Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3127
Title: Factores bióticos de limitação natural da cochonilha negra Saissetia oleae (Olivier) em oliveira na Terra Quente Transmontana . Parasitóides
Authors: Pereira, J.A.
Bento, Albino
Cabanas, J.E.
Torres, L.
Keywords: Saissetia oleae
Oliveira
Parasitóides
Luta biológica
Issue Date: 1998
Publisher: ESACB
Citation: Pereira, J.A.; Bento, A.; Cabanas, J.; Torres, L. (1998) - Factores bióticos de limitação natural da cochonilha negra Saissetia oleae (Olivier) em oliveira na Terra Quente Transmontana .Parasitóides. Actas do I Encontro Nacional de Produção Integrada em Horticultura. Castelo Branco, p. 121-126p.
Abstract: A cochonilha negra, Saissetia oleae (Oliv.) constitui actualmente um dos principais inimigos da oliveira na Terra Quente Transmontana. Um passo essencial para a implementação da produção integrada na cultura, consiste na obtenção de conhecimentos de índole regional sobre a bioecologia da praga, nomeadamente sobre os mecanismos de regulação natural das suas populações. Com o presente estudo pretendeu-se contribuir para esse objectivo, através da identificação do complexo parasitário associado a S. oleae na Terra Quente Transmontana. O estudo decorreu entre Julho e Outubro, d2 1997, tendo incidido em 120 olivais. No decurso da sua realização obtiveram-se diversas espécies de parasitóides da ordem Hymenoptera, entre as quais se identificaram, Metaphycus flavus (Howard) e M. helvolus (Compere) (Encyrtidae), Coccophagus semicircularis (Förster) (Aphellinidae) e Scuteltista nigra Mercet (Pteromalidae). O género Metaphycus dominou no conjunto das amostragens, representando mais de 70,0% dos indivíduos identificados.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10198/3127
Appears in Collections:PTV - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAC - 2.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.