Loading...
14 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 14
- Reabilitação de edifícios. Está o meio técnico preparado para o desafio?Publication . Oliveira, Rui; Sousa, Hipólito; Lopes, JorgeA reabilitação de edifícios, parece estar a tornar-se uma área estratégica de construção em Portugal, não só pela progressiva consciência da necessidade de abrandar a realização de obra nova, como também pela necessidade de privilegiar a reabilitação do parque edificado existente. A presente tendência de actuação na requalificação dos edifícios antigos demonstra que é necessário alterarmetodologias de intervenção. Para tal é necessário constribuir como medidas de carácter legislativo, com efeito dinamizador do sector.
- Sistema de apoio à gestão na reabilitação de edifíciosPublication . Oliveira, Rui; Lopes, Jorge; Sousa, HipólitoAs práticas de reabilitação de edifícios são substancialmente diferentes das de construção nova, apesar de se verificarem semelhanças tecnológicas em obra. Tem-se assistido ao aumento do interesse em residir nos centros históricos urbanos, tendo estes condições e infraestruturas já consolidadas ao contrário das zonas recentemente edificadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Na atual conjuntura económica a intervenção em edifícios existentes pode revelar-se uma saída para a falta de trabalho no setor da construção, maior interesse na reabilitação e colmatação da procura e oferta com edifícios existentes, embora esteja dependente das contrapartidas do investimento. Muitos dos problemas relacionados com as operações de reabilitação de edifícios não são atendidos aquando do projeto, acabando por se registarem omissões em fase de obra e a consequente tomada de decisões em muitos casos sem a desejada reflexão. O desenvolvimento de um sistema de gestão que auxilie e oriente diversos intervenientes nas tomadas de decisão em fase de projeto é vista com interesse na gestão deste tipo de operações em edifícios antigos. O sistema de gestão foi desenvolvido no âmbito de uma Tese de Doutoramento com o título “Metodologias de gestão de obras de reabilitação em centros urbanos históricos”. Abrange 50 subindicadores temáticos tendo em consideração a legislação, especificidades, recomendações técnicas de intervenção, práticas da construção e do desenvolvimento sustentável, devidamente adaptados à realidade e características dos edifícios existentes em centros históricos. Cada subindicador abrange 5 critérios de valoração distintos que permitem optar por práticas mais e menos sustentáveis comparativamente às práticas correntemente adotadas. Nesta comunicação divulgam-se os resultados obtidos com um estudo de caso que envolveu a aplicação prática do sistema de gestão anteriormente citado, em operações de reabilitação de edifícios antigos localizados no centro histórico do Porto. Os resultados revelam que existe ainda algum trabalho a desenvolver, sobretudo nas questões de vertente técnica, onde as práticas de gestão adotadas não são as mais sustentáveis. Os mesmos resultados mostram também que existe escassez na descrição de procedimentos que contribuem para auxiliar na gestão da própria obra, deixando aspetos pertinentes sem o desejável tratamento face às especificidades da reabilitação. Como consequência existe maior probabilidade de ocorrência de trabalhos imprevistos, alterações ao projeto, acréscimo de custos, aumento de prazos, entre outras consequências indesejáveis.
- Aspetos técnicos descurados em projetos de reabilitação de edifícios antigosPublication . Oliveira, Rui; Sousa, HipólitoA ausência de estratégias de manutenção e conservação nos edifícios dos centros históricos tem contribuído para a sua degradação. É possível promover melhorias de desempenho nesses edifícios, reutilizando os seus materiais. No entanto é importante gerir de forma adequada os diversos constrangimentos ligados à envolvente, conceção e obra. A consulta de projetos de reabilitação de edifícios antigos demonstra omissão de importantes informações com contributo para o sucesso na gestão de empreendimentos de reabilitação de edifícios antigos. O desenvolvimento da metodologia “sistema de gestão da reabilitação para edifícios localizados em centros urbanos consolidados” tem como objetivos a divulgação e implementação de várias práticas de gestão com foco na sustentabilidade. Estas práticas do sistema de gestão auxiliam as tomadas de decisão de intervenientes afetos à reabilitação de edifícios antigos, para além de fomentarem o planeamento de decisões, eliminando imprevistos, como os acréscimos de custos e do prazo limite.
- Characterisation of the portuguese R&M construction market: a special focus on heritage buildingsPublication . Oliveira, Rui; Sousa, Hipólito; Lopes, JorgeThe rehabilitation of heritage buildings is an important aspect in the safeguard and upgrading of the local environment, and contributes to the diversification of suppy in the property market. However, the contribution of the R&M segment to the total construction markek in Portugal is almost insignificant when compared to the other countries of the European Union. This study is part of a wider research project that investigates the different technological aspects of intervention in heritage buildings and their contribution to the development of the local property market. The data and information used in this study stem from Euroconstruct Report, and from a case study consisting of 57 heritage projects submitted to the government department responsible for the approval and listing of these buildings. Preliminary result show that the technology used in heritage buildings is similar to that adopted in new buildings, which seems to be incosistent with a conservation technique that safeguard the built heritage. This study also shows that policy measures to enhance the R&M market have been recently implemented. However, other initiatives are needed, including a clarification of the role of different actors, in order to tackle the constarints and specifics of the R&M market.
- Análise de intervenções em edifícios de valor patrimonial da Região NortePublication . Oliveira, Rui; Sousa, HipólitoA preservação e reabilitação de edifícios de valor patrimonial vai crescer em Portugal, sendo necessário conhecer as práticas nesta área. O estudo de cerca de 57 projectos recentes deste tipo de obra envidencia que é necessário desenvolver competências específicas e uma cultura de maior rigor ao nível do levantamento/diagnóstico, tipo de projecto e tecnologias adoptadas nestas intervenções conforme se evidencia nesta comunicação.
- Technological aspects of portuguese masonry rehabilitation on heritage buildingsPublication . Sousa, Hipólito; Oliveira, RuiThe rehabilitation of building, specially heritage buildings, is an important aspect in the safeguard and upgrading of local environment. However, the contribution of this segment to the local construction market in Portugalis not significant when compared to the other countries of the European Union. A casestudy consisting of 57 heritage projects submitted to a government department responsible for the approval and listing of these buildings allows to identify the different technological aspects of intervention in heritage buildings, namely on masonry walls. The results presented in this papel shows taht the tecnologies used in heritage buildings are frequently similar to those adopted in new buildings, which seems to be inconsistent with conservation technique that safeguards the built heritage.
- Aspetos da fase de conceção a atender nos projetos de reabilitação de edifícios antigosPublication . Oliveira, Rui; Sousa, HipólitoPrevê-se que aumente em Portugal a reabilitação de edifícios antigos existentes nos centros urbanos históricos. Face ao número de edifícios antigos existentes e com necessidades de reparação essa atividade fomenta a possibilidade de reutilização de recursos existentes, mas também a revitalização de zonas já consolidadas, contribuindo para alavancar a economia local. É possível intervir nestes edifícios com práticas de gestão mais sustentáveis e que proporcionem melhores condições de conforto. Contudo na fase de conceção é possível agregar diversos aspetos que auxiliam a gestão e tomadas de decisão no processo. Embora parte destes aspetos não sejam exigíveis regulamentarmente, a sua implementação resulta em benefícios económicos e ambientais para a fase de utilização/exploração. São exemplo desses aspetos o aproveitamento e reutilização de águas, produção de energia elétrica, aquecimento de águas via coletores solares, eficiência energética, implementação de soluções bioclimáticas, entre outras. Este artigo baseia-se em parte do estudo de um doutoramento onde se desenvolveu uma metodologia de gestão a aplicar em projetos de reabilitação de edifícios antigos. A metodologia está dividida em diversas áreas temáticas, nomeadamente “envolvente e localização”, “conceção”, “execução e estaleiro” e “custos”, agregando um total de 50 subindicadores, e contribuindo em conjunto para auxiliar diversos intervenientes nas tomadas de decisão ligadas à reabilitação de edifícios antigos. São divulgados os aspetos temáticos da metodologia de gestão, com especial destaque para os da área de “conceção”, bem como uma possível graduação que relaciona práticas mais e menos sustentáveis, com as práticas utilizadas de forma corrente ou convencional. Os resultados obtidos demonstram reconhecimento do interesse na aplicação destes aspetos aquando do desenvolvimento de projetos de reabilitação de edifícios antigos.
- Sistema de apoio à gestão na reabilitação de edifíciosPublication . Oliveira, Rui; Sousa, Hipólito; Lopes, JorgeAs práticas de reabilitação de edifícios são substancialmente diferentes das de construção nova, apesar de se verificarem semelhanças tecnológicas em obra. Tem-se assistido ao aumento do interesse em residir nos centros históricos urbanos, tendo estes condições e infraestruturas já consolidadas ao contrário das zonas recentemente edificadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Na atual conjuntura económica a intervenção em edifícios existentes pode revelar-se uma saída para a falta de trabalho no setor da construção, maior interesse na reabilitação e colmatação da procura e oferta com edifícios existentes, embora esteja dependente das contrapartidas do investimento. Muitos dos problemas relacionados com as operações de reabilitação de edifícios não são atendidos aquando do projeto, acabando por se registarem omissões em fase de obra e a consequente tomada de decisões em muitos casos sem a desejada reflexão. O desenvolvimento de um sistema de gestão que auxilie e oriente diversos intervenientes nas tomadas de decisão em fase de projeto é vista com interesse na gestão deste tipo de operações em edifícios antigos. O sistema de gestão foi desenvolvido no âmbito de uma Tese de Doutoramento com o título “Metodologias de gestão de obras de reabilitação em centros urbanos históricos”. Abrange 50 subindicadores temáticos tendo em consideração a legislação, especificidades, recomendações técnicas de intervenção, práticas da construção e do desenvolvimento sustentável, devidamente adaptados à realidade e características dos edifícios existentes em centros históricos. Cada subindicador abrange 5 critérios de valoração distintos que permitem optar por práticas mais e menos sustentáveis comparativamente às práticas correntemente adotadas. Nesta comunicação divulgam-se os resultados obtidos com um estudo de caso que envolveu a aplicação prática do sistema de gestão anteriormente citado, em operações de reabilitação de edifícios antigos localizados no centro histórico do Porto. Os resultados revelam que existe ainda algum trabalho a desenvolver, sobretudo nas questões de vertente técnica, onde as práticas de gestão adotadas não são as mais sustentáveis. Os mesmos resultados mostram também que existe escassez na descrição de procedimentos que contribuem para auxiliar na gestão da própria obra, deixando aspetos pertinentes sem o desejável tratamento face às especificidades da reabilitação. Como consequência existe maior probabilidade de ocorrência de trabalhos imprevistos, alterações ao projeto, acréscimo de custos, aumento de prazos, entre outras consequências indesejáveis.
- Gestão de projetos de reabilitação de edifícios antigos: aspetos técnicosPublication . Oliveira, Rui; Sousa, Hipólito; Lopes, JorgeDurante várias décadas assistiu-se a uma cultura de construção nova e de ausência de práticas de conservação. Os edifícios antigos localizados em centros históricos foram frequentemente abandonados e rotulados como pouco práticos, degradados, sem condições de conforto, pouco flexíveis, de difícil acessibilidade. Contudo são a imagem dos centros históricos, contribuem para o desenvolvimento económico local e são polos de atração turística. A reabilitação destes edifícios exige experiência e conhecimentos técnicos diferentes da construção nova. Para auxiliar as operações de reabilitação nestes edifícios, desenvolveu-se no âmbito de um projeto de investigação uma metodologia que agrega 50 parâmetros. Cada parâmetro propõe um conjunto de soluções técnicas a considerar em projeto de reabilitação com práticas de menor a maior sustentabilidade. Este artigo contempla parâmetros e práticas ligadas ao diagnóstico preliminar, levantamentos e outros aspetos de projeto, assim como soluções técnicas. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso com consulta de 7 projetos de reabilitação de edifícios antigos. Esta análise permite concluir que a maioria dos projetos são omissos ou estão incompletos no que respeita a informações enquadradas na maioria dos parâmetros da metodologia, podendo daí resultar imprevistos em obra. Realizou-se ainda um conjunto de entrevistas dirigidas a intervenientes na reabilitação de edifícios que demonstram o interesse destes parâmetros em projeto e seu contributo para o sucesso da reabilitação.
- A system for the management of old building retrofit projects in historical centres: the case of PortugalPublication . Oliveira, Rui; Lopes, Jorge; Sousa, Hipólito; Abreu, Maria IsabelThe retrofitting works in old buildings require appropriate knowledge of the vernacular techniques. Previous researches have identified retrofitting works as more intrusive and using more unnecessary demolition materials than real needs. This study constitutes a new framework that focuses on the project management success of old building retrofitting in historical centres by developing a methodological system for this purpose. It uses a construction sector system approach, reviews legal requirements, framework specifications, recommendation practices and sustainable measures adapted to old building projects. It presents 50 parameters adapted to these works’ specificities that could be used by construction market stakeholders. The research uses a case study methodology divided in two parts. The first one involves the review of building retrofitting projects in historical centres, complemented by a questionnaire in the second part. The results of the projects review have shown little concern with the underlying sustainability aspects of retrofitting works in all project designs analysed. However, the questionnaire results have revealed a high interest and applicability of all parameters omitted in the project designs data. The study describes a useful management system in a toolkit format which might contribute to reduce uncertainty in the management of retrofitting projects in historical centres.