EduSer - vol. 15, nº 1
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EduSer - vol. 15, nº 1 by Issue Date
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Epistemologia e ontologia em Paulo Freire: uma análise bibliométricaPublication . Raasch, Patrícia Tatiana; Cipriani, Andreza; Kraemer, CelsoEste artigo apresenta o perfil e as características das publicações com a temática “Epistemologia e Ontologia em Paulo Freire”, presentes nas produções científicas entre 2012 e 2022. Realizou-se por meio de uma análise bibliométrica da literatura, a partir dos termos “Epistemologia em Paulo Freire” e “Ontologia em Paulo Freire”. Os dados levantados foram analisados e tratados por meio do software bibliométrico VOSviewer. O artigo está estruturado em cinco etapas. Concluímos que houve um aumento ascendente das publicações científicas sobre a temática, nos últimos cinco anos, com destaque para o ano de 2021; a influência direta do pensamento freiriano nas publicações de autores como Delizoicov e Gadotti. Verificamos que a maioria das publicações relacionadas com Paulo Freire apresenta temáticas semelhantes, tais como a educação crítica e problematizadora, o processo de emancipação, o anticolonialismo, o anticapitalismo e o pensamento decolonial
- A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográficaPublication . Quina, Nelson; Ramos, Ricardo; Teixeira, Patrícia Bértolo; Zedam, Samir; Rodrigues, Maria José; Cardoso, MárioPerante um paradigma civilizacional materialista e consumista insurge-se uma cultura ocidental que, ainda que valorizando determinados desenhos de raciocínio, foi vindo a perder a sua relação com a Natureza. A voracidade insaciável por recursos pode colocar o planeta à beira da falência ambiental. No reconhecimento da gravidade das problemáticas ambientais e numa urgência de soluções, a comunidade científica educacional desdobra-se em alertas, recomendações e metas, no sentido de incrementar a consciencialização e a educação ambiental, admitindo a educação como fator-chave na mudança de comportamentos e atitudes. Debruça-se sobre novas estratégias, metodologias ou abordagens para aprender e sensibilizar para as alterações climáticas, havendo assim um grande desafio, perante a urgência de mitigar o problema e sensibilizar a população. Há também uma importância crescente de que a educação precisa de se reinventar para falar sobre o problema, visto que a literatura refere que existe um défice da escola ensinar sobre alterações climáticas, mas a questão permanece “como?”. Como podemos envolver as crianças e jovens, adultos do amanhã, num tópico tão complexo que é percebido como algo abstrato, e distante? Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições das artes na sensibilização para a crise climática, sendo que é uma área com potencial, mas inexplorada.
- Abandono escolar no ensino superior e fatores concorrentesPublication . Lopes, Marina; Pereira, Ana Paula Sismeiro; Vaz, Paula Marisa FortunatoO abandono escolar e o insucesso educativo são problemas que afetam e impactam de forma direta os estudantes do ensino superior, o sistema de ensino superior e, consequentemente, a sociedade, pois na perspetiva de uma economia crescentemente apoiada pelo conhecimento e pela inovação, é dada relevância às qualificações académicas de nível superior. Este artigo tem como finalidade apresentar e refletir sobre um conjunto de possíveis motivos que podem conduzir ao abandono no ensino superior(nomeadamente questões de ordem vocacional, insucesso escolar, perceção de dificuldades de empregabilidade, dificuldades económicas, motivos profissionais, dificuldades no processo de integração), bem como uma possível estratégia a que as instituições do ensino superior podem recorrer para o combater -o voluntariado. Consideramos que,mais importante do que a ideia de combate às consequências do abandono escolar, importa perceber que a prevenção é o primeiro passo para que, futuramente, se consiga diminuir os números de abandono e aumentar o sucesso e bem-estar dos estudantes.
- Manager versus leader: an impact on international internshipsPublication . Tomaz, Vilma; Cardim, SofiaThe broad topics of management and leadership have been studied by several authors. In this project a brief introduction to these topics is carried out as well as the differences found between them are highlighted. Businesses are considered a source of education so the topic of introducing internships through the school trajectory is also addressed. In an increasingly competitive market, companies have to keep up, and for that, they need increasingly qualified workers, whom both these and future generations depend a lot on the results of their school careers as well as their internships. This is the primary problem that leads us to the main objective of this study, to identify and understand the type of management that each participant had in the internship, and which one they prefer, having as a starting question "What is considered the most appropriate style of team leadership in companies by young adults after their international internship?". To develop the study, a qualitative methodology was used. For data collection, the structured interview, and the reading of scientific documents such as articles and books were used as techniques. Then the collected data was processed, applying the interpretive phenomenological analysis method that helps understand the personal experiences of an individual. The results of the study made it possible to identify the management preference of young adults for companies today, according to the types of supervisors that they had when they carried out the international internships.
- Projeto musical performativo baseado na abordagem A: 2018Publication . Alves, VascoA realização de projetos assentes em performances musicais no âmbito da disciplina de Educação Musical do Ensino Básico em Portugal é uma constante. A novidade deste trabalho recai numa proposta metodológica que perspectiva a PM como um campo de ação educativo potenciador das experiências de ensino-aprendizagem em música e de relações pedagógicas mais condicentes com as necessidades ditadas pelo ideal/real da escola na atualidade. A abordagem A:2018 consiste numa ferramenta didática que foi desenhada para operar na realização de atividades musicais educativas do ciclo de estudos supramencionado. Este trabalho pretende fazer a exposição das respetivas premissas de conceção e de operacionalização para que possam servir de referência básica ao desenvolvimento de projetos musicais performativos em contexto de sala de aula de Educação Musical.