Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Atividade experimental de microbiologia sobre saúde oral em Moçambique usando materiais de fácil acesso
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Singo, Brígida; Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de
    O programa do ensino secundário geral de Moçambique aponta para um currículo dinâmico e flexível, com abordagens transversais de conteúdos, com integração temática multidisciplinar e com o desenvolvimento de competências para a vida. As competências referem-se ao conjunto de saberes, capacidades, comportamentos e informações que permitem ao indivíduo tomar decisões informadas, resolver problemas, pensar crítica e criativamente, relacionar-se com os outros e manifestar atitudes para com a sua saúde e da sua comunidade A atividade experimental de microbiologia tem esse objetivo e pressupõe a manipulação de material laboratorial, com observação de microrganismos. Neste estudo foram analisados os conteúdos de microbiologia no programa de ensino e no manual escolar da 9.ª classe (14-15 anos) de Moçambique, que é livro único. A análise revelou que a abordagem do tema no programa e manual é tratado de forma explícita e implícita, dando importância a conteúdos de microbiologia relacionados com a saúde. No manual foi identificada uma imagem com conteúdo implícito de microbiologia na unidade “Introdução à vida das plantas”, em que é referido o uso da planta mulala para a escovagem dos dentes. Assim, decidiu-se elaborar uma atividade experimental sobre “presença de microrganismos na boca e a eficiência da higiene oral” a partir de um guião convencional de investigadores portugueses que foi adaptado para o contexto moçambicano. Numa primeira fase, a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, utilizando os recursos do próprio laboratório. Ao desenvolver-se a atividade de forma convencional, foi-se refletindo na sua adaptação à realidade da escola moçambicana através de uso de material de fácil acesso. Para o efeito, adquiriram-se materiais simples e realizou-se a atividade com esses materiais, que foi efetuada com sucesso. Organizou-se então o guião desta atividade experimental que será utilizado em Nampula por professores que o aplicarão com vista à sua validação final. Com este estudo espera-se ajudar os alunos da 9.ª classe de Moçambique a conhecerem os microrganismos, neste caso bactérias, a reconhecerem melhor as medidas de prevenção da cárie dentária e a compreenderem a relação entre bactérias da boca e a saúde oral.
  • Modelo de acesso às ideias prévias das crianças acerca dos microrganismos
    Publication . Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de; Lima, Nelson
    A deteção das conceções alternativas que as crianças trazem para a sala de aula é de crucial importância quando pretendemos intervir no sentido da mudança concetual. Existem várias estratégias para detetar essas ideias prévias, desviadas da realidade e do conhecimento científico, e que podem constituir obstáculos à aprendizagem. O desenho é uma estratégia que se revela muito eficaz pois permite às crianças exteriorizarem os seus modelos mentais de uma forma mais fácil que a expressão escrita. Vários autores têm identificado ideias cientificamente incorretas sobre os microrganismos, não só em crianças nos primeiros anos de escolaridade mas também em ciclos de ensino mais avançados. Assim, os microrganismos são muitas vezes imaginados como animais minúsculos e, em muitos casos, com características antropomorfizadas, com cabeça, expressões faciais e membros. De um modo geral, as crianças consideram os microrganismos como seres vivos minúsculos e tendem a relacioná-los com espécies animais que lhes são familiares e com conotação negativa. Se estas ideias prévias não forem combatidas nos primeiros anos de escolaridade, poderão tornar-se resistentes à mudança e dificultarem mais tarde as aprendizagens de temáticas relacionadas com os benefícios dos microrganismos e a compreensão do seu importante papel nos ecossistemas e na biotecnologia. Neste estudo apresenta-se uma proposta de modelo de deteção de conceções alternativas acerca dos microrganismos através da utilização do desenho. Analisaram-se desenhos de 187 crianças que finalizaram o 1.º Ciclo do Ensino Básico e, através de uma categorização a posteriori, surgiu um modelo centrado nas categorias “forma” (real, antropomórfica, animal, outras) e “conotação” (positiva, negativa, sem conotação). Assim, obtivemos um modelo de análise que pode servir de ferramenta de elevada importância, contribuindo para o conhecimento do professor acerca das ideias prévias dos alunos aquando da lecionação de conteúdos relacionados e que lhe permita avançar, de forma eficaz, com estratégias promotoras da mudança concetual.
  • Do antropocentrismo ao ecocentrismo: o projeto rios na mudança de atitudes ambientais
    Publication . Moreno, Márcia; Mafra, Paulo
    Numa sociedade em que, relativamente à aproximação do Homem à natureza e aos valores ambientais, predomina o antropocentrismo face ao ecocentrismo, torna-se importante apostar em estratégias didáticas que conduzam à mudança de atitudes na direção duma visão ecocêntrica do mundo. O Projeto Rios, um projeto ibérico de participação pública em ação no nosso país há 12 anos, apresenta-se como uma metodologia eficaz na mudança de atitudes ambientais em crianças, nos primeiros anos de escolaridade. O estudo que aqui se apresenta teve como objetivo aferir a influência do Projeto Rios na mudança de visão Antropocêntrica para uma visão ecocêntrica em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para isso, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a dois grupos do 4º ano de escolaridade da cidade de Bragança, nomeadamente a um grupo focal (121 alunos) e a um grupo controlo (33 alunos). O questionário foi aplicado ao grupo focal antes e depois de uma intervenção educativa (pré e pós-teste), nomeadamente duas saídas de campo no âmbito do Projeto Rios, e ao grupo controlo nos mesmos períodos temporais, sendo que estes alunos não realizaram as saídas ao rio. A questão relativa ao propósito desta comunicação consistiu na elaboração de um desenho que espelhasse a sua representação de um rio e das suas margens. Os desenhos resultantes foram analisados e categorizados, tendo sido posteriormente aferidas se ocorreram mudanças estatisticamente significativas, através do teste de Wilcoxon, entre o pré e o pós-teste, em ambos os grupos. Os resultados mostram que ocorreram mudanças no grupo focal. A maioria das crianças passaram de uma visão antropocêntrica para uma visão ecocêntrica após as saídas do Projeto Rios, evidenciando, assim, a eficácia deste Projeto na mudança de atitudes ambientais.
  • Atividade experimental sobre fermentação do leite para a 10ª Classe de Moçambique: importância dos microrganismos
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Singo, Brígida; Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de
    A atividade experimental é hoje amplamente valorizada como uma componente fundamental na educação em ciências, pois possibilita envolver a comunidade-turma num fluxo contínuo de pensamento e ação. Nesta perspetiva, a análise efetuada ao conteúdo de microbiologia do programa de ensino da 10.ª classe de Moçambique e o respetivo manual escolar permitiu constatar a abordagem de microrganismos na unidade “Evolução”, em especial na “Experiência de Pasteur”, dando informação sobre o crescimento dos microrganismos em ambiente aberto, não assético. Assim, decidiu-se desenvolver um guião de atividade experimental inspirada na experiência de Pasteur, utilizando materiais de fácil acesso, para demonstrar a importância dos microrganismos no processo de fermentação, utilizando o exemplo do leite natural e do leite fervido, ambos mantidos a diferentes temperaturas: no frio e à temperatura ambiente. As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, inicialmente com material convencional (e refletindo-se sobre o contexto moçambicano) e depois com materiais de fácil acesso. Os resultados mostraram que, quer usando material convencional, quer materiais de fácil acesso, o frio e a fervura do leite retardam o crescimento de microrganismos e o abaixamento do pH. Baseando-se nestas atividades, construiu-se, então, um guião para o professor e outro para o aluno, usando materiais de fácil acesso, que foram validados pelos professores do ensino secundário geral de Nampula. Espera-se que a utilização destes guiões por professores do ensino secundário geral permita a implementação de atividades experimentais de microbiologia nas escolas moçambicanas e, desta forma, contribua para o reconhecimento da importância da higiene alimentar.
  • Formação de professores sobre fermentação/respiração de leveduras com material acessível para a 12.ª classe de Moçambique
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Mafra, P.; Carvalho, Graça S. de
    A formação contínua permite a capacitação de professores relativamente ao uso de diferentes metodologias de ensino e necessita de ser oferecida frequentemente a nível local. Devem ser abordadas metodologias de aulas práticas que levem os alunos a questionar, refletir, interagir com outros alunos e com o professor, responder a questões que os levem a manifestar ideias prévias, confrontar opiniões, de forma que a atividade prática experimental possa criar nos alunos o desafio intelectual que os mantenham interessados em querer compreender fenómenos, relacionar situações, desenvolver interpretações, elaborar previsões. Foi neste contexto, e a partir da análise realizada ao programa de Biologia da 12.a classe de Moçambique, que se constatou que existe uma abordagem indireta de assuntos relacionados com a microbiologia. No entanto, o respetivo manual escolar apresenta uma abordagem direta e explícita. Assim, na unidade “Citologia”, no tema Fermentação alcoólica é referido que esta ocorre nas leveduras e noutros microrganismos, apresentando um guião experimental com procedimentos muito formatados sem um envolvimento reflexivo por parte do aluno na sua execução, e com esquemas de atividades experimentais utilizando material laboratorial convencional, inacessível em países com carência de materiais nas escolas como é o caso de Moçambique. Estes factos motivaram-nos a avançar com a elaboração de um guião experimental para o professor, e outro guião para o aluno, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem e adaptados à realidade de Moçambique. Os guiões foram validados numa formação com 10 professores de Biologia do ensino secundário geral de Nampula, realizada durante 7 horas no Laboratório de Biologia e Química da Universidade Rovuma. Os resultados demonstraram a adequação e exequibilidade dos materiais de fácil acesso utilizados. No fim da formação, os professores responderam a um questionário e consideraram que o material usado na atividade experimental pode ser encontrado facilmente e torna as atividades de fácil execução. Consideraram que a formação foi muito positiva e que terá um impacto na forma como podem abordar este assunto na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Esta atividade experimental também ajudará os alunos a compreenderem as leveduras como seres vivos e a reconhecerem a sua importância para o Homem, permitindo um aumento da sua literacia em microbiologia.
  • Primary school health education: how children can learn about microbes and hand hygiene
    Publication . Mafra, Paulo; Lima, Nelson; Carvalho, Graça S. de
    In a technologically advanced and globalizing world, it is necessary to adjust the curricula and teaching methodologies so that scientific training can be applied to the real and current situations of pupils’ personal and social lives, thus contributing to improving their scientific literacy. The experimental teaching of science allows a better understanding of the children’s world. Primary school children’s natural curiosity is a gateway for better learning about microorganisms. Experimental primary school teaching of microbiology, focusing on hand hygiene, was implemented in this study. This practical activity was developed in Bragança, Portugal, with 16 pupils enrolled in the 4th year of primary school, by addressing the problem-question: “Why should you wash your hands before meals?” The results showed that pupils had come to recognize that they had bacteria on their hands and had verified the effectiveness of the handwashing process. It was concluded that this activity can help children, as early as the primary school, through an autonomous and responsible manner, to understand the importance of handwashing, so that they see this procedure as not being just a socially correct behaviour or a simple rule to fulfil.
  • Atividade experimental de microbiologia sobre saúde oral em Moçambique usando materiais de fácil acesso
    Publication . Azevedo, Manecas Cândido; Mafra, Paulo; Carvalho, Graça S. de
    O programa do ensino secundário geral de Moçambique aponta para um currículo dinâmico e flexível, com abordagens transversais de conteúdos, com integração temática multidisciplinar e com o desenvolvimento de competências para a vida. As competências referem-se ao conjunto de saberes, capacidades, comportamentos e informações que permitem ao indivíduo tomar decisões informadas, resolver problemas, pensar crítica e criativamente, relacionar-se com os outros e manifestar atitudes para com a sua saúde e da sua comunidade A atividade experimental de microbiologia tem esse objetivo e pressupõe a manipulação de material laboratorial, com observação de microrganismos. Neste estudo foram analisados os conteúdos de microbiologia no programa de ensino e no manual escolar da 9.ª classe (14-15 anos) de Moçambique, que é livro único. A análise revelou que a abordagem do tema no programa e manual é tratado de forma explícita e implícita, dando importância a conteúdos de microbiologia relacionados com a saúde. No manual foi identificada uma imagem com conteúdo implícito de microbiologia na unidade “Introdução à vida das plantas”, em que é referido o uso da planta mulala para a escovagem dos dentes. Assim, decidiu-se elaborar uma atividade experimental sobre “presença de microrganismos na boca e a eficiência da higiene oral” a partir de um guião convencional de investigadores portugueses que foi adaptado para o contexto moçambicano. Numa primeira fase, a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Ciências do Instituto de Educação da Universidade do Minho, utilizando os recursos do próprio laboratório. Ao desenvolver-se a atividade de forma convencional, foi-se refletindo na sua adaptação à realidade da escola moçambicana através de uso de material de fácil acesso. Para o efeito, adquiriram-se materiais simples e realizou-se a atividade com esses materiais, que foi efetuada com sucesso. Organizou-se então o guião desta atividade experimental que será utilizado em Nampula por professores que o aplicarão com vista à sua validação final. Com este estudo espera-se ajudar os alunos da 9.ª classe de Moçambique a conhecerem os microrganismos, neste caso bactérias, a reconhecerem melhor as medidas de prevenção da cárie dentária e a compreenderem a relação entre bactérias da boca e a saúde oral.