prepared for the current societal challenges.
- A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográficaPublication . Quina, Nelson; Ramos, Ricardo; Teixeira, Patrícia Bértolo; Zedam, Samir; Rodrigues, Maria José; Cardoso, MárioPerante um paradigma civilizacional materialista e consumista insurge-se uma cultura ocidental que, ainda que valorizando determinados desenhos de raciocínio, foi vindo a perder a sua relação com a Natureza. A voracidade insaciável por recursos pode colocar o planeta à beira da falência ambiental. No reconhecimento da gravidade das problemáticas ambientais e numa urgência de soluções, a comunidade científica educacional desdobra-se em alertas, recomendações e metas, no sentido de incrementar a consciencialização e a educação ambiental, admitindo a educação como fator-chave na mudança de comportamentos e atitudes. Debruça-se sobre novas estratégias, metodologias ou abordagens para aprender e sensibilizar para as alterações climáticas, havendo assim um grande desafio, perante a urgência de mitigar o problema e sensibilizar a população. Há também uma importância crescente de que a educação precisa de se reinventar para falar sobre o problema, visto que a literatura refere que existe um défice da escola ensinar sobre alterações climáticas, mas a questão permanece “como?”. Como podemos envolver as crianças e jovens, adultos do amanhã, num tópico tão complexo que é percebido como algo abstrato, e distante? Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições das artes na sensibilização para a crise climática, sendo que é uma área com potencial, mas inexplorada.
- Abordagem STEAM: do concetual à ideação de uma atividadePublication . Teixeira, Patrícia Bértolo; Martins, Cristina; Rocha, Helena A.A abordagem STE(A)M (acrónimo de Ciência, Matemática, Engenharia, Artes e Matemática) baseia-se na articulação estruturada entre estas diferentes áreas do saber. Para que tal aconteça é necessário que o professor esteja preparado e familiarizado com os fundamentos desta abordagem e desenvolva meios para fazer a gestão de sala de aula em conformidade com os mesmos. Existem vários modelos conceptuais e/ou empíricos e pedagógicos STE(A)M, que derivam de diferentes interpretações e conceções de integração disciplinar. O aspeto mais convergente e transversal destes modelos é o das aptidões, capacidades e competências holísticas que esta abordagem é capaz de melhorar, desde a educação infantil até ao ensino superior. Os estudantes desenvolvem a resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade, o poder de argumentação, a comunicação, as aptidões tecnológicas, e a ligação a conceitos científicos. As práticas pedagógicas tornam a educação transformadora. Nesta comunicação, pretendemos discutir alguns entendimentos da abordagem STE(A)M, com base na literatura existente e prestaremos particular atenção à matemática e à forma como diferentes autores veem o papel das disciplinas dentro desta abordagem. Igualmente pretendemos apresentar uma proposta de atividade, cuja criação foi despoletada pela questão de um aluno numa escola de Verão: “Onde é o espaço Polis de Bragança? (espaço assim chamado vulgarmente, mas cujo nome é Parque urbano do Fervença). Agradecimentos: Este trabalho foi apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05777/2020. Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
- Abordagem STEAM: enquadrar para projetar com legitimidade de experiênciaPublication . Teixeira, Patrícia Bértolo; Martins, CristinaEntendemos que, na fase inicial, de projeto de investigação de doutoramento construir o enquadramento teórico é uma etapa essencial para o refinamento ou clarificação do problema e das questões definidas. Neste projeto, a abordagem STEAM orientada para contextos da educação básica, com alunos dos 1.º e 2.º ciclos, surge na sequência natural do projeto realizado no âmbito da obtenção do grau de mestre, focado na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. O estímulo à consideração da abordagem STEAM advém das suas características, nomeadamente do seu carácter interdisciplinar, do ser direcionada para as necessidades dos alunos, e do focar-se no desafiar ao aluno e torná-lo capaz de relacionar dados e hipóteses, encontrar evidências, chegar a uma ou várias soluções, argumentar os processos utilizados e a sua conclusão, para mais tarde conseguir encontrar a aplicabilidade dos conhecimentos. Neste poster pretendemos dar conta da pesquisa bibliográfica realizada na unidade curricular de Metodologias de investigação, partindo do objetivo de consultar e pesquisar os autores-chave, revistas-chave e artigos com relevância teórica e metodológica, com base nos seguintes recursos digitais: Web of Science/RCAAP/ERIC/SciELO, com a respetiva indicação do fator de impacto e do quartil. Foram identificados artigos com importância concetual e metodológica. Neste poster, para cada artigo adiantaremos a justificação da sua escolha. Um deles refere-se ao currículo e à complementaridade entre os documentos normativos e a abordagem STEAM. Transporta clareza na análise desses documentos e na aplicação que poderá ser feita na sala de aula. Outros recursos serão identificados, como seja, o Projeto STEM-IT disponível na página da Direção-Geral da Educação para apoiar todos os professores e profissionais da área da Educação, a nível europeu, onde são partilhadas experiências, materiais e orientações aplicáveis a alunos do ensino básico.
- A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográficaPublication . Quina, Nelson; Ramos, Ricardo Manuel Machado; Teixeira, Patrícia Bértolo; Zedam, Samir; Rodrigues, Maria José; Cardoso, MárioPerante um paradigma civilizacional materialista e consumista insurge-se uma cultura ocidental que, ainda que valorizando determinados desenhos de raciocínio, foi vindo a perder a sua relação com a Natureza. A voracidade insaciável por recursos pode colocar o planeta à beira da falência ambiental. No reconhecimento da gravidade das problemáticas ambientais e numa urgência de soluções, a comunidade científica educacional desdobra-se em alertas, recomendações e metas, no sentido de incrementar a consciencialização e a educação ambiental, admitindo a educação como fator-chave na mudança de comportamentos e atitudes. Debruça-se sobre novas estratégias, metodologias ou abordagens para aprender e sensibilizar para as alterações climáticas, havendo assim um grande desafio, perante a urgência de mitigar o problema e sensibilizar a população. Há também uma importância crescente de que a educação precisa de se reinventar para falar sobre o problema, visto que a literatura refere que existe um défice da escola ensinar sobre alterações climáticas, mas a questão permanece “como?”. Como podemos envolver as crianças e jovens, adultos do amanhã, num tópico tão complexo que é percebido como algo abstrato, e distante? Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições das artes na sensibilização para a crise climática, sendo que é uma área com potencial, mas inexplorada.