ESTiG - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTiG - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 377
Results Per Page
Sort Options
- Modelo de integração de aplicações distribuídas e não colaborantesPublication . Lopes, Rui Pedro; Esteves, António Miguel; Oliveira, José Luís; Martins, Joaquim ArnaldoEste artigo descreve um modelo, para o desenvolvimento de aplicações distribuídas, que permite a divisão de uma aplicação em diversos módulos de processamento. Serão igualmente apresentadas, as potencialidades deste modelo para integrar aplicações autónomas e não colaborantes. Apesar da generalidade do sistema proposto a sua aplicabilidade será discutida no âmbito de um projecto de um Sistema de Gestão de Redes.
- Ethernet: de 1Mhz a 1GhzPublication . Lopes, Rui Pedro; Oliveira, José LuísEstima-se que 80% das redes locais actuais sejam baseadas em tecnologia Ethernet. Apesar de algum criticismo em redor deste tipo de rede, as previsões não apontam para uma diminuição da quota de mercado. O aumento do débito introduzido com o Fast Ethernet e, mais recentemente, com o Gigabit Ethernet, torna esta tecnologia novamente competitiva. O objectivo deste artigo é a apresentação das normas mais recentes nesta área, bem como a discussão de alguns cenários futuros de aplicação.
- A influência da temperatura e da radiação solar na capacidade de armazenamento térmico de elementos construtivosPublication . Almeida, Manuela; Garcia, Valdemar; Maldonado, Eduardo; Bragança, LuisA capacidade de armazenamento térmica dos diversos elementos construtivos depende de vários factores, sendo a radiação solar incidente e as amplitudes térmicas verificadas nos espaços adjacentes, dois dos factores que mais fortemente a afectam e que não têm sido levadas directamente em conta na sua quantificação. Neste trabalho apresenta-se a metodologia que foi usada para o cálculo da quantidade de calor armazenada diariamente por esses elementos, QARM, descrevendo-se a forma como foram estabelecidas as dependências deste parâmetro com a radiação solar incidente e com a amplitude térmica diária dos perfis das temperaturas ambientes dos espaços confinantes com o elemento. Mostra-se como foram desenvolvidas correlações entre estes parâmetros e apresentam-se os resultados obtidos para alguns dos elementos construtivos mais utilizados nos edifícios em Portugal.
- Da contabilidade pura à contabilidade orlada: Uma perspetiva da contabilidade criativaPublication . Leite, JoaquimAs demonstrações financeiras, para darem uma imagem verdadeira e apropriada, têm de obedecer a determinadas características qualitativas. Caso contrário, perderão o carácter de neutralidade capaz de responder aos diferentes utilizadores. Atendendo às limitações, quer do próprio modelo contabilístico quer de fiabilidade, como enquadrar o paradigma utilitarista na contabilidade criativa? O artigo visa apresentar uma perspetiva da contabilidade criativa. Não sendo necessariamente antónimos, os conceitos de imagem fidedigna e imagem conveniente colidem quando se quer transmitir uma noção de imparcialidade e objetividade na elaboração das contas. Para ser digna de confiança, a informação tem de ser credível, fiável. Poderá a contabilidade criativa dar uma imagem fidedigna?
- Estudo fotoelástico do campo detensões em ligações adesivas estruturaisPublication . Ribeiro, J.E.; Esteves, J.L.S.O objetivo deste trabalho foi o de investigar a distribuição de tensões em juntas adesivas de simples sobreposição, recorrendo a métodos de análise experimentais e numéricas. O método experimental utilizado foi o da fotoelasticidade. Fez-se análise de vários modelos fotoelásticos e recorreu-se a técnicas de fotoelasticidade bidimensional e tridimensional. Quanto aos métodos numéricos, utilizou-se um código de elementos finitos comercial denominado ANSYS.
- A utilização de métodos avançados de cálculo na análise estrutural ao fogoPublication . Piloto, P.A.G.; Vila Real, Paulo M.M.Neste trabalho calcula-se a resistência ao fogo de uma estrutura metálica utilizando-se, para o efeito, um programa de elementos finitos para análise não-linear geométrica e material, especialmente desenvolvido para o estudo de estruturas em situação de incêndio. O procedimento adoptado enquadra-se nos chamados métodos avançados de cálculo preconizados nos Eurocódigos. Para dar satisfação às exigências de resistência ao fogo estabelecidas na regulamentação nacional de segurança contra incêndios em edifícios, foi necessário recorrer à utilização de material de protecção ao fogo de modo a aumentar a resistência ao fogo da estrutura analisada.
- Encurvadura lateral de vigas metálicas sujeitas à acção do fogo: estudo numérico e experimentalPublication . Vila Real, Paulo M.M.; Piloto, P.A.G.; Vaz, M.A.P.; Franssen, J.-MarcO problema da encurvadura lateral de vigas metálicas sujeitas a altas temperaturas, nomeadamente as que resultam de situações de incêndio, é ainda mal conhecido, O Eurocódigo 3 apresenta na Parte 1-2 um modelo de cálculo simples cuja validade nunca foi confirmada experimentalmente. Comparam-se os resultados obtidos com a utilização de um programa de elementos finitos para análise não-linear geométrica e material: especialmente desenvolvido para o estudo de estruturas sujeitas à acção doJõgo, com os resultados obtidos com base naquele Eurocódigo. Foram considerados dois tipos de aço, um perfil 1 da série europeia, um tipo de carregamento e quatro períodos de exposição à curva de incêndio padrão ISO 834. Com base neste estudo numérico foi possível obter urna nova proposta de modelo de cálculo simples, diferente do sugerido no Eurocódigo 3, e que necessita ainda ser validada experimentalmente. Apresenta-se urna descrição dos ensaios experimentais que deverão ser realizados tendo em vista a validação do modelo de cálculo simples proposto neste trabalho.
- Software agents in network managementPublication . Lopes, Rui Pedro; Oliveira, José LuísThe globalisation of Internet technology had a strong impact on technology price and availability, which resulted in the emerging of more opportunities and more services in distance learning, electronic commerce, multimedia and many others. From the user perspective, there is a need for more comprehensive interfaces. From the network perspective, the introduction of QoS and the upcoming of new and more complex services led to additional bandwidth and management requirements. The amount of management information produced by applications, workstations, servers and all kind of network components is increasingly hard to process. All this information can be filtered by an intelligent network management system, capable of proactive management. This paper intents to highlight the role of newer paradigms, such as Software Agents, in Network Management frameworks. The use of intelligent programs that substitutes the user in boring, repetitive or information intensive tasks can help in the resolution of problems such as congestion, reliability, real-time response and many others.
- Contabilização das obrigações convertíveis: modelo actual e novos desenvolvimentosPublication . Ribeiro, Nuno A.A crescente utilização de novos instrumentos financeiros faz com que cada vez mais nos preocupemos em conhecê-los, bem como em estudar os problemas contabilísticos que surgem na sua utilização. Desta forma, neste trabalho iremos estudar um instrumento financeiro já bastante utilizado em Portugal, que são as obrigações convertíveis. Numa primeira fase abordaremos as principais características, do referido instrumento, bem como o enquadramento legal nom sistema empresarial português. De seguida refletiremos sobre o tratamento contabilístico que lhe está subjacente, apresentando o modelo contabilístico actual, e também os novos desenvolvimentos preconizados pelos principais organismos de normalização contabilística. Por último apresentaremos as principais conclusões, a retirar da investigação elaborada.
- Indicadores de gestão para a administração públicaPublication . Ribeiro, Nuno A.Normalmente vista como lenta e burocrática, a Administração Pública necessita de respostas cada vez mais rápidas e eficientes numa sociedade em constante e acelerada mudança. Portugal, a exemplo de outros países da Europa está a tentar desenvolver novos modelos. E nesse processo de mudança surgem ferramentas importantes, a nível contabilístico, como indicadores de gestão ou quadros de decisão.