Loading...
Research Project
Centre for Transdisciplinary Development Studies
Funder
Authors
Publications
Perceção dos docentes relativamente à gestão pública federal no campus de Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil
Publication . Paiva, Elói de; Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Diniz, Francisco
O contributo dos docentes no processo de avaliação das universidades é de
grande importância para elevar a qualificação institucional, promovendo a melhoria
do ensino, da investigação, da extensão e da sua gestão. Com o objetivo de
avaliar o processo de gestão institucional do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA, em Belém do Pará, este estudo apresenta os de cento e vinte docentes do IFPA, interferem na continuidade e no
aperfeiçoamento do processo de avaliação institucional. Os dados foram
recolhidos através de questionários e analisados com recurso a técnicas
estatísticas descritivas.
De um modo geral, os fatores que facilitam ou dificultam o processo de avaliação
foram classificados de Regular a Mau; a qualidade de ensino, as estratégias de
avaliação, nomeadamente a definição clara dos critérios e indicadores a serem
utilizados, e a qualificação e profissionalização dos docentes foram avaliados de
Bom a Regular; e, finalmente, o cumprimento de metas e objetivos e o
investimento em novas tecnologias foram classificados entre Regular e Mau.
Tendo em conta o conjunto da avaliação, o Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Pará foi avaliado com Regular.
Apesar do caráter exploratório do presente estudo, os resultados obtidos
permitiram construir uma imagem adequada sobre a avaliação no IFPA e sobre o
perfil dos docentes com um desempenho de 20 a 40 horas semanais em sala de
aula.
Autoestima, otimismo, satisfação com a vida e afetos em jovens estudantes do ensino superior
Publication . Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Veiga-Branco, Augusta; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues
Introdução: O conceito da satisfação com a vida diz respeito à perceção subjetiva dos estudantes, relativamente à sua própria vida, incluindo os julgamentos cognitivos e reações emocionais frente aos contextos que vivem, bem como, à forma como os experimentam. Já o conceito do otimismo deverá ser entendido como a perceção de uma visão positiva do futuro e autoconfiança na realização dos projetos pessoais e coletivos dos estudantes. Independentemente das definições adotadas serão aqui assumidos como conceitos inter relacionais, uma vez que o estudo relacional entre estes conceitos é muito revelador ao nível dos afetos e da autoestima para a qualidade relacional e atencional, do ponto de vista da aprendizagem.
Objetivos: Este estudo procura conhecer as relações que se estabelecem entre alguns conceitos, tais como a Satisfação com a Vida, os Afetos Positivos e Negativos, a Autoestima e o Otimismo.
Metodologia: Esta investigação, de carácter transversal, observacional e correlacional, teve como população-alvo todos os estudantes que frequentavam um curso, do 1º ciclo, numa Instituição de Ensino Superior, localizada no Interior Norte de Portugal. A amostra é constituída por 836 estudantes e foi recolhida nos meses de abril, maio, e junho de 2012.
Da totalidade dos inquiridos, 34,1% eram do sexo masculino, e 65,9% do sexo feminino. Tinham em média 21 anos de idade (DP±2,45), frequentavam um curso superior estando distribuídos por 4 áreas científicas, nomeadamente, Saúde (46,8%), Tecnologias (26,3%), Educação (14,8%) e Agrária (12,2%).
Como instrumento para a recolha de dados foi utilizado um questionário que incluía questões de natureza pessoal e académica, a Escala de Satisfação com a Vida (ESV), a Escala de Afetos Positivos e Negativos, a Escala da Autoestima e a Escala de Otimismo.
Resultados: Os resultados da análise estatística evidenciaram que as caraterísticas psicométricas obtidas são boas atestando que as escalas utilizadas são adequadas para avaliar o que se propõe nesta investigação. De acordo com os resultados o nível de satisfação com a vida correlaciona-se positiva e moderadamente com, o nível de otimismo, a autoestima positiva e os afetos positivos. Por outro lado, os aspetos negativos bem como a autoestima negativa mostraram estar negativamente e fortemente correlacionados com a satisfação com a vida e o otimismo.
Esta investigação procurou encontrar um conjunto de variáveis cujas relações possam constituir novos modelos de perceção e de qualidade de vida a partir do reconhecimento dos significados atribuídos pelos estudantes possibilitando intervenções para melhor e mais facilmente responder às suas necessidades. Elemento importante em todas as etapas da vida das pessoas, a afetividade tem relevância fundamental no processo ensino-aprendizagem no que diz respeito à motivação, avaliação e relação professor-aluno.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UID/SOC/04011/2013