Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Informática e Comunicações >
IC - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/574

Título: Sistematização da animação de programas
Autor: Pereira, Maria João
Palavras-chave: Animação de programas
Processamento de linguagens
Issue Date: 2003
Citação: Pereira, Maria João (2003) - Sistematização da animação de programas. Minho: Universidade do Minho. Tese de Doutoramento em Informática.
Resumo: Este documento apresenta e discute a tese de doutoramento da autora. Defendendo a importância da visualização e animação de programas, esta dissertação aborda temas relacionados com a representação visual, estática e dinâmica, dos conceitos envolvidos nos programas de computador: variáveis, operações, instruções de entrada/saída e de controlo, fluxo de dados e de execução. O trabalho teve como principais objectivos aprofundar conhecimentos sobre os conceitos de animação e visualização de programas, rever os sistemas de animação existentes e propor algo inovador nesta área, no sentido da automatização e generalização do processo de construção dessas animações. Por automatização entende-se a capacidade de criar o visualizador/animador a partir de um programa fonte, sem custo adicional para o utilizador. Por generalização entende-se a sua adaptação a diferentes algoritmos e linguagens fonte. Para além do estudo do estado actual da arte de animar programas, foi criado um sistema de classificação dos animadores existentes e foram efectuadas análises comparativas dos mesmos. É então proposto um novo sistema chamado Alma que separa o processo em front-end e back-end e usa uma representação intermédia universal para atingir a sistematização pretendida. No documento são apresentadas todas as especificações relativas a este sistema, assim como, diversos detalhes técnicos da sua prototipagem. A arquitectura concebida para o Alma, baseada em motores e regras de transformação independentes, concede-lhe um caracter extensível sendo, por isso, possível adaptá-lo facilmente a diferentes visualizações e diferentes paradigmas.
URI: http://hdl.handle.net/10198/574
Appears in Collections:IC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
almatese2004.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia