Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/8367
Título: O caso de desenvolvimento turístico de Montalegre: uma ideia da natureza
Autor: Correia, Ricardo
Brito, Carlos Henrique
Palavras-chave: Montalegre
Recursos endógenos
Turismo
Desenvolvimento local
Data: 2011
Editora: APDR, Principia
Citação: Correia, Ricardo Alexandre Fontes; Brito, Carlos (2011). O caso de desenvolvimento turístico de Montalegre: uma ideia da natureza. In Baleiras Rui Nuno (Coord.) Casos de Desenvolvimento Regional. Cascais: Principia. p. 603-614. ISBN 978-989-8131-85-0
Resumo: O caso analisado neste artigo aborda a atuação de um concelho que implementou um processo de desenvolvimento turístico assente nos seus recursos endógenos. Escolhendo elementos verdadeiramente diferenciadores e autênticos e envolvendo o maior número de actores do destino. conseguiu criar uma dinâmica turística sustentável que se estrutura em marcas de produtos locais que têm vindo progressivamente a ganhar notoriedade nacional. A Feira de Fumeiro de Montalegre que se afirma como um das mais dinâmicas do Pais, ou o fenómeno das Sextas-Feiras Treze que consegue gerar uma grande procura turística na região, o congresso de medicina popular de Vilar de Perdizes que celebrou em 2010 a sua vigésima sétima edição e o Ecomuseu do Barroso que funciona como agente dinamizador da região são abordados neste caso. Da sua análise, retiram-se ensinamentos que poderão ser úteis para a grande maioria dos concelhos rurais que continuam a aproveitar pouco o potencial de riqueza que têm a seu dispor.
URI: http://hdl.handle.net/10198/8367
ISSN: 978-989-8131-85-0
Aparece nas colecções:EsACT - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caso de Desenvolvimento Turístico de Montalegre-1.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.