Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Série Estudos >
Série Estudos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/6601

Título: 5 - O pensamento económico de Lord Keynes: 50 anos da teoria geral-1936/1986
Autor: Cepeda, Francisco J.T.
Issue Date: 1986
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Cepeda, Francisco J.T. (1986) - O pensamento económico de Lord Keynes: 50 anos da teoria geral-1936/1986. Bragança: Instituto Politécnico.
Resumo: Quando, em 1936, John Maynard Keynes publicou a Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda a teoria clássica foi confrontada com novas ideias que punham em causa as traves mestras de tal teoria. Os efeitos imediatos surgidos com a divulgação da Teoria Geral ultrapassaram, em muito, aqueles em que o próprio Keynes acreditava firmemente. Numa carta enviada a Bernard Shaw, escrevia Keynes em 1935 (1): Para compreender o meu estado de espírito terá de recordar que eu acredito estar a escrever um livro de teoria económica que irá alterar totalmente - embora não imediatamente, mas sim nos próximos dez anos- o modo como as pessoas analisam as questões económicas[ ... ] não posso esperar que você ou qualquer pessoa acredite nisto, na fase actual em que o livro está. Mas, quanto a mim, mais do que esperar que isso aconteça, já tenho a certeza de que será esse o resultado. Não foram necessários muitos meses para que a Teoria Geral revolucionasse a forma de ver e interpretar as questões económicas, rompendo em definitivo com a famosa Lei dos Mercados de J. B. Say e, concomitantemente, com um dos postulados fundamentais da Ciência Económica ortodoxa nos períodos clássico e neo-clássico - o do equilíbrio económico automático.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10198/6601
Appears in Collections:Série Estudos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
pensam-econ-lord-keyn.pdf16,98 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia